[Resolvido] Problemas para configurar monitor Syncmaster 932BW widescreen

Iniciado por joeblack, 29 de Março de 2008, 17:14

tópico anterior - próximo tópico

joeblack

Pessoal,

Estou com um problema para configurar meu monitor Samsung Syncmaster 932BW 19" no ubuntu 7.10.
Já tentei várias soluções de fóruns do ubuntu e google. Já tenteidpkg-reconfigure -phigh xserver-sorg e até mesmo colocar na mão no xorg.conf.
As frequências e resoluções são reconhecidas corretamente e automaticamente pelo ubuntu: V -> 56 - 75 e H->30 - 81. Resolução de 1440x900.
Minha placa de vídeo é uma Intel(R) 82945G Express Chipset Family, onboard com 64MB.

O que não consigo é deixar a tela widescreen, ficando espaços pretos nos lados. Alguém passou por problema semelhante e sabe como resolvê-lo?
Agradeço a todos desde já.

Nossile

Hã??? Mas a resolução 1440x900 é wide, estranho ter ficado com as tarjas pretas. Tem certeza que está em 1440x900 mesmo?

Vá em Sistema>Administração>Telas e placas de video

Na aba "tela", clique em "modelo", na janela que se abre escolha o modelo Syncmaster 931bf (dvi ou vga dependendo de que conexão de video tu use, pela sua placa deve ser vga), esse é o modelo mais próximo do seu. Marque a caixa "monitor widescreen" no canto inferior esquedo na mesma janela e dê ok.

Voltando a janela anterior va em "resolução" e escolha 1440x900 .
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

joeblack

Olá Nossile, obrigado por responder.
Realmente é muito estranho o que está acontecendo com este monitor. Tentei a configuração que você sugeriu, mas mesmo assim insiste em não ficar widescreen.
Detalhe que no windows ele consegue 1440x900 a 75Hz, já no linux apenas a 60Hz.
Já não sei mais o que fazer pra este monitor funcionar corretamente.
Obrigado.

Nossile

Muito estranho... Tente esse comando:

sudo apt-get install xserver-xorg-video-intel

Quanto a quantidade de Hz, desencana, em monitor LCD isso não tem influencia nenhuma.
sudo aptitude remove terno-e-gravata && sudo aptitude install bermuda chinelo -y

joeblack

Resposta do comando:

sudo apt-get install xserver-xorg-video-intel
Lendo lista de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Reading state information... Pronto
xserver-xorg-video-intel já é a versão mais nova.
0 pacotes atualizados, 0 pacotes novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.

Nossile

Hum... tente o seguinte, mude a identificação do monitor de "Syncmaster 931bf" para monitor Plug'n'Play e reinicie a sessão.

Se isso não funcionar não tenho mais ideias. Realmente é um problema muito estranho.

Marcelo trindade

Eu estou tendo o mesmo problema com monitor AOC. A resolução fica em 1440X900 mas o monitor "espreme"  a imagem (comprime no sentido horizontal) e aparecem duas faixas pretas uma em cada lateral do vídeo.

joeblack

Nossile,

Eu também já havia tentado como Plug'n play. E ao reiniciar o X, simplesmente trava é preciso reiniciar o PC na marra (reset). Ao reiniciar o sistema, aparece como PLug'n play, mas ainda com o problema de não ficar widescreen.

Não sei mais o que fazer!!!
De todo modo, obrigado!

Oni-BR-

Citação de: joeblack online 03 de Abril de 2008, 19:49
Nossile,

Eu também já havia tentado como Plug'n play. E ao reiniciar o X, simplesmente trava é preciso reiniciar o PC na marra (reset). Ao reiniciar o sistema, aparece como PLug'n play, mas ainda com o problema de não ficar widescreen.

Não sei mais o que fazer!!!
De todo modo, obrigado!

quando vc da um boot no pc usando o live cd do kubuntu como fica a tela???? normal em wide??? se sim vc pode copiar o xorg.conf usado pelo live cd e comparar com o seu....e se preciso deixar a seu igual.....
pelo menos eu faço assim no meu AOC e fica certinho!!!! ;D
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

joeblack

Olá Oni,

Segui sua orientação, mas mesmo no live cd do ubuntu a imagem não fica widescreen. Só ocupa toda a área visível da tela quando seleciono alguma outro resolução abaixo de 1440x900, mas em compensação a imagem fica ruim.
Acho que vou ter que me contentar com o windows mesmo.

Obrigado.

Oni-BR-

Citação de: joeblack online 04 de Abril de 2008, 13:24
Olá Oni,

Segui sua orientação, mas mesmo no live cd do ubuntu a imagem não fica widescreen. Só ocupa toda a área visível da tela quando seleciono alguma outro resolução abaixo de 1440x900, mas em compensação a imagem fica ruim.
Acho que vou ter que me contentar com o windows mesmo.

Obrigado.

tente essa resolução nele....1280x720 60hz....hj na minha noiva eu usei essa resolução e ficou tudo certinho....
Obs: o monitor dela é um LG flatron L177WS.
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Nossile

Vai ficar ruim, qualquer resolução que não seja a nativa, 1440x900 no caso, em monitor LCD fica péssima.

Uma pergunta, em outra distibuição ou sistema operacional o erro tambem acontece?

silveiraclaudio

Tenho monitor SyncMaster931BW e configurei como Genérico Flat Panel 1440x900 wide, tanto no Kubuntu como no Ubuntu e funciona normal. Tente esta configuração.

olinto

Olá, comprei ontem um AOC 19" 1440x900. No manual está dizendo que deve funcionar em 60Hz, mas com esta configuração ficou com as tarjas pretas do lado.
Em Sistema / Administração / Telas e placas de vídeo coloquei modelo Plug'n'Play widescreen e mudei para 75Hz. Ficou tudo OK.
Um abraço,
Antônio
Antônio Olinto
Linux User 455618
Ubuntu User 31203

joeblack

Nossile,

No windows o monitor funciona sem problemas,  a 1440x900.

Olinto,

Não consigo colocar meu monitor a 75hz no ubuntu, pois quando faço isso a tela fica apenas uma grande mancha preta. No windows fica a 75hz normal.