Como configurar um servidor???

Iniciado por Ozzinhu, 04 de Abril de 2008, 11:34

tópico anterior - próximo tópico

Ozzinhu

Bom dia, gostaria de pedir uma ajuda vocês pois não entendo nd de servidores e estou com precisando montar um, na verdade hj existe aqui na empresa em que trabalho um servidor dell 5150 com o Windows XP rodando, e os patrões aqui pediram para eu fazer uma pesquisa para melhorarmos isso.

Entao pensei em colocar um linux no servidor mas não faço ideia de como fazer.
Temos umns 10 a 12 computadores rodando na rede todos com windows e vao continuar com windows msm.
Como faó para colocar o linux noservidor e configurar os usuarios que podem ter acesso a cada pasta existente nele pois este é um grande problema também hj todos usuarios tem acesso total ao servidor e precisamos controlar isso cada usuario terá um nivel de acesso.
vocês podem me dar uma forcinha????

Grato pela ajuda

csat

Citação de: Ozzinhu online 04 de Abril de 2008, 11:34

vocês podem me dar uma forcinha????

Isso não requer "uma forcinha"  mas um trabalho de Hércules.  A plataforma Windows difere bastante sem falar nos aplicativos que rodam naquela plataforma que terão que serem adaptados.  Encarar uma situação nova desse tipo não será fácil mesmo com alguma forcinha de alguem.

Boa sorte.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

clcampos

Dá uma olhada no texto Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS.

Fiz isto na época do Dapper, não sei se teria que adaptar a parte do samba, até porque praticamente parei de mexer com samba já que minha rede hoje é quase toda Linux.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

csat

Citação de: clcampos online 04 de Abril de 2008, 21:40
Dá uma olhada no texto Configurando Servidor de Arquivos/Autenticação baseado em NIS+NFS.

Fiz isto na época do Dapper, não sei se teria que adaptar a parte do samba, até porque praticamente parei de mexer com samba já que minha rede hoje é quase toda Linux.

Muito bom... mas é "apenas" uma parte e bem complexa por sinal.  Para quem não entende nada de servidores conforme declarado vai ser um bom trabalho.

Parabéns.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

altairmsouza

Ozzinhu,

- Se o seu caso 'e somente compartilhar aquivos com restricoes de grupos/usuario, senhas o SAMBA com PDC ou nao desempenha muito bem esse papel, voce pode optar em usar profiles ou compatilhar pastas para cada setor.

- Se voce utiliza banco de dados multiplataforma (oracle, postgresql, firebird, mysql.....), o linux desempenha com grande eficiencia.

Se nao for isso que voce quer, detalhe mais um pouco o problema.

Fernando Henrique

creio q um samba autenticado resolvera isto