script de Squid no ubuntu

Iniciado por claudiomathias, 08 de Abril de 2008, 20:57

tópico anterior - próximo tópico

Help

squid
0 (0%)
script
0 (0%)

Total de membros que votaram: 0

claudiomathias

Alguem poderia me ajudar preciso configurar um servidor de squid no ubuntu e não sei por onde começar, o servidor e para o bloqueio de sites da internet.

at
obrigado

linhouse

Não sei até que ponto você não sabe por onde começar. Quando eu comecei eu realmente não entendia nada, então tive vários problemas. Vou partir do princípio de que você não sabe absolutamente nada sobre o assunto.
Neste caso, alerto que será necessário um bocadinho de pesquisa e estudo.

Para começar, porém, você precisa de um servidor com duas placas de rede, uma para a rede WAN, outra para a LAN.
Configure sua conexão em
/etc/network/interfaces

Em seguida, instale o squid
Configure o squid em
/etc/squid/squid.conf
Há vários tutoriais na internet explicando como configurar o squid. Preste atenção nas mensagens de erro que ele dá. Para mim isto foi suficiente.

Depois rode o comando
squid -z
Para que ele crie o cache

Depois inicie o squid.

Para bloquear sites será necessário criar uma lista de sites proibidos
Procure, no arquivo de configuração do squid pelas "acl". Tratam-se de listas de permissões ou proibições.
Crie uma lista e a defina no arquivo de configuração.
Negue acesso à lista criada.

Talvez você queira utilizar proxy transparente, já que sua intenção é bloquear sites.
Neste caso, apesar de que há inúmeros tutoriais sobre o assunto na internet, é importante frisar que a configuração para fazer isso no squid 2.6 ou superior é diferente das anteriores.
Não sei exatamente como se faz nas demais, mas no 2.6 e superiores, aparentemente, basta colocar um "transparent" na frente da definição da porta onde o squid ouve e pronto. Ah, também é preciso configurar o firewall para redirecionar os pedidos para a porta 80 para que eles caiam na 3128, que é a porta do squid.

Espero que isso ajude.

Abs,