Na minha humilde opinião, o que está fazendo o Linux não avançar tanto

Iniciado por shadowrsm, 28 de Março de 2008, 16:52

tópico anterior - próximo tópico

shadowrsm

Boa tarde amigos,
já que esta seção do fórum é para Críticas e Sugestões, eu venho através deste "desabafar" que acho que o Linux só não ganha mais "poder" perante ao mercado referente ao seu "rival", é pelo fato do Linux existem muitas distros diferentes!
O pessoal bem que poderia adotar uma distro só para que a mesma seja a chave para todas as atualizações, modificações e interação com o usuário. Pois qualquer usuário se assusta na hora de escolher um Linux para ele, pois existem muitas opções e cada uma com sua diferença, acho mais viável centralizarmos uma única distro, que no caso acho eu que chega mais próximo de seu "rival" o Ubuntu e todos se reunirem e fazerem melhorias para esta distro. Mas se alguém falar que uma é melhor do que a outra, por "N" motivos, pois bem, coloque "acrescente" os motivos em uma única distro, pois assim todos que utilizam se beneficiarão e não somente uma ou outra!

É uma coisa para se pensar, pois temos muitas opções e muitas são diferentes em vários aspectos, mas se quisermos "dominar" um mercado, temos que centralizar em uma só versão que faça a diferença para todos... chega de versões diferentes de Linux, façam uma só que supri todas as outras!

Até mais e espero que compreendam que só estou sugerindo sem querer ofender alguém que utiliza a sua distro e pense que ela é melhor para ele, pois este pensamento é ruim, o melhor é pensarmos em uma distro melhor para todos e que todos tenham e que seja padrão á todos :)

Renato.
"A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas".

flsantos

Mas o linux tem avançado exactamente por causa dessa diversidade...
Se não existisse concorrência se calhar ainda estávamos todo a utilizar o win98 pois a malta de Redmond encostava-se à sombra da bananeira. (Talvez não, pois iriam aumentar sempre os requisitos do sistema para que a malta do hardware vendesse mais umas "novidades").
Esta diversidade, que para alguns é uma desvantagem, tem tido a vantagem das inovações tecnológicas e da concorrência "saudável" entre distros.
Claro que uma distro é como um clube de futebol, são 11 contra 11, uma bola, o objectivo do jogo é o mesmo, mas existem milhentas equipas e adeptos de cada uma delas (uns mais ferrenhos que outros). ;)

jomafras

shadowrsm,
Antes que o Linus Torvalds fizesse o Linux a palavra kernel era desconhecida.
Depois disso todo mundo ficou sabendo que todo SO tem isso (Windows tem).
Inicialmente, Torvalds lançou o Linux sob uma licença que proibia qualquer uso comercial.
Como existe o GNU ( Essa licença permite a distribuição e mesmo a venda de versões possivelmente modificadas do Linux mas requer que todas as cópias sejam lançadas dentro da mesma licença e acompanhadas do código fonte).
Apesar de alguns dos programadores que contribuem para o kernel permitirem que o seu código seja licenciado com GPL versão 2 ou posterior, grande parte do código (incluído as contribuições de Torvalds) menciona apenas a GPL versão 2. Isto faz com que o kernel como um todo esteja sob a versão 2 exclusivamente, não sendo de prever a adopção da nova GPLv3.
Imagine agora se pode ser uma Distro apenas.
Se o Windows fosse desse jeito seria a mesma coisa.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

csat

Citação de: shadowrsm online 28 de Março de 2008, 16:52
Boa tarde amigos,
já que esta seção do fórum é para Críticas e Sugestões, eu venho através deste "desabafar" que acho que o Linux só não ganha mais "

Eu estou achando que essa seção do Forum é para "Críticas e Sugestões" sobre o Forum e não sobre o Linux.  Acho que os Moderadores deveriam mover para Café com Ubuntu.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

chef_teko

Olha! Sei q sou novo aqui, mas tenho q dizer q o Linux avançou sim! E muito!
Exemplo disto: Eu mesmo!!

Nada tenho com o mundo IT, GNU/Linux... Sou apenas um usuario comum q cansou de ficar na mão de uma empresa q não respeita o consumidor...

Em relação a diversidade de Distros, por tudo q já li até agora sobre GNU/Linux, acho maravilhoso!

Fazendo uma comparação, com o q entendo, imaginem se num restaurante tivéssemos apenas um fornecedor de matéria-prima? Imaginem se tivéssemos q comprar tomates apenas de um produtor?
Claro q a comparação talvez nem caiba aqui, mas enxergo GNU/Linux como os sabores da Gastronomia. Um ingrediente produzido na França tem um sabor diferente ao produzido, por exemplo, no Brazil... Mas ainda assim é o mesmo ingrediente. Se tiver a oportunidade de experimentar ambos, faça-o, depois sinta-se livre para escolher o q é melhor pra ti... O q se encaixa melhor nas suas preferencias e necessidades...

É isso...

Será q falei besteira?  ???

[]sss

Kamei Hyoga

shadowrsm, o csat não está 'criticando' você criticar, mas sim que você postou numa área que não é pra isso.
Críticas e Sugestões
Não está gostando de algo no fórum? Quer sugerir algo? Esta é a seção correta. Toda sugestão é bem-vinda para tornar nosso fórum cada vez melhor.

-----------
Depoimentos
Coloque aqui seu depoimento de como conheceu o Ubuntu Linux, o que achou do sistema e como foi (ou está sendo) sua adaptação.

seu tópico ficaria melhor nessa área.

Só estamos comentando sobre isso, pq seu tópico poderia ser trancado e você achar que pq deu uma opinião 'não fovorável' ao linux, teria sido punido.

samuelbh

Eu discordo do assunto desse tópico. Eu amo a diversidade que o Linux me proporciona, pois a cada dia que passa descubro uma distro melhor que outra. Atualmente tenho instalado no meu PC o Zenwalk (ótima distro com Xfce baseada no Slackware mas com um gerenciador de pacotes fácil de usar), o Debian (configurado com o repositório Lenny e usando Gnome) e o PCLinuxOS (esperando pela versão 2008). Assim que lançar o ubuntu 8.04 vou reinstalar o mesmo em outra partição. Eu adoro ficar trocando entre cada uma e curtindo as diferenças delas.
Não acho que o Linux deva se unificar, ainda mais que não é o objetivo derrubar o windows, e sim ser um sistema bom para ser usado por todos, dando a liberdade para escolherem usar ou não o que for melhor para cada. Eu também tenho Windows 2003 no meu PC, mas esse eu quase não uso, mas não prentedo tirar pois uma vez ou outra tenho que usá-lo, e não posso usar virtualização pois meu PC é velho (olhem minha assinatura).
Abraços a todos!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

agente100gelo

Citação de: csat online 28 de Março de 2008, 23:00
Citação de: shadowrsm online 28 de Março de 2008, 16:52
Boa tarde amigos,
já que esta seção do fórum é para Críticas e Sugestões, eu venho através deste "desabafar" que acho que o Linux só não ganha mais "

Eu estou achando que essa seção do Forum é para "Críticas e Sugestões" sobre o Forum e não sobre o Linux.  Acho que os Moderadores deveriam mover para Café com Ubuntu.

Você está coberto de razão. Movido.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

livio

A meu ver, um dos maiores problemas está no fato de que quase sempre se enxerga o Linux como um "balaio de gato", jogam tudo como se fosse uma coisa só.

O ideal tratar as distros de forma mais independente, ou seja, ao invés de falar em Linux, seria melhor falar em Ubuntu, Mandriva, OpenSuse, Fedora, Debian, RedHat. Dessa forma, talvez houvesse menos nano distros sendo criadas a torto e a direito e consequentemente teríamos um ambiente mais consolidado.

Também devemos lembrar daqueles que afirmam que tudo tem que ser livre, ter código aberto e ser disponibilizado gratuitamente. Esse tipo de pensamento afasta os grandes desenvolvedores de software que se sentem desencorajados a produzir software para nosso ambiente.

Aliado ao fato anterior, está a instalação de programas, que ainda segue o sistema de empacotamento de baixo nível. Uma solução seria manter o sistema de pacotes para o software relativo ao sistema, atualizações e programas fornecidos pela comunidade que estejam presentes no repositório (sua instalação seria feita via "adicionar/remover" no menu do Ubuntu). Softwares de terceiros poderiam imitar um pouco o Mac, fornecendo pacotes bastante completos num sistema de mais alto nível como o autopackage, que facilita sua administração.

Mas agora nós esbarramos na árvore de diretórios, que, para os desavisados, pode parecer bastante complexa. O ideal seria simplificar a árvore de diretórios, tal qual a iniciativa do GoboLinux, mas ainda é inviável, pelo menos a curto prazo, já que muitos dos pacotes dependem da estrutura de diretórios. O que poderia ser feito é utilizar um diretório dedicado para a instalação de programas de terceiros, até que uma árvore de diretórios mais simplificada e coerente fosse adotada (nada contra a estrutura atual, mas deve-se notar que os sistemas Windows e MacOS X adotam estruturas bastante simples e isso não interfere em seu funcionamente, performance e segurança).

Agora, nesse ponto, grandes desenvolvedores de software poderiam escrever suas aplicações para nosso ambiente com bastante tranquilidade, sabendo que há uma forma simples para instalação e remoção de programas, sem se preocupar que alguma comunidade faça um protesto para abertura de código ou coisas afins.

//Aqui termina minha pequena especulação, um pouco exagerada talvez.

Bom, pessoal, antes que comecem a me apedrejar, devem saber que a Canonical é uma empresa que busca obter lucro "vendendo" o Ubuntu através de serviços de suporte, não há nada de autruísmo aqui (pode até haver, mas não é o foco), ninguém vive de filosofia de liberdade nem cantando a música do software livre do Stallman, o mundo quer soluções viáveis em TI e Mark Shuttleworth sabe muito bem disso, nós precisamos ter uma visão mais corporativa em relação ao nosso ambiente, esse é o futuro para onde está caminhado o software open source, quem não se adequar, vai ter o mesmo destino que a Palm.

Aqui deixo meu recado, promovam o Ubuntu como Ubuntu, um sistema operacional completo, jogar tudo no "balaio de gato" do Linux não ajuda em nada (é claro que o Linux e o GNU merecem e terão seus devidos créditos).

E por favor, não me atirem pedras, combinado?

Razien

Concordo com o post \o

Na boa, competições são saudaveis é verdade... mas ah um limite pra tudo. Tanta distro vai matar os desenvolvedores... na hora de criar se testa em uma e funciona blzinha, mas dai abre em outra e nada funciona, então ele perde um possivel usuario pro seu programa ou se mata tentando fazer funcionar com a outra.

Alem disso ainda acrescento a falta de um padrão de pacotes, rtm, deb, e sei la mais oq existe. Também só atrasa o desenvolvimento de bons programas.

Eu acredito sim o Linux (ubuntu, fedora, kurumin, sei la) ja é uma ótima alternativa ao Windows, mas a falta de bons programas atrapalha grandemente.

Alem das mil distros diferentes, algumas com diferenças minimas entre si, isso passou também para os programas, dai se tem 3000 programas diferentes pra assistir videos, e nenhum deles consegue sair do beta, alfa ou primeiras versões pq todo mundo quer criar seu próprio programa.

Eu particularmente não estou satisfeito com os programas, em especial os de reprodução de video, e se não fosse por motivos pessoais eu ja teria voltado pro windows =p
yari yari...

Oni-BR-

na minha humilde opinião essa diversidade é ótima!!! mas bem que poderia ocorrer uma unificação nos pacotes....agora o que faz o linux avançar lentamente é a sua falta de suporte a jogos mais avançados, isso sim mata o SO!!
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

Razien

Se falta de jogo matasse o SO o mac ja teria sido enterrado faz tempo, pq só hoje em dia e que começaram a aparecer alguns titulos interessantes pra ele.

Diversidade é boa sim, mas tipo, linux mint, até onde eu saiba é mais trabalho a toa, só pq um grupo de usuarios queria um ubuntu mais estilizado. Ubuntu studio segue pelo mesmo caminho se não me engano... ja outros existem pq tem aquele grupo de usuarios que querem fazer tudo na marra, no terminal puro.

O edubuntu por outro lado, existe para facilitar a vida de profissionais na area de educação, afinal pra que ter todo o trabalho de instalar ubuntu e depois sair a caça de bons programas pra se usar na escola?

Ao meu ver devia ter uma distro padrão pra KDE, uma para o GNOME, e outra para o XFCE, depois que elas ja estão evoluidas e mandando ver chamando mais usuarios, então fiquem a vontade pra criar quantas distros quiser... mas antes disso não vale tanto a pena...
yari yari...

Comunista

livio

Citação de: Razien online 31 de Março de 2008, 23:03
Diversidade é boa sim, mas tipo, linux mint, até onde eu saiba é mais trabalho a toa, só pq um grupo de usuarios queria um ubuntu mais estilizado. Ubuntu studio segue pelo mesmo caminho se não me engano... ja outros existem pq tem aquele grupo de usuarios que querem fazer tudo na marra, no terminal puro.

O Ubuntu Studio é uma "Customização" do Ubutnu para quem trabalha com edição de áudio, vídeo, manipulação e editoração de imagens, portanto, não é uma nova distro, mas sim o Ubuntu com um propósito específico.

Citação de: Razien online 31 de Março de 2008, 23:03
Ao meu ver devia ter uma distro padrão pra KDE, uma para o GNOME, e outra para o XFCE, depois que elas ja estão evoluidas e mandando ver chamando mais usuarios, então fiquem a vontade pra criar quantas distros quiser... mas antes disso não vale tanto a pena...

Caro colega, as distros não são baseadas em ambientes gráficos, mas sim nas partes mais intrínsecas do GNU + Linux, partes essas que você não vê logo de cara. Um exemplo é o Suse, que usa o KDE por padrão, e é baseada no RedHat, que usa o Gnome.

A diversidade não vai deixar de existir, mas, como eu disse mais acima, a fragmentação (esse termo seria mais correto) impede a consolidação dos sistemas baseados em Linux, já que tudo se torna dividido, cada distro tem sua comunidade, e acaba tudo sendo jogado no "balaio de gato" do Linux.

Ficar pensando em filosofia de "liberdade" não vai levar ninguém pra frente, pois nada se faz sem dinheiro, essa é a verdade. Se duvida, é só olhar a lista de patrocinadores do Gnome

O Ubuntu está ganhando espaço e reconhecimento mundo afora, vamos aproveitar e promovê-lo, não como mais uma distro, mas sim como "Ubuntu, um sistema operacional completo", mas não apenas isto, reportem bugs, ajudem nas traduções, porque o Ubuntu, esse sistema operacional completo, pode fazer concorrência ao MS Windows no mercado de desktops, não porque eu odeie a Microsoft, mas porque concorrência faz bem ao mercado, pegunte a qualquer economista.

Bem, pessoal, meu recado está dado, e lembrem-se, a Canonical depende de nós, mas também ela quer ganhar dinheiro como qualquer outra empresa (a Canonical oferece suporte comercial para o Ubuntu).

IgorM0L

Esta havendo uma espécie de "seleção natural" entre as distribuições.
Várias distros. estão caindo aos poucos, caso do Kurumin, e outras crescendo cada vez mais, no caso do Ubuntu;
E se o Linux deixar um dia de ter várias opções, ele irá se contradizer, afinal, nossa maior crítica aos demais não seria... o monopólio?