Help, Ubuntu nâo reconhece 4 GB de ram

Iniciado por praser, 10 de Abril de 2008, 09:31

tópico anterior - próximo tópico

praser

Boa dia membros da comunidade.

Sou leigo em linux, e a distro que escolhi para começar a agregar conhecimentos sobre o pinguim foi o ubuntu 7.10, que por sinal era uma mãe no meu antigo notebook, nunca vi coisa mais linda em toda a minha vida, rodava redondinho.

Mas deixemos de falar bobagem e vamos ao que interessa.

Ontem eu comprei um notebook novo, com as seguintes configurações:

Intel Core 2 Duo T5455 1.66 GHz
4GB DDR2 Ram
120 GB HD
DVD RW
Wireless
Bluetooth
Webcam
... e outra coisinhas a mais.

O modelo do notebook ,e Acer Aspire 2920.

Tudo funcionou muito bem após a intalação. O grande problema que encontrei é que devido a algumas incompatibilidades prefiro usar sistemas de 32 bits, o notebook veio instalado com vista 64 bits e o desempenho era bem pior do que o meu antigo celerom M 1.2 GHz com 1GB de ram rodando Ubuntu 7.10, mas reconhecia os 4 GB de ram.

Na Bios está aparecendo os 4 GB de ram.

O ubuntu 32 bits reconhece apenas 3 GB de ram, e pesquisando na internet vi que algumas pessoas conseguem habilitar o high memory support recompilando o kernel, só que eu nem me atrevo, pois acho que não tenho o conhecimento suficiente.

Vi também que no debian é possível se fazer isto, istalando o bigmem, mas não vi nenhuma registro sobre este assunto referente ao ubuntu especificamente.

Peço a ajuda de vocês para me ajudarem a resolver este problema, porque ninguem vai negar que 1 GB de ram faz falta pra qualquer pessoa.

Abraços a todos e desde já agradeço a ajuda.

kakita

Sistemas em 32 bits não dão suporte a mAis do que 2 gb (ou 3 não tenho a certeza)
Mas acredite no ubuntu não precisa de tanta memória, isso é so para o vista
tambem pode instalar o ubuntu 8.04 64 bits(dizem que está muito bom) mas espera até sair a versão final (24 deste mês)

mvkako

Teoricamente, sistemas de 32 bits podem usar sim 4Gb de RAM.
Se precisar de mais que 4Gb, o recomendado é um sistema de 64-bits.

Aqui tem algumas informações, mas confesso que não li.
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=375853&page=2

Nossile

Na verdade não pode, 4GB somente com sistemas 64 Bit.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

mvkako

Teoricamente pode acessar 4Gb sim.
"O intervalo de valores (números inteiros) que podem ser armazenados por uma "palavra" de 32 bits é de 0 até 4294967295, ou de −2147483648 até 2147483647 se for utilizada a codificação de dois complementos. Conseqüentemente, um processador de 32 bits pode acessar uma memória de até 4 GB."

E ainda no teoricamente, porque:
"Trabalhando em modo 32 bits, o processador pode "ver" no máximo 4GB de memória, porém se instalarmos 4GB de RAM (4 módulos de 1GB ou 2 módulos de 2GB ou mesmo mais que isso) devemos acabar com 3GB "e uns quebrados" de memória RAM disponível, pois a CPU "vê" os dispositivos de entrada e saída (som, rede, vídeo, etc.) como uma porção da memória."

E por último
"Os sistemas 32bits baseados na arquitetura IA-32 podem endereçar até 64GB de memória RAM, com o uso das instruções Physical Address Extensions-PAE contidas no processador. O PAE é uma extensão do barramento de endereços de memória, desenhado pela Intel em plataformas IA-32 (Pentium Pro e superiores; a AMD possui recurso similar) que permitem aos processadores aumentar o número de bits utilizados para o endereçamento de memória de 32bits para 36bits, (2^36 bits = 64GB)"

Outras explicações, porém antigas mas que podem ajudar o praser:
http://www.guiadohardware.net/dicas/ativando-suporte-mais-gb-memoria-ram.html

Abs.

praser

Beleza galera, agradeço a ajuda de todos, mas acho que vou deixar do jeito que está mesmo, acho que o ubuntu não iria necessitar de tudo isso para funcionar.

Muito obrigado.

Nossile

Citação de: mvkako online 11 de Abril de 2008, 10:26

"Trabalhando em modo 32 bits, o processador pode "ver" no máximo 4GB de memória, porém se instalarmos 4GB de RAM (4 módulos de 1GB ou 2 módulos de 2GB ou mesmo mais que isso) devemos acabar com 3GB "e uns quebrados" de memória RAM disponível, pois a CPU "vê" os dispositivos de entrada e saída (som, rede, vídeo, etc.) como uma porção da memória."

Justamente por isso não é possível, sem dispositivos de entrada e saída o aparelho não seria um PC.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

kakita

Citação de: praser online 11 de Abril de 2008, 10:34
Beleza galera, agradeço a ajuda de todos, mas acho que vou deixar do jeito que está mesmo, acho que o ubuntu não iria necessitar de tudo isso para funcionar.

Muito obrigado.

É isso mesmo no ubuntu vc nem precisa de 2 gb de ram,
eu antes tinha 765 e o sistema trbalhava bem mas o consumo de memoria, com muitas coisas abertas, ia para 80 %
agora com 1 gb raramente ultrapassa os 60 %
acho que um dos defeitos do ubuntu é não aproveitar bem sistemas muito recentes, a maior parte das distros preocupa-se em fazer um sistema que funciona em computadores fracos, acho que pelo menos deveria haver uma que fosse optimizada para computadores potentes, acho que o arch é a melhor distro nesse ponto