Duvida com luzes informadoras

Iniciado por AFCB, 25 de Março de 2008, 15:42

tópico anterior - próximo tópico

AFCB

boas amigos

reparei que ao usar ubuntu, a luz indicadora de Wireless ligado nao liga, quer esteja ligado ou desligado.. e assim nao ha maneira de saber qual o estado.. muitas vezes tenho de ligar no windows para ver se esta ligado.. e passar para o Ubuntu..

com as luzes do Num Lk ou do Caps Lock não tenho nenhum problema

ajuda amigos

muito obrigado

csat

Citação de: AFCB online 25 de Março de 2008, 15:42
boas amigos

reparei que ao usar ubuntu, a luz indicadora de Wireless ligado nao liga, quer esteja ligado ou desligado.. e assim nao ha maneira de saber qual o estado.. muitas vezes tenho de ligar no windows para ver se esta ligado.. e passar para o Ubuntu..

A "luz indicadora" do wireless somente acende quando o driver respectivo for carregado fazendo com que o hardware passe a funcionar.  Mesmo no Windows um driver é carregado que faz com que a luz indicadora acenda.  No Linux, face ao grande número de diferentes placas de wireless e de diversos fabricantes é dito que dificulta o correto funcionamento.

Portanto, sugiro que você informe que tipo de hardware você está utilizando para wireless e assim alguem possa tentar te ajudar.

É necessário ter conhecimentos de uso de terminal console.

Na console digite:

sudo lspci -v | grep Network

Copie e cole o resultado aqui.

Caso fique difícil fazer isso você poderá:

sudo lspci -v | grep Network > saida

O teste gravará um arquivo chamado saida.

é só fazer:

gedit saida

Marcar o texto, copiar e colar.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

AFCB

Citação de: csat online 26 de Março de 2008, 02:06
Citação de: AFCB online 25 de Março de 2008, 15:42
boas amigos

A "luz indicadora" do wireless somente acende quando o driver respectivo for carregado fazendo com que o hardware passe a funcionar.  Mesmo no Windows um driver é carregado que faz com que a luz indicadora acenda.  No Linux, face ao grande número de diferentes placas de wireless e de diversos fabricantes é dito que dificulta o correto funcionamento.

Portanto, sugiro que você informe que tipo de hardware você está utilizando para wireless e assim alguem possa tentar te ajudar.

É necessário ter conhecimentos de uso de terminal console.

Na console digite:

sudo lspci -v | grep Network

Copie e cole o resultado aqui.

Caso fique difícil fazer isso você poderá:

sudo lspci -v | grep Network > saida

O teste gravará um arquivo chamado saida.

é só fazer:

gedit saida

Marcar o texto, copiar e colar.

boas amigos

o resultado e o seguinte

06:02.0 Network controller: Intel Corporation PRO/Wireless 2200BG Network Connection (rev 05)

grande abraço

csat

Aparentemente esse tipo de hardware sem fio funciona bem com o Ubuntu.

Vejamos o seguinte, caso o sistema esteja identificando corretamente o hardware da rede sem fio.

Os comandos são dados usando o sudo ou como usuário root (sudo -s)

Passo 1
# iwconfig
   voce deve ver que tem IEEE802.11(B/G) na eth1 ou alguma outra

Passo 2
# iwlist eth1 scan
   esse passo faz com que a rede sem fio sua e as vezes da vizinhança sejam mostradas
   se nada for detectado verique seu roteador sem fio

Passo  2a: se a sua wlan for protegida
# iwconfig eth1 essid YOURSSID
-- para definir SSID (o nome do ponto de acesso ou roteador)
# iwconfig eth1 key xxxxxxxxxx
-- para definir ou informar a senha WEP que corresponda àquela definida no roteador.  Elas precisam ser iguais.

Step 3
# dhclient eth1
    isto solicita um IP a partir do seu roteador e você deverá estar conectado na internet.

Toda a explicação acima pode ser desnecessária porque podem ter sido  devidamente configurados no seu gerenciador de rede e uma eventual falha no hardware pode estar fazendo com que a luz indicadora acenda ou apague sem aparente motivo.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086