Alternativas ao gimp?? Alguma boa?

Iniciado por Razien, 08 de Abril de 2008, 21:12

tópico anterior - próximo tópico

Razien

To procurando alguma alternativa  ao gimp, dando uma busca no fórum só achei sobre um "Pixel" mas é programa pago e se eu pudesse pagar algo ia juntar até ter o bastante pra comprar o Photoshop 7 (que ao meu ver é muito superior ao gimp)  x.x

Falando sério, o gimp veio pra ser uma alternativa ao photoshop, mas busca em todos os sentidos ser diferente do mesmo, o que é um saco. custa seguir alguns padrões -atalhos, ferramentas- ? Eu não suporto o gimp, acho ele horrivel, mas to baixando uns tutoriais pra aprender a usar ele caso não haja outra saida.

Se não houver pro linux, seria possivel instalar algo como o Paint.net?? Eu nunca cheguei a usar no windows, mas parecia ser bom...
yari yari...

adri3d

ja ouvil falar do krita http://www.koffice.org/krita/

aqui tem um comparativo é meio antigo mas deve ajudar
http://designlivre.proceduralbase.org/2006/11/22/gimp-vs-krita/

obs: o primeiro editor de image que aprendi a usar foi o gimp e não troco por nada

A-THOMAZ

Cara, desculpa discordar de voce!

A palavra Alternativa diz tudo!
É uma chance de alternar, ou seja, TROCAR...

Não deveriamos ter um programa ALTERNATIVO que fosse IDENTICO ao que se deseja trocar...
Não tem lógica, não tem razão!

Espero que não seja "preguiça" (e acredito que não seja!) até mesmo pelo seu empenho em resolver tentar ficar com Linux!
Existe uma grande vantagem que é poder ajudar... colaborar com o desenvolvimento do programa... Aproveite a chance pra melhorar o programa não dizer que é horrivel ou coisas desse tipo... Falar esse tipo de coisa, NÃO AJUDA! Não ajuda pois enquanto falamos bem dos programas pra Linux e tentamos melhorá-los, muitas pessoas aproveitam pra pesquisar... Imagine se alguem pesquisar e ler sua linha que "è horrível...". Isso não funciona como estímulo, exatamente o que precisamos!
Precisamos de mais usuários! Deve ter muito usuário capaz de colaborar!
Não se esqueça que aquele programa que voce elogiou tanto além de custar caro para os usuários, pagam salários bons para seus desenvolvedores... No Linux, os desenvolvedores somos nós usuários ao colaborarmos com sugestões e criticas... Mas tente não ridicularizar um programa feito com um certo suor e sem muito dinheiro!!

Em nenhum momento quis ofender, apenas meça as palavras antes de digitar numa categoria "iniciantes"!
Desculpe se meu ponto de vista foi um pouco contundente, mas espero que entenda!!
grande abraço!!

Seu celular é o mesmo desde 2001? Seu carro é o mesmo desde 2001?
Poucas coisas que você possui é de 2001! Porque o SO é de 2001?
Logo no computador, o maior símbolo de avanço e tecnologia...

greylica

Citação de: Razien online 08 de Abril de 2008, 21:12
To procurando alguma alternativa  ao gimp, dando uma busca no fórum só achei sobre um "Pixel" mas é programa pago e se eu pudesse pagar algo ia juntar até ter o bastante pra comprar o Photoshop 7 (que ao meu ver é muito superior ao gimp)  x.x

Falando sério, o gimp veio pra ser uma alternativa ao photoshop, mas busca em todos os sentidos ser diferente do mesmo, o que é um saco. custa seguir alguns padrões -atalhos, ferramentas- ? Eu não suporto o gimp, acho ele horrivel, mas to baixando uns tutoriais pra aprender a usar ele caso não haja outra saida.

Se não houver pro linux, seria possivel instalar algo como o Paint.net?? Eu nunca cheguei a usar no windows, mas parecia ser bom...

Jesus, o manual completo do gimp sai por apenas R$ 68,00 em português com 336 páginas bem explicadas...
Eu mesmo tenho um. Hoje dou show em muitos photoshopers que tem a porcaria pirata e não sabem usar a ferramenta.
O Livro tem aqui:

http://www.novatec.com.br/livros/gimp/

Nâo tem R$ 68,00 por um BOM curso de Gimp ?

Baixe o manual aqui:

http://www.inclusaodigital.gov.br/inclusao/arquivos/outros/documentos-gerais-referncias/gimp.pdf/view

Abraços.

VB5

Citação de: Razien online 08 de Abril de 2008, 21:12
Falando sério, o gimp veio pra ser uma alternativa ao photoshop, mas busca em todos os sentidos ser diferente do mesmo, o que é um saco.......... Eu não suporto o gimp, acho ele horrivel, mas to baixando uns tutoriais pra aprender a usar ele caso não haja outra saida.

Meus "dois centavos" sobre o assunto... acho incrível a quantidade de pessoas que experimentam o Linux e reclamam que ele não é exatamente igual ao Windows. Bem, se alguém quer algo exatamente igual, porque usa outro sistema? - só porque é grátis, e o W$ não?...
Quanto ao Gimp, comecei usando ( ainda no W$) o PaintShop ( 3, 6, 9), muito bons; jamais precisei do PhotoShop.  Para as minhas necessidades, o Gimp bate com o Paintshop 9; claro que para alguém na área de tratamento profissional de imagens pode ser diferente.  Mas nesse caso, é preciso considerar  a relação custo/benefício.

Talvez a solução esteja exatamente na última frase citada acima: "aprender a usar"... foi o que eu fiz.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Razien

vlw adri3d. No momento estou lendo o artigo.

A-thomaz

sim eu entendo o que alternativa, eu entendo que é uma chance de trocar, mas eu também entendo que alguns padrões que ajudam e melhoram o ambiente de trabalho poderiam ser seguidos pra melhorar a vida do usuario.

Eu digo que acho o gimp horrivel, pq a um certo tempo vi que os cara não adicionavam algumas features, simplesmente pq eles não queriam. Eu sei que o gimp ta a caminho de uma nova versão pelo que eu andei vendo os menus vão finalmente evoluir pra algo bom.

Eu até tentei não parecer pessimista com o gimp, mas o programa ta a tanto tempo no ar, e não mudo nada nesses ultimos anos... quer dizer, finalmente depois de tanto tempo parece que vai vir algo novo pra ele, com os menus novos e tal. Mas não tem como eu gostar de um programa que torna o simples em complicadas. Adicionar uma simples sombra, ou mover uma camada pra outro canto da imagem, redimensionar, é tudo chato de se fazer no gimp. Funciona? Claro que funciona. Da pra se usar? claro que dá. Mas não tenho prazer nenhum em usar um programa assim.

Se eu tivesse a oportunidade de ajudar eu ajudaria, mas só posso dar minha opnião e essa é minha opnião. Vou aprender a usar o gimp? espero que sim. Vou gostar algum dia dele? só o tempo dira...

bem, vou la ler o artigo.
--------------------------------------------

Meu Deus, vcs parecem tão estressados, eu não to dizendo que quero o windows no linux putz.... o que eu gostaria é de ter um programa bom pra se usar, que simplificasse a vida do usuario.... putz parece que não nem pra opinar sobre nada aqui e ja vem com as pedras nas mãos.

Os dois, se lessem o restante do meu post iam ver que eu ja to baixando os tutoriais pra gimp, que eu vou tentar aprender a usar ele. Só pedi que me indicassem alternativas ao mesmo... custa tanto assim dizer que não tem ou que tem essa e aquela??

depois dessa acho melhor ficar com o google mesmo.... ou quem sabe o photoshop online em beta.. aff...

yari yari...

Kan

Citação de: Razien online 08 de Abril de 2008, 21:12...se eu pudesse pagar algo ia juntar até ter o bastante pra comprar o Photoshop 7

Hum...vc me parece um usuário laico acostumado ao Photoshop, vc já testou o GimpShop;)
Amicus Plato, sed magis amica veritas

maudy

Já ajudaria muito se os caras do GIMP pelo menos usassem a mesma nomenclatura do Fótochopps.
Outro dia eu tive que usar o Google para achar o bendito CROP! hehehe

Kan

Citação de: maudy online 09 de Abril de 2008, 16:56
...ajudaria muito se os caras do GIMP pelo menos usassem a mesma nomenclatura do Fótochopps.

Com certeza seria uma boa, mas creio q não o fazem por medo de serem processados pela Adobe.  >:(

Citação de: maudy online 09 de Abril de 2008, 16:56
...achar o bendito CROP!

Amigo o único CROP q conheço são os CROP Circles ingleses.  :D
Ficaria grato se vc postar o link do CROP para q eu possa avaliar o software.

Kan

Citação de: adri3d online 08 de Abril de 2008, 21:27

Amigo instalei o Krita aqui para conhecer. Minha primeira impressão ao carregar o programa: hum... poluição visual na interface! Ou seja, quase não há espaço para se trabalhar, procurei rapidamente no menu, onde desabilitar as "tools", sem sucesso. Não consegui organizar as "tools", como mostra a imagem.

Razien

pelo que eu li do artigo, e até de alguns outros que procurei.

Os dois programas são bons, mas tem coisa que um faz e outro não. No meu caso o melhor mesmo seria o gimp, também por ja ter ele instalado. Não quero ocupar espaço com mais e mais programas (o hd é pequeno hehe)

CitarCom certeza seria uma boa, mas creio q não o fazem por medo de serem processados pela Adobe.

Nahh, aquilo são ferramentas, se fosse possivel processar todo e qualquer alternativa ao photoshop. ou programas similares, não poderiam usa-las.

Tem coisas que existem pra tornar facil a vida de quem usa o programa, como atalhos de teclados, nome das ferramentas, e as próprias camadas (no caso de edição de imagens).  Botões play e stop são usados por tudo que é player de video, proprietario ou não (exemplo podre hehe)

O que seria realmente plágio, é se os criadores do gimp começassem a usar os menus, disposição das ferramentas, enfim, toda a identidade visual do photoshop no próprio programa deles. 

Mas isso não quer dizer que eles estão limitados a deixar tudo do modo mais complicado, eu acredito que poderia haver por exemplo uma maneira mais simples de acrescentar sombra a um texto ou imagem, brilho, textura, ao invés de se usar trezentas camadas pra cada coisa...

Bom vou continuar a baixar a video-aula, parece que o gimp ainda é o melhor.

CitarHum...vc me parece um usuário laico acostumado ao Photoshop, vc já testou o GimpShop ? 

Sim muito acostumado, alem de ser o que eu estou estudando na escola, eu confesso que por muito tempo usei a versão pirata do 7, na verdade ainda tenho ela aqui, mas quero me livrar de tudo isso...
Ja tinha ouvido falar do gimpshop, mas ainda não parei pra instalar ele.

Vlw pela dica.
yari yari...

Kan

Citação de: Razien online 09 de Abril de 2008, 18:56...tem coisa que um faz e outro não.

Pois é meu amiguinho amarelo (Ohayo! ^^...yari yari...)  :D

Razien

Pois é meu amiguinho amarelo (Ohayo! ^^...yari yari...)

=p

Terminei de baixar a video-aula do gimp.
Agora falta me organizar pra estudar CSS, gimp, xhtml... e ainda jogar XDD

Bom, eu não vou pedir pra trancar o tópico, pq nunca se sabe qd pode surgir uma alternativa ao gimp.
Então se alguem souber de algo eu sou todo ouvidos ^^

yari yari...

agente100gelo

Eu gosto do Gimp. O utilizo desde antes de usar Linux. Acredito que é só uma questão de costume.

Existe outra alternativa:
http://www.xaraxtreme.org/

Veja se você se dá nem com ele.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Razien

CitarExiste outra alternativa:
http://www.xaraxtreme.org/

Veja se você se dá nem com ele.

Linda as ilustrações das screenshots. Vou dar uma chance a ele depois
Vlw pela dica ^^

Pra me expressar melhor:
EU TO BOQUIABERTO com esse xara o.o
Eu sei que nas mão de um profissional qualquer programa de edição de imagens faz maravilhas, mas algo nessas screenshots torna tudo ainda melhor =p

Ahh sim pelo que eu entendi ele é mais voltado pra trabalhos vetoriais como Corel Drawn.
Então é uma ferramenta pra se ter junto com o gimp ou outro =p

----------------------------
Vendo as screens do gOS encontrei esse webapp para ediçao mais simples de imagens
http://www.splashup.com/

Uma screen dele rodando no windows (meu computador com linux é muito velho então não testei aqui)
Parece ser bom pra quem busca edição simples, infelizmente ele deu erro quando tentei salvar a imagem, depois disso só consegui sair ou continuar trabalhando em vão em cima da imagem...

Ah também o photoshop express se alguem estiver interessado, mas não faço idéia se ele roda no linux.
https://www.photoshop.com/express/landing.html
yari yari...