Usar anterior instalação de Linux em novo computador

Iniciado por ciperlone, 12 de Abril de 2008, 08:53

tópico anterior - próximo tópico

ciperlone

É possível usar uma instalação de um linux anterior num novo computador?
O meu pc curto-circuitou por causa de uma porta USB, e ao que parece a motherboard morreu de vez.
Como felizmente tinha uma motherboard nova, movi os componentes hardware da motherboard queimada para a nova motherboard...
Tenho Windows e Kubuntu em dual-boot num disco de 40 Gb.
Pelo que vi, o windows tenta iniciar, mas não dá, reinicia-me (isso já eu sabia que era normal, visto que tenho novo hardware instalado: a motherboard).
Com o linux, QUASE que me parece que reconhece...mas também não chega a reconhecer.
Quanto ao Windows, acho que não há solução, e sinceramente também não estou muito interessado em arranjar uma...
Mas com o Kubuntu, gostava de clonar toda a configuração que tinha naquela sessão (isto é, usar o Linux que tinha personalizado naquela sessão (desde skins e cursores alterados a programas instalados) neste "novo" computador...será possível?
Eu penso que é, visto que com o Linux dá para fazer magias incríveis...só não sei como o fazer.
AJUDA, por favor! Obrigado  ;)
Vive dependente, ou faz o teu próprio mundo...

vinicius_aleao

Você salvou a sua /home com todas as pastas ocultas? Se sim, já é meio caminho andado...

ciperlone

Sim, tenho todos os ficheiros. Não perdi nenhum.
Como é que tenho de fazer?
Obrigado com antecedência...  :D

P.S.: Só preciso da /home? Mais nada?

kakita

acho que com o alternate cd talvez consigas, mas eu não sei trabalhar com ele
mas não será uma boa altura para trocar para o hardy
tens a /home por isso já ficavas com o hardy instalado e todos os ficheiros que tinhas
recomendo sempre o hardy porque é novo e eu gosto de ter sempre o mais recente no meu computador e porque é uma versão LTS e muito estável

agente100gelo

O conteúdo da pasta /home/usuario tem os arquivos de configuração. Dica: ao instalar crie uma partição / e outra /home assim toda vez que você atualize o sistema poderá manter o /home intacto.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

ciperlone

Então... mas é só agarrar na pasta /home, e fazer copiar-colar para uma nova instalação qualquer do Kubuntu?
É assim tão simples? Não é preciso fazer absolutamente mais nada, e volto a ter o sistema como o havia configurado anteriormente?
Já alguém experimentou isto e teve bm resultado?

Estou a receber feedback como se soubesse as respostas às perguntas que estou a fazer, o que não é o caso.
Agradecia que me ajudassem mesmo em todo o processo necessário para fazer isto... meia informação não chega!
Obrigado, mais uma vez...

agente100gelo

Você precisará instalar os programas que por ventura tenha instalado depois.

A maior parte das configurações ficam nos arquivos ocultos do home. Algumas podem ter instaladas na pasta /usr/share mas não é o comum. Um outro problema que poderia acontecer seria você instalar arquivos do home de um distro para outra que poderia dar problema (o que não é o caso).

Vá em frente, tente. Qualquer reporte aqui.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

vinicius_aleao

Algumas coisinhas se perdem, sim, mas é muito pouco.

ciperlone

Obrigado pela ajuda  :D
Vou experimentar daqui a uma hora em primcípio, e já digo qualquer coisa...

A-THOMAZ

voce pode gerar uma imagem ISO do seu sistema instalado!!

Faz assim...
da uma lida no topico INICIANTES e procura "GERAR ISO"... O assunto e sobre o programa Remastersys...

Depois de entender do que se trata, voce devera pegar seu CD de instalacao... dar boot pelo CD... ir pra um terminal de preferencia com Ctrl+Alt+F2 e como root (do CD) passar a ser o root do seu sistema que esta no HD com o comando chroot

Suponha que seu sistema esta no hdaX, digite:
chroot /dev/hdaX
mount -t proc none /proc
mount -t sysfs none /sys
cd /dev
MAKEDEV pty

O comando MAKEDEV eh em maiuscula mesmo!!
substitua hdaX pelo caminho onde seu sistema esta instalado!!

agora o sistenma que esta funcionando neste terminal eh o seu antigo!!

Se voce continuar neste sistema montado no tty2 (voce usou o comando Ctrl-Alt-F2) e instalar o Remastersys pode rodar o remastersys backup
isso vai gerar uma imagem iso identica ao seu antigo!!
Voce pode agora queimar um CD ou DVD com esta imagem e dar boot pelo cd/dvd e reinstalar o sistema na placa mae nova!

Nao se esqueca de ler sobre o Remastersys!
Na opcao INICIANTES tem um topico recente que fala sobre ele!

eh muito simples!

Desculpe os acentos (ou falta deles), estou usando o DreamLinux com teclado desconfigurado!

Abraco!!
Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

ciperlone

A-THOMAZ, obrigado pela sugestão mas o que se passa comigo é que não consigo aceder à anterior instalação do Kubuntu, nem em Modo Segurança...
De qualquer modo, estive a pesquisar, e achei melhor esperar mais 10 dias pelo novo Hardy 8.04... e instalar tudo de novo. Já fiz backup dos ficheiros que tinha guardados na home, mas visto que vou instalar uma nova versão, achei por bem instalar tudo de novo.
Obrigado pela ajuda e pelas respostas, de qualquer forma  ;)