Como inicializar com o Windows, mantendo ele oculto nas opções de boot?

Iniciado por dantebeta, 12 de Abril de 2008, 13:43

tópico anterior - próximo tópico

dantebeta

Oi pessoal. Recorro a vocês por não estar conseguindo encontrar a resposta à minha dúvida em outros tópicos. Creio que ela seja até simples.

Tenho o Ubuntu e o Windows instalado. Pretendo adicionar um comentário (#) à linha referente ao Windows, no menu.lst. Minha intenção é que, durante a tela de boot, não apareça a opção para entrar no Windows.

No entanto, ainda dependo do Windows para usar a impressora, logo, pergunto: se o Windows estiver "escondido" nas opções de boot, como faço para inicializar o micro com ele? Existe algum comando (simples) do grub que possa ser digitado ao entrar na tela de boot?

csat

Citação de: dantebeta online 12 de Abril de 2008, 13:43
Oi pessoal. Recorro a vocês por não estar conseguindo encontrar a resposta à minha dúvida em outros tópicos. Creio que ela seja até simples.

Tenho o Ubuntu e o Windows instalado. Pretendo adicionar um comentário (#) à linha referente ao Windows, no menu.lst. Minha intenção é que, durante a tela de boot, não apareça a opção para entrar no Windows.

No entanto, ainda dependo do Windows para usar a impressora, logo, pergunto: se o Windows estiver "escondido" nas opções de boot, como faço para inicializar o micro com ele? Existe algum comando (simples) do grub que possa ser digitado ao entrar na tela de boot?

Simples.  No início do arquivo /boot/grub/menu.lst  tem uma instrução:

default 0

Basta saber qual a linha que começa com

title Windows ou outra coisa qualquer que voce use  e informar o número default de tal forma que mesmo estando apagada a linha ela sempre será a que entrará por padrão (default).

Lembre-se que a contagem das linhas de entrada começam por "title" e iniciam sempre em 0 (zero).  O default 0 corresponde na maioria das vezes a chamada do Ubuntu.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Tota

Ola dantebeta,

complementando o que foi dito por csat, eu entendi que voce quer o windows ativo no seu grub, mas invisivel.
Simplesmente apague a linha de comentario do sistema operacional.
A linha continuará lá, mas sem texto. Quando quiser o windows é só descer o cursor na linha "em branco" e entrar no windows. Nào comente as outras linhas, senào o grub nào vai procurar o windows.

Não existe outra forma que eu saiba.

[],s

dantebeta

Grato pelas respostas, csat e Tota.

Tota, é isso que pretendo, deixar o Windows invisível. Bem que há tempos que procuro alguma solução e, pelo seu comentário, parece não haver mesmo outro jeito. No entanto, sua dica já me ajuda. Espero apenas que não encontrem no micro daqui essa linha invisível (não sabia que a linha continuava lá, na tela de boot).

No entanto, ainda acredito que deve haver um jeito, talvez teclando F6 na tela de boot e inserindo algum comando. Bom, se eu encontrar outro modo dou um jeito de divulgar. Mas valeu por essa valiosa ajuda. Com certeza irei usá-la.

Abraços!

clcampos

Sei não heim!

Como ele poderá escolher uma linha no GRUB se não tem ela lá? Se tirar o título a linha continua sem nada?

Não seria mais fácil mudar o título para o mesmo do Ubuntu, mas como se fosse um kernel mais antigo? Qualquer um que ver vai achar que aquilo é fruto de uma atualização e não vai usar e nunca desconfiaria... quer dizer ao menos eu não o faria.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Oni-BR-

desculpe eu me intrometer assim na conversa, mas não seria mais prático tirar o tempo de contagem do GRUB e quando quisesse entrar no Windows bastaria teclar ESC antes da contagem e pronto ????
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

dantebeta

clcampos:
ótimo questionamento; eu terei de testar aqui para ver se funciona.

Oni-BR-:
sua intromissão é mais que bem vinda. Eu mesmo não havia pensado nessa sugestão tão simples. Se apertar a tecla ESC ele mostra as opções de boot?

Porém, quero evitar a todo custo que acessem o windows aqui. Só explicando a minha situação: mantinha aqui o dual-boot para que os demais da casa e "parentada" usasse o windows para fazer as coisas básicas. Qto a mim, usava esse S.O. apenas para trabalhos de impressão (minha impressora não funciona corretamente no GNU/Linux). Ultimamente andaram "fuçando" tanto nesse windows, deu problemas e ele está inutilizado agora (melhor eu não entrar em detalhes, hehe).

Diante disso, criei um usuário no Ubuntu sem privilégios aos arquivos do sistema, o qual deverá ser usado pelas, digamos, pessoas normais. Ainda terei muito trabalho até reinstalar o Windows e, logicamente, não quero deixar nem vestígios de tenho ele instalado aqui no micro. Chega de dor de cabeça!

No mais, agradeço novamente pelas respostas que estão postando. Testarei depois as duas sugestões dadas.

Kamei Hyoga

Citação de: clcampos online 13 de Abril de 2008, 00:50
Sei não heim!

Como ele poderá escolher uma linha no GRUB se não tem ela lá? Se tirar o título a linha continua sem nada?(...)

E se acrescentar espaço no lugar do título Windows blábláblá ? Me parace que ele reconhece espaço em branco. Se não, a melhor alternativa mesmo e fazer como o clcampos disse.

c4br4l

Citação de: clcampos online 13 de Abril de 2008, 00:50
Sei não heim!

Como ele poderá escolher uma linha no GRUB se não tem ela lá? Se tirar o título a linha continua sem nada?

Não seria mais fácil mudar o título para o mesmo do Ubuntu, mas como se fosse um kernel mais antigo? Qualquer um que ver vai achar que aquilo é fruto de uma atualização e não vai usar e nunca desconfiaria... quer dizer ao menos eu não o faria.

[]'s

Cristiano

O esquema que o Tota passou funciona, quando eu tinha dual boot fazia isso. Deixava a linha com o title em branco e não mexia em mais nada.

O title é só uma "firulinha" para aparecer no splash screen do GRUB, o que importa mesmo são as outras informações.

[]'s

Darcamo

Citardesculpe eu me intrometer assim na conversa, mas não seria mais prático tirar o tempo de contagem do GRUB e quando quisesse entrar no Windows bastaria teclar ESC antes da contagem e pronto Hein??

Acho a sugestão do Oni-BR- é a melhor opção.
No meu caso só tenho Ubuntu instalado e o GRUB "nem aparece".

Na verdade ele dá uma contagem de dois segundos na qual eu posso apertar ESC para ir para o menu do GRUB e selecionar um dos kerneis instalados, o windows (se tivesse), ou o teste de memória. Caso eu não aperte o ESC ele entra direto no kernel mais novo que é a opção default.

Dessa forma, para a parentada será como se nem tivesse GRUB e ele vai entrar direto no Ubuntu.
A menos que algum deles descubra sobre o ESC. Aí você vai ter que adaptar a solução para evitar que possam escolher um sistema diferente do default sem fornecer uma senha (existe essa possibilidade?).