Problema com dispositvo wireless usb ENUWI-G2 [Resolvido]

Iniciado por v.uliana, 22 de Março de 2008, 21:51

tópico anterior - próximo tópico

v.uliana

Olá!

Bom... Essa é a primeira vez que posto aqui no fórum, apesar de já frequentá-lo a quase um ano. E em todo esse tempo tenho conseguido um bocado de conhecimento graças a esse espaço e aos usuários que o frequentam. Graças a este fórum tenho me inspirado a usar cada vez mais programas livres e de código aberto principalmente o Ubuntu. Porém, ao contrário do que desejo e planejava, tenho tido muitas dificuldades para largar de vez o Windows por exemplo.

Hoje, o motivo de meu apelo aos caros colegas, é meu dispositiivo usb para redes wireless do modelo ENUWI-G2 da Encore (http://www.encore-usa.com/product_item.php?region=us&bid=2&pgid=81_4&pid=293).

O que acontece é que sisplesmente nenhuma das distribuições linux que testei consegue acessar o dispositivo. Já tentei o Debian 4.0, o Fedora 8, o Gentoo Secret Sauce e claro o Ubuntu na última versão lançada, o Gutsy Gibbon (7.10).

Já procurei em diversos sites maneiras de como instalar o driver, seja o desenvolvido para Linux, tanto pela própria empresa ou uma outra versão modificada, seja através do ndiswrapper e o driver proprietário desenvolvido para Windows, e com sucesso consegui de diversas maneiras instalá-los e fazê-los carregar junto ao kernel, mas percebi que de fato o problema consiste na incapacidade de se acessar o dispositivo.

Por exemplo, durante o boot do Ubuntu, caso o dispositivo esteja plugado na porta usb ao chegar no ponto em que o kernel tenta identificar o dispositivo, o carregamento do mesmo trava e não vai em frente enquanto o adaptador não for removido, e algo semelhante acontece ao comando lsusb, o mesmo não gera saída com informação alguma enquanto o dispositivo estiver plugado.

Depois de mais de uma semana quebrando a cabeça, resolvi então recorrer a vocês, pra se possível me ajudarem.

Para maiores informações minha placa mãe é uma M2N-MX SE, e o a placa do adaptador usb é uma Realtek RTL8187b.

Desde já muito grato pela atenção!! Até mais!!

csat

O que é informado com o comando:

Atenção:  a letra é "C" maiúsculo

sudo lshw -C network

sudo lshw -C usb

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

v.uliana

Olá CSAT!

Bom... o que aconteceu foi isso:

infelizmente, foi tudo, não consegui resultado com nenhum dos dois comandos. Ainda assim obrigado pela ajuda!

csat

Os comandos deveriam te dar um resultado do que está ligado na porta USB e deveria ser alguma coisa em modo texto.  Para se colher alguma informação em modo texto basta que direcionemos a saída que normalmente fica na tela e a direconemos para um arquivo qualquer.  Exemplo:

sudo lshw -C network > meuarquivo.txt

Depois, com um editor tipo gedit:

gedit meuarquivo.txt

Dentro do editor é possivel marcar o texto, copiar e colar o resultado como já estamos habituados no Windows.

Os comandos acima são de diagnósticos e não de solução.  Portanto o resultado informa que o dispositivo que você usa na porta USB por algum motivo não está sendo lido pelo sistema operacional, considerando que você deu o comando com ele ligado, é claro.  Se não foi assim, repita a operação.

Csat (Ubuntu 8.04)

v.uliana

Pois é CSAT.

Os comandos não dão diagnóstico, também tentei direcionando a saída de diagnóstico para arquivos de texto e os mesmos não apresentavam conteúdo algum. Só não penso na poossibilidade de o dispositivo estar com defeito, pois sei que infelizmente no Windows funviona perfeitamente.

Ainda assim mais uma vez grato pela atenção!

Mas ainda na espera de uma luz. Até!!

csat

Citação de: v.uliana online 23 de Março de 2008, 16:26
Pois é CSAT.

Os comandos não dão diagnóstico, também tentei direcionando a saída de diagnóstico para arquivos de texto e os mesmos não apresentavam conteúdo algum. Só não penso na poossibilidade de o dispositivo estar com defeito, pois sei que infelizmente no Windows funviona perfeitamente.

Ainda assim mais uma vez grato pela atenção!

Mas ainda na espera de uma luz. Até!!

E o resultado de

sudo lsusb

Acho que agora vai te informar o hardware ligado lá.
Csat (Ubuntu 8.04)

csat

Veja se este =>link<= te ajuda.  Está em Ingles.  É só ir seguindo o passo a passo que outro usuário diz ter solucionado esse tipo de problema.

Csat (Ubuntu 8.04)

v.uliana

Mais uma vez grato CSAT...

mas, ainda não foi dessa vez. O post do carinha se refere a instalação e ativação do driver para windows através do Ndiswrapper, solução que eu também já tentei.

Bom... obrigado aí de novo... na espera até aparecer uma luz, quem sabe!? Até!!

v.uliana

Bom... apesar de ter dado o assunto por resolvido, a notícia não é das melhores, pois não consegui fazer o tal do adaptador wireless usb da Encore funcionar no linux, e não acredito que conseguirei pois cheguei a constatação de que a placa é "falsificada". Após ler comentários de alguns usuários (segue um deles abaixo) aqui do próprio fórum e pela maneira como o ubuntu e outras distros reagem ao dispositivo pra mim isto já é um fato.

CitarTota:
Se a opção for pela placa PCI, tp-link, encore, 3com, linksys, sysdata, etc tem um bom suporte no linux.
Já as USB,  minha experiencia não foi das melhores, visto eu ter comprado duas falsificadas que obviamente não rodaram nem a pau. mudei para uma 3com PCMCIA e tudo ficou diferente.
Finalmente o preço: cuidado com as muito baratas.

Pois é... quanto a este assunto minha solução foi comprar outro dispositivo wireless, dessa vez pci.

Aos que tentaram me ajudar, obrigado.