Como instalar o realtime kernel do linux?

Iniciado por Meegz, 28 de Março de 2008, 20:06

tópico anterior - próximo tópico

Meegz

Venho perguntar:    Como  instalar o realtime kernel do  linux? Preciso dele  para rodar o rosegarden.
Agradeço a ajuda.

csat

Citação de: Meegz online 28 de Março de 2008, 20:06
Venho perguntar:    Como  instalar o realtime kernel do  linux? Preciso dele  para rodar o rosegarden.
Agradeço a ajuda.

Explique o que você tentou fazer para instalar o Rosegarden e qual foi a mensagem de erro. 

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Hqxriven

Rosegarden ummm...

Olha só... eu acho melhor vc usar o ubuntu studio que usa o kernel rt e está integrado a ele...

Mas...

caso queira usar no ubuntu mesmo (não sei se vai funcionar eu não usei...)

sudo apt-get install linux-image-2.6.22-14-rt

sudo apt-get install linux-headers-2.6.22-14-rt

Hqx

Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Meegz

A  mensagem é a que  segue:

Rosegarden was unable to find a high-resolution timing source for MIDI performance.
This may mean you are using a Linux system with the kernel timer resolution set too low. Please contact your Linux distributor for more information.

Meegz

Instalei os pacotes recomendados mas continuo recebendo a   mensagem de erro. Será que alguém sabe o que fazer agora? Agradeço desde já a atenção.

csat

Citação de: Meegz online 29 de Março de 2008, 01:00

Rosegarden was unable to find a high-resolution timing source for MIDI performance.
This may mean you are using a Linux system with the kernel timer resolution set too low. Please contact your Linux distributor for more information.

Parece-me, à primeira vista, que a aplicação que você quer instalar necessita de alta resolução de vídeo para mostrar algum item e o seu sistema estaria configurado para baixa resolução no vídeo (talvez 800 x 600).

Qual sua placa de vídeo?  Você está usando placa-mãe com video do tipo "on board"?

Existem instruções do que é necessário para instalar a aplicação?  Já visitou a página da aplicação?  Existe algum tipo de "forum" sobre especificamente esta aplicação?

Csat (Ubuntu 8.04)

Hqxriven

CitarInstalei os pacotes recomendados mas continuo recebendo a   mensagem de erro. Será que alguém sabe o que fazer agora? Agradeço desde já a atenção.

Vc deu um boot e percebeu se algum kernel rt foi instalado e iniciou por ele???

Afinal com aqueles dois comandos era para instalar um kernel realtime...
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

carlosaluisio

Citação de: Hqxriven online 29 de Março de 2008, 06:36
CitarInstalei os pacotes recomendados mas continuo recebendo a   mensagem de erro. Será que alguém sabe o que fazer agora? Agradeço desde já a atenção.

Hqxriven, o homem do Kernel, pode esclarecer minha dúvida ? Nao tem muito a ver com o tópico, mas, se eu instalar esse pacote deb que sugeriste, o meu ubuntu ficara mais rápido do que já é ?

Sds. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

csat

Citação de: carlosaluisio online 29 de Março de 2008, 10:40

Hqxriven, o homem do Kernel, pode esclarecer minha dúvida ? Nao tem muito a ver com o tópico, mas, se eu instalar esse pacote deb que sugeriste, o meu ubuntu ficara mais rápido do que já é ?

Sds. Carlos

Acredito que o problema que o colega iniciou essas mensagens dizem respeito a resolução gráfica e não à velocidade de processamento.  Quanto a sua pergunta como fazer para se medir se houve melhora ou não de processamento?  Acho que depende do seu hardware (clock do processador, quantidade de bytes da RAM, velocidade de acesso da memória, qualidade da placa de vídeo, se utiliza ou não SATA2 ou SATA1), melhor qualidade da placa-mãe,etc).
Csat (Ubuntu 8.04)

Meegz

Faltava apenas o reboot.Não tenho mais mensagens de erro.
Obrigado a todos pela atenção (especialmente hqx).
Abraços,

Meegz

Hqxriven

O kernel padrão do ubuntu tem o timer em 250 hz enquanto aplicativos de áudio precisam de um timer no kernel de 1000 hz. Programas de edição de aúdio e vídeo precisam de um timer alto para que não aconteçam problemas de distorções no som, problemas de performance, delays, etc.

O kernel rt tem hz em 1000 e é completamente em tempo real, isso significa que o kernel irá priorizar a execução do aplicativo usando todos os recursos disponíveis.

Citação de: carlosaluisio online 29 de Março de 2008, 10:40

Sds. Carlos

Nem sempre... um kernel rt vai priorizar a execução de tudo... se vc usa muitos aplicativos simultaneamente não é uma boa pedida.

Vc pode por exemplo usar um kernel com hz em 1000 e baixa latência para conseguir melhores resultados se o seu perfil de usuário é desktop (o omnislash 3 é assim).

Para um perfil de usuário de edição de áudio aí sem dúvidas, kernel realtime.

gatohumano

Citação de: Hqxriven online 29 de Março de 2008, 14:57

Nem sempre... um kernel rt vai priorizar a execução de tudo... se vc usa muitos aplicativos simultaneamente não é uma boa pedida.

Para um perfil de usuário de edição de áudio aí sem dúvidas, kernel realtime.

Não é não,é preciso configurar o sistema para os programas que queremos usar em realtime,caso contrario nenhum tera acesso de realtime,eu sei que é assim pq ja experimentei um kernel de realtime.

Hqxriven

CitarNão é não,é preciso configurar o sistema para os programas que queremos usar em realtime,caso contrario nenhum tera acesso de realtime,eu sei que é assim pq ja experimentei um kernel de realtime.

Não estou dizendo que ele irá colocar TODO o sistema para rodar em RT depois do boot...

Podemos mudar os privilégios de um kernel realtime através do lsm, do set_rlimits e do PAM.

A característica de um kernel realtime é ter uma latência menor que o preempt com uma interatividade maior que a de um kernel somente preempt.

Por ser um kernel totalmente preemptivo os delays são menores mesmo sem acessar o privilégio RT e se muitas aplicações são executadas ao mesmo tempo o processamento do kernel e o uso da ram tendem a ser maiores (beagle então aqui não funcionou direito).

Tente no meu kernel por exemplo diminuir a latência e veja como o processamento aumenta!!! (cuidado aumenta muito)

Fica difícil para o processador se concentrar em diversas tarefas se a latência dele é muito baixa.

E por isso que são pouquíssimas distribuições que usam kernel rt por padrão (a maioria só para o nicho "usuário que usa edição de áudio e vídeo" apesar de na maioria das vezes estar disponível nos repositórios) e por isso que servidores tendem a usar um kernel sem baixa latência pois isso seria fatal para ele...

Hqx