Erro com fsck - invalid library - não entra no linux - solução ou formatação ?

Iniciado por Shakmatton, 22 de Março de 2008, 15:02

tópico anterior - próximo tópico

Shakmatton

Olá. Estou com um problema sério aqui, não sei se é fácil de resolver ou não, tentei na seção de sistemas, não consegui respostas, por isso o tópico está aqui na seção de iniciantes...

No momento te nho 2 problemas. O primeiro é :

Não cons igo acessar  o linux. Como root, dou ls em vários camin hos mas não lista meu sda1.
tentei fazer o comando fsck /dev/sda1, , o sistema acusa sempre o mesmo erro de biblioteca inválida... Vou transcrever aqui o que aparece na tela...

Loading Manual Drivers...

Findfs : error while loading shared libraries:    /lib/libext2fs.so.2 : invalid ELF header

...

Checking Root File System...

fsck: error while loading shared libraries :  /lib/libblkid.so.1  : invalid ELF header

fsck died with exit status 127

Aí era isso. Eu tentava executar comandos para listar diretórios (via ls)  do sda1, mas nada acontecia, o shell ficava esperando o usuá rio agir...  ele mandava vc virar root pra fazer o modo de  manutenção executando o fsck manualmente...

Às vezes eu tento ainda por mimmmesmo fazer alguma coisa, tentar executar algum comando qualquer, só pra ver no que dá, e a mensagem que recebo é:

The command could not be located because 'usr/bin' is not included in the path environment variable.

Mas isso eu acho que não tem a ver com o meu problema...

Isso  foi o primeiro problema, acredito que esteja (não m uito, só em relação ao sda1) relacionado ao segun do problema...Aí vai ele...

Pra piorar, como meu windows tinha ficado lerdo,  resolvi ver se conseguia repará-lo via ponto de restauração, mas tava lá ele executando quan do caiu a energia , resultado, o windows ficou inacessível, acusando que faltava ou estava corrom pido um arquivo windows/system da vida lá.
Pedia pra tentar corrigir com um cd de instalação e depois apertar r . A contece que m eu win dows já veio jun to com o computador quando eu o comprei, e  o cd que tenho aqui é de outro XP, mas ao tentar isso (colocar meu cd pra tentar resolver o problema) vinha logo o grub, então não tinha como fazer n ada, não con se guia resolver nada, e não tenho idéia do que fazer para no caso de não achar solução para nenhum dos 2 problemas (linux e windows), como fazer para formatar tudo ? (vou perder algum as coisas que estavam programadas para backup, algumas outras configurações mas tudo bem, o importante é ter meu computador funcionando bem de novo...)

Alguém poderia dar uma luz ? Já estou nesta situação há quase 15 dias, e tá meio complicado de acessar a internet nesses tempos...

(e desculpem a escrita corrida, minha barra de espa ço não tá legal, e n ão tenho muito tem po  tamb ém...)

Obriga do desde já...

vinicius_aleao

Se você está colocando o CD do Windows e não está iniciando, é porque o seu primeiro boot está programado para o HD. Nesse caso, você deve ligar o computador e ficar teclando delete até entrar no setup. Lá, coloque o "First boot device" para CD-ROM (ou DVD, se for o caso) e o "Second boot device" para o HD. Reinicie com o CD do Windows ou o live-cd do Ubuntu na bandeja que vai dar certo.

Abraços.

Shakmatton

acho  que não me fiz entender bem...

que isso  funciona eu até s ei, meu cd do ubuntu rodou lá tranquilo (acho até que na instalação eu posso deletar as partições existentes, tan to o XP como o ubuntu, o que resolveria minha dúvida em relação a como formatar o computa dor completamente, em bora quisesse manter os espaços das partições, ou ainda criar uma partição home separada, além da habitual swap)...

O problema principal é :

Sobre o que postei an tes, os erros de biblioteca (lib/libblkid.so), invalid ELF header, essas  coisas aí, será que tem como eu voltar a usar meu computador NORMALMENTE, resolvendo os problemas pelo  menos do Linux ( que já tá difícil; do windows acho que já até perdi as esperanças de resolver, quando tent o en trar direto pelo cd, ao contrário do live-cd do ubuntu, o cd do Xp não roda porque primeiro aparece o grub... ah,  aí eu sei lá, acho que vou acabar tendo que formatar ele mesmo... e se isso acon tecer, penso que pode ser provável ter que formatar o ubuntu tamb ém (se rá  mesmo necerssário ? Tava realmente muito bom minha con figuração do ubun tu, realmente dá muita penma, tava muito bonito aqui o meu desk top...enfim...))...

C ara,  agradeço a ajuda, mas o que eu quero mesmo é uma luz sobre esses erros, não acho nada sobre eles na internet, aí resolvi postar aqui, vis to que vejo muita gente com problemas tão ou mais cabelu dos que esse resolvido...

D ei uma olhada                        nuns comandos aí sobre ext3, tentei, mas todos dão aquela m esma  men sagem de erro (in valid   ELF header - tá tudo explicado no meu primeiro post ..)

Eu sinceramente não sei mais o que fazer...    alguém aí teria alguma luz ??

IOb rigado mais uma vez...

(Perdoem pela escrita ruim, minha barra de espaço tá um li xo ...)

vinicius_aleao

Cara, pra tudo no Linux tem jeito, eu só não sei se alguém vai saber te ajudar para não precisar formatar, porque eu mesmo não posso... Mas, se for o caso de formatar, acho que você pode fazer o seguinte, pra não perder seus arquivos nem suas configurações:

1) se a sua pasta home estiver numa partição separada, formate APENAS a partição do sistema (do Ubuntu, no caso). Não se preocupe com suas configurações, porque depois vai voltar quase tudo ao normal, desde que você mantenha o mesmo nome do usuário e, no momento da instalação, indique qual é a partição da sua home. Você verá que até seus temas e as configurações específicas de cada programa ficarão da maneira como você deixou (depois de você reinstalar os programas, claro). Mas...

2) se a sua home é na mesma partição do sistema, então o negócio é diferente. Eu já tive que formatar tendo o "/" e o "home" na mesma partição. Então, pra não perder nem seus documentos nem suas configurações, você deve retirar seu HD e conectá-lo como escravo no micro de algum colega ou parente que, de preferência, tenha gravador de DVD e um bom espaço sobrando no HD. Se o sistema dele for Windows (como foi no meu caso), não vai haver reconhecimento das partições do Ubuntu. Então você reinicia o computador dessa pessoa com o live-cd do Ubuntu, vai pro terminal e digita "sudo nautilus". O nautilus vai iniciar como root. No painel "locais", deve aparecer o seu HD. Dê dois cliques nele pra que seja montado em /dev. Vá para a pasta do sistema e acesse a pasta dev/nome_do_seu_HD. Agora, no seu HD, navegue até a sua home. Depois, acesse o menu "Ver" > "Mostrar arquivos ocultos". Copie absolutamente tudo o que estiver na sua home e cole no HD do computador do seu colega (certifique-se de que ele tem espaço suficiente para isso). Depois que terminar, reinicie o computador do seu colega, retire o live-cd pra o Windows iniciar normalmente, grave a sua home num DVD, retire seu HD e leve de volta pra você poder formatar. Depois de formatar e reinstalar o Ubuntu, entre no Nautilus como root e copie tudo do DVD dentro da sua home (lembre-se que o nome da sua home deve ser exatamente o mesmo de antes). É só reiniciar o X e você verá que pelo menos o seu tema vai estar de volta. Aí é só seguir aquele processo: reinstalar os programas (que voltarão a iniciar com as suas configurações), fazer as atualizações, etc. Ufa!

Uma outra alternativa é você reinstalar o Ubuntu a partir do computador do seu colega mesmo, tomando cuidado para não formatar o HD dele! Nunca tentei isso não, mas acho que dá certo. Agora, se for pra ter segurança mesmo, é melhor retirar o HD e levar de volta pro seu micro.

Com o Ubuntu ajeitado, você pode partir depois para a reinstalação do Windows. Vai perder o grub, mas isso é contornável. É só pesquisar aqui pelo fórum que você acha a solução.

É isso. Espero que você tenha sorte na sua empreitada, com ou sem formatação.

Abraço.

Shakmatton

Vinicius, obrigado por responder, cara. Realmente esse problema parece cada vez  mais sem solução, ou melhor, parece cami nhar para uma única solu ção... a formatação...

pra mim tudo o que vc disse aí é arriscado pois eu já tive um problema estranho com minha máquina (até che guei a com entar aqui), mas não tinha nada a ver com o problema atual,   era mais pra hardware a coisa toda (eu fiquei lá tirando e botando memórias, cab os, fontes, etc... nunca descobri o problema, pois voltou a funcionar sozinho o cpu ... desde então eu ligo lá com a certeza que se eu m exer, ou seja, se eu abrir o gabinete, essa "estabilidade mágica" pode acabar, aí mesmo que estivcese com meus  2 SOs funcionan do normalmente, o computador não ligaria... enten deu agora  o risco de tentar realizar este procedimento ? )

Ontem eu coloquei na min ha máquina com             o problema Win/Linux                 defeituosos o live-cd do ubun tu. Foi só pra ver se sei lá, de repente batia uma i déia diferente , tentei ver alguma coisa com m an -k fsck ou ext3 ou qualquer coisa assim... vi algun s coman dos que m ais tarde tentaria (sem sucesso, dava a mesma mensagem.. invalid naoseiquelah ELF header).

Agora lendo isso,  lembro que tinha lá (via live-cd) o File System, Floppy, etc,... e tinha  um tal de disk, (achei que  tinha um pen drive espetado na máquin a, mas não, era algo que era praticamente o mesmo que o File System, só que no FS aparecia os tais arquivos libblkid.so da vida como aplicação desconhecida - não podia abrir - e no disk,  esse mesmo arquivo tinha forma definida - tentei abrir mas ficou eternamente ali, tentando, aí eu desisti e saí...). Mas o que eu estou desconfiado, agora que vc disse, é que, se o live-cd do ubuntu detecta o que tem n o resto do hd, será que por algum motivo ele poderia ter detectado esse disk na minha máquina como algo que eu já poderia pegar  e  mandar direto para um pendrive ?

Esse negócio de mandar hd de um lado para outro, prim eiro eu tenho que dominar esses conhe ci mentos de hd master e slave (como fun ciona, como fazer, etc), pois nunca fiz nada do tipo antes... a máquina que estou usan do agora é a do meu irmão, tem gravador de DVD e tem windows e linux, como a minha aqui tamb ém...
Penso qeu  pra formatar tudo, melhor seria usar o live-cd do ub un tu, pedir para instalar, e na hora de particion ar, mandar deletar tudo... depois sair da insta lação deixando a máquina "lisa", sem SO nenhum, entendeu ? Aí  eu pegaria meu cd do XP (Service Pack 2), instalaria o win dows, e depois pegaria o live-cd do ubuntu, criaria minhas novas partições / e home (na minha máquina era tudo na partição raiz, não tinha home... acabei pagan  do ca ro por isso...), instalaria o linux,  (o grub já é configurado neste processo automa ticamente, certo ? ) e pronto, começar a correr atrás dos prejuízos (surge a oportunidade agora de ver o tal do enlightenment 17)... Pior vai ser  con figurar a internet, no com eço foi um inferno, meu modem só é compatív el com um certo pacote, e umas certas m anhas... mas enfim..

Bom, eu que ria saber se é possível eu fazer a recuperação dos dados                   desse jeito que falei, e queria tamb ém saber se daria pra fazer a reinsta lação dos 2 sistemas do modo como descrevi agora...

No mais, obrigado, cara. Quan to ao problema i nicial, dos invalid ELF headers , a tendência é que seja algo muito técnico mesmo (pelo menos é o que  me parece), talvez fosse o caso de mandar este tópico  para outro lugar mais específico, com mais chances de ser respondido e o problema solucionado...  Como n ão tiv e resposta , acabei deixando aquio, mas qualquer sugestão é bem vin da...

Ob rigado.

Shakmatton

hoje, mais tarde, tentei o live-cd, e realmente , o tal disk referia-se à minha unidade , e com isso, pude fazer (ten tar) fazer backup da minha pasta home... mas ao tentar visualizar o sda1, ficava tudo em branco, como se não existisse nada lá...

Parece que não há muito o que fazer a não ser deletar.. pensei em fazer ali mesmo , aproveitando que tava com o live-cd lá, para remover as partições... mas ainda teimo em tentyar achar algum a coisa ( ima gino que se n ão tivesse acontecido o que aconteceu em relação ao windows, teria até uma boa chan ce de recuperar in tegralmente meu hd... uma pena mesmo.)

Como no úl timo post, repito a pergu nta...

Posso apagar tudo para depois instalar o windows, e a seguir, o ubun tu (e consequentemente, o grub) ?
O live-cd pedia, na hora da instalação, que vc realmen te crie uma partição... pensei em criar uma partição m ínima para swap, depois instalaria o win dows, e depois o linux, com o grub corretamente jun to. Mas e sobre essa partição swap ? Poderia criá-la (acho que ela fica logo no com eço) sem medo de que o win dows ficasse em "segun do lugar", digamos assim, visto que preferencialmente ele deve ser colocado em prim e iro lugar, com o  todos dizem ?

Ob riga do.

vinicius_aleao

Quanto à reinstalação, você está certo. Se é pra ficar com dual-boot, instale primeiro o Windows e depois o Linux, e você não terá problemas com o grub.

Quanto ao swap, eu não sei se entendi qual é a sua dúvida. Você está falando da posição da swap, é isso? Se for, eu li por aí que o ideal é que ela fique entre o "/" e o "home". Então você, primeiramente, formata tudo pelo cd do windows, criando já duas partições. Depois que o windows estiver instalado, você põe o live-cd do Ubuntu, manda instalar e, na partição vazia, faz um novo particionamento, agora em três partes: o "/", o "swap" e o "home". Ou seja, no final você terá um HD "tetrapartido". É interessante que seja assim porque, se você voltar a ter problemas com o linux e precisar formatar, o fará apenas no "/", sem risco para os seus arquivos e configurações.

Bom, se você acha que formatar tudo e ter que começar tudo do zero é menos mal do que tentar fazer um backup -- nem que pra isso tenha que levar o HD pra outro lugar --, vá em frente. Mas você não sabe a alegria que me deu quando eu tive um problema parecido com o seu e pude recuperar o meu sistema rapidamente, sem precisar reconfigurar tudo!  ;D Mas eu entendo perfeitamente o seu medo, eu também tremi nas bases quando tive que fazer isso.

Boa sorte, cara, espero que dê tudo certo.

Shakmatton

Obrigado de novo por responder, cara. Realmente, não tenho muito tempo nem disposição ($) para resolver isso com 100 % de "recovery" dos dados, visto que não vou perder muito em quantidade, mas ainda assim realmente há uma perda significativa...

Hoje, conversando com um colega, ele me disse mais ou menos isso que vc falou... mas eu tentei fazer o boot pelo cd do windows (até para tentar isso mesmo, formatação pelo cd do windows) e nada, ia direto pra tela do grub, e ao escolher iniciar pelo windows, mandava eu pressionar 'r' na primeira tela. Mas aí acontecia o que te falei. Esse meu colega disse que poderia ser meu cd do windows (reconheço que é antigo, mas não acho que a minha cópia do xp Service Pack 2 esteja causando o problema.) Até porque pelo live-cd do ubuntu, ele reconheceu meu hd, só não enxergou nada quando quis ver o sda1... Fiz a cópia da pasta home para um pendrive, algumas coisas não puderam ser lidas (provavelmente tinham alguma ligação com o windows, sei lá).

Esse meu colega disse pra desinstalar pelo cd do xp, criar uma partição pro xp, outra pra minhas coisas, depois uma partição pro ubuntu, que por sua vez criaria um home, o / e o swap. Bom, com o problema do windows, ou eu arranjo um outro cd do windows xp, ou tento desinstalar pelo live-cd do ubuntu. Nele, peço pra instalar ubuntu, e lá, formato/excluo todas as partiçoes, deixando o hd "liso". Mas o cd pede (e faz sentido mesmo) que vc instale alguma coisa que seja, aí eu pensei em fazer logo a partição swap, que não é nenhum sistema operacional, então minha teoria é que mesmo que houvesse conflito com o windows (pois todos falam que deve-se instalar o windows primeiro, ele tem que estar na primeira partição, não é isso ?), este "passaria por cima" do swap criado. Isso faria o windows ser instalado (primeiramente eu pensei em apenas instalar ele no hd todo, depois com o cd do ubuntu eu reparticionaria, aliás o cara até me deu a dica do partition magic, parece fácil, vou dar uma olhada depois, embora no cd do ubuntu já exista um particionador não tão confiável assim como disse, mas imaginei que como não teria mais dados relevantes devido a formatação, então não haveria problema.) . Depois iria com o ubuntu e particionaria tudo (grub instalado corretamente, por exemplo - acho que não preciso me preocupar com o grub se instalar os SOs nesta ordem...).

Bom, a dúvida era aquela, se o swap sendo instalado primeiro, o windows vai chiar ou não, se eu posso criar uma partição separada do windows, uma só minha chamada "stuff", enfim, que eu pudesse pôr minhas músicas, minhas imagens e saves, sendo que os 2 SOs enxergariam esta pasta (pasta esta similar à um apasta home do ubuntu, que seria criada em separado... no caso teria 2 pastas pessoais, a stuff e a home), e queria que o windows e o ubuntu enxergassem estas pastas normalmente, sem ter que me preocupar em deixá-las como FAT ou outros formatos de sistemas de arquivos... imagino que fique estranho (talvez prejudique a velocidade, ou a compatibilidade para leitura, bom aí não sei, mas imagino que o melhor deva ser deixar todas as partições como ntfs - e me refiro às partições windows...)

Enfim, é isso. Se conseguir solucionar esta dúvida, aí então estarei mais sossegado para voltar a usar minha máquina com segurança (esse episódio vai servir de lição para finalmente deixar meu hd muito bem particionado.)

E desculpe aí pela insistência, é que sou novato em assuntos de hd também, aí não tem jeito...
Obrigado desde já.

vinicius_aleao

Cara, eu acho -- muito embora não tenha certeza -- que instalar o Windows depois do Ubuntu não quer dizer que ele vá para a primeira partição, não. Se, por exemplo, você formatar pelo live-cd do Ubuntu e fizer quatro partições -- uma swap, uma home e uma "/", as duas últimas em ext3, e uma quarta partição vazia em ntfs, nessa ordem --, eu imagino que o cd de instalação do Windows reconhecerá apenas a partição vazia, que está em ntfs. A instalação do Windows iria, portanto, para a quarta partição, e não pra primeira. Eu só não tenho como lhe garantir isso porque, quando eu usava dual-boot, eu sempre formatava pelo cd do Windows, criando duas partições, para depois instalar o Ubuntu na partição vazia, subdividindo-a antes em três novas partições ("/", swap e home, nessa ordem).

Quanto à criação de uma partição central (a que você chamou de "stuff") para ser acessada por Ubuntu e Windows, eu considero desnecessário, e vou dizer por quê. Eu já fiz isso da primeira vez que coloquei dual-boot, e eu não gostava nada da idéia dos meus documentos ficarem separados dos meus arquivos de configuração. O problema é que, para você ter certeza de que você não vai perder nem os seus documentos, nem os seus arquivos de configuração no caso de uma formatação, você teria que ter uma partição para o "stuff" em ntfs para os seus documentos e uma outra para a sua home. Ou seja: já vamos para uma quinta partição ("/", swap, home, Windows e "stuff"). E acredite em mim: a não ser que o seu HD seja bem grandinho, falta espaço. Aqui em casa, chegou um momento em que, juntando todas as partições, eu tinha uns 20GB livres (em um HD de 80GB), mas eles estavam espalhados entre elas, de modo que eu tinha pouco espaço em cada uma. Foi então que eu encontrei a solução...

Sem querer, aqui pelo fórum, li Cicampos (acho que foi ele) dizendo que existe um programa pra Windows que faz com que o sistema reconheça e escreva em partições Ext3. Formatei novamente o computador, eliminei essa partição "stuff" que eu tinha, coloquei tudo na minha home (que ficou bem maior, graças à essa eliminação) e instalei o tal programa no Windows. E não é que deu mais do que certo? No Windows Explorer, eu acessava tranqüilamente, modificava e salvava os meus documentos presentes na minha home do Ubuntu. Quando ia pro Ubuntu, estava tudo lá, com as modificações que eu havia feito. Foi uma glória! Aí vai o link: http://www.fs-driver.org/. Até onde eu sei, o programa é bastante robusto, sem grandes chances de danificar seus arquivos. Mas se, mesmo assim, você tiver medo e quiser fazer sua partição "stuff", a única recomendação que eu posso fazer é que você pense bem no espaço que vai reservar pra cada partição, pra não ficar apertado depois.

De qualquer forma, eu acho que você deve fazer um teste com outro cd do Windows pra formatar por ele, e só depois instalar o Ubuntu. Evita maiores dores de cabeça.  ;)

Qualquer dúvida, posta aqui que a gente conversa.

Abração e boa sorte.

Shakmatton

Ok...  vi o  seu link...

Queria saber se vc já teve algum  problema mais sério com esse  programa p/ win dows... pelo que eu vi rapidamente, qualquer crash nessa partição, que embora seja um ext3, será montada como ext2, ou seja , sem suporte a journaling, então, quando dá crash aí, leva horas pra vc resolver isso (tem que usar o e2fsck, não é?), aí seria o caso de procurar um programa sim ilar para poder fazer o win dows e o lin ux trabalharem acessan do a hom e ?

Bom, eu queria m esmo instalar o windows prim eiro, depois o linux... aqui eu tinha um cd do windows 98 e um cd de atualização do xp (para Ser vice Pack 2), razão pela  qual não estava "in stalan do o windows xp", como achava que era este cd...

Vou ver isso tudo com calma, enquan to trato de arranjar um cd de xp...
Respondo dizendo os resultados/dúvidas..

Obriga do. Valeu mesmo cara.

vinicius_aleao

O tempo que eu utilizei o programa indicado, não houve absolutamente nenhum problema. Abria, salvava, apagava arquivos, o que quisesse.

Concordo com você que o ideal é que você conseguisse iniciar a instalação pelo CD do Windows. Mas se não der...

Ah, e disponha sempre!  :D

Abraço e boa sorte!

Shakmatton

B om, fiz  lá tudo... O resultado não foi muito anima dor...

Fiz as  4 partições, mas m eu windows tá entrando com a conta administrador, não consigo deletá-la, não consigo ter aquela tela de seleção de usuários porque depois do logoff o administrador some, ficando os outros usu ários (não have ria prob lema, porém  sempre entra direto pela conta do administrador, eu poderia usá-la como mionha conta padrão, mas depois do logoff ela some, o que me obriga ria a ter 2 contas personalizadas para mim (1 para administrador e outra originalmente mi nha  mesm o))

O  windows agora enxerga minha partição /home,  que tem ne la minhas coisas (incluindo minha pasta Stuff), mas não testei ainda escrever n ela pelo windows... e cheguei a iniciar o windows, ele travou, tentei pelo linux, ele acu sou 0,2% de erro não-contíguo, mas  consertou com fsck na partição / e na /home, e por enquanto párece que tá tudo bem, as letras dos volumes eu deixei como C, X e Y, sendo que a X representa o linux, que não me interessa que o windows a enxergue, por  isso deixei <none> como rótulo.

O pior é que tenho net discada, então vou ter que baixar  tudo de novo pro meu ubuntu, beeem lentamente...
No computador que estou tenho algumas coisas  na cache (/var/cache/apt/archives), mas não sei como nem onde pegar os pacotes (só encon tro os mais recentes... o pacote com amarok, kaffeine,  audacious, plugins diversos, estes não faço idéia de onde estão), aí fica mais difícil resolver a vida, já tentei usar aquele APTonCD , mas ele parece meio estranho, na hora de pedir para grav ar, não acon tece nada (na opção de escolher Sim ou Não), acaba só gravan do a imagem, e clicando nela, demora pra acontecer  qualquer coisa... e mesmo que tudo isso que falei tivesse dado certo, como faria para colocar na minha máquin a os pacotes, funcionando corretamente (tentei fazer m anualm ente a instalação do pacote Dia, mas na minha máquina acabou dando um erro doido lá...) ?

En fim, acabe i descobrin do que meu leitor de  dvd não anda muito legal (desconfio que m eu hjd est eja  um pouquinho chumb a dode bad vlocks tamb ém...), certas mídias de cd ou dvd não rodavam algumas vezes em certos SOs...

Isso tudo me deixou desanimado, frente a lembran ça de como tava meu computa dor antes de tudo acon tecer... b om,  só preciso do windows pra jogar, então não mem   im porto se tiver versões mais an tigas  do windows m e dia player, excel e word... mas seria  bom se na hora de iniciar o win dows ele desse a opção de escolher o usuário que vc quer entrar (acho que a conta de Administrador nem deveria estar lá... como fazer para retirá-la, já que                                                tentei sem sucesso de todas as  formas possíveis em Pain el de Cont role > Contas de Usuário resolver esse problema tentan do excluir                                 a conta do Administra dor através da m inha conta - que tem privilégios de adm inistrador ? Na conta do Administrador não há nenhuma opção de excluir conta, n ão importa a conta que vc esteja logado...)

Tá tudo giran do em         torno do win dows,  vou procurar alguma coisa na net, mas se vc  souber de algum link, ou se                                                                   es se problema for realmente bem mais comukm do que se imagina, por favor, poste aqui como fazer,                                              tenteide tudo o que é jeito e nada...

Ob ri gado de novo.

vinicius_aleao

Opa, Shakmatton, desculpa a demora!  ;D

Bom, parece que pelo menos a situação do Ubuntu se resolveu, né? Sei que você vai sofrer ainda pra reconfigurar tudo, mas paciência... Se serve de consolo, no caso de você precisar de nova formatação, suas configurações não vão mais se perder, porque sua home está separada.

Quanto ao Windows... Cara, não tenho como lhe ajudar muito não. Primeiro porque, quando eu usava, eu sempre resolvia os problemas com formatação -- nem que fosse uma após a outra -- e segundo porque já faz um bom tempo que eu não uso Windows, então só olhando pra relembrar "o caminho das pedras".  ;D

Já tentou desfragmentar o Windows? Demora pacas, mas talvez o desfragmentador encontre erros e corrija... Na dúvida, procura algum fórum pra Windows e fala do teu problema, é possível que alguém te ajude.

Boa sorte, e qualquer coisa entra em contato!

Abraço.

Shakmatton

Olá Vinícius. Este é provavelmente meu último post aqui.

Bom, depois de sofrer muito, consegui resolver os problemas aqui (repare que estou digitando com um teclado de qualidade muito superior, heheh)...

Infelizmente, não aguentei ficar perdendo meu tempo com tudo isso, precisava muito usar os 2 SOs, então decidi formatar tudo (fiz isso umas 2 vezes ao total) e ficar apenas com as 3 partições (swap é a terceira), e viver fazendo como no windows, ou seja, fazer backup regularmente...

Não perdi muita coisa, então o trabalho está mais pra reconstruir a casa. Já tenho o windows rodando legal , linux idem, mas pra esse último falta ainda organizar tudo. E é aí que está meu problema.

Pra fazer backup no windows é bem fácil, já no ubuntu pra mim é uma caixa preta... Baixei uma vez em outra cpu o APToncd mas não entendi/não consegui utilizar direito ele... Peguei no pendrive a minha antiga home mas não sei se tem algum efeito apenas copiar normalmente para minha atual home...

Ou seja, vou ter que baixar tuuudo de novo, amarok, plugins, compiz config, emerald, via net discada... terrível, sim, mas se soubesse como fazer backup corretamente destes programas (que não sei porque motivo só os mais recentes destes aparecem no diretório onde tem apt-get) talvez não tivesse tanto problema. Penso que isso não deve ser impossível, e para não ter problemas (já que teria que fazer backup mesmo) acabei não separando a home do linux.

Também desconfio de bad blocks no meu hd (imagino que não haja conserto para isso... após uma das formatações deu uns erros estranhos de bad blocks não-contíguos, aí no ubuntu tinha o fsck testando a partição home e a partição linux, então resolvi formatar de novo...) e meu leitor de dvd tava meio "cabreiro", queria formatar e não conseguia porque o drive de dvd nem dava sinal de vida, aí não quis arriscar muito depois de quando ele finalmente conseguiu ler. Ou seja, levando tudo isso em consideração, deixei com 3 partições mesmo, e vamos seguindo com backups mesmo... pra ambos os sistemas...

Enfim, como disse, tudo bem, embora ainda esteja postando esta mensagem do windows.
Pra conseguir fazer o mesmo pelo ubuntu, só pegando na net um certo driver milagroso pro meu modem, mas se eu fiz isso uma vez, com certeza vou conseguir fazer de novo (estou baixando-o agora mesmo). Vou dar uma olhada com calma pra ver o que eu aprendo sobre backup de arquivos e também de programas (e também sobre transmissão de dados através de mídias comuns, como pendrives ou cd/dvd, de um computador para outro) no ubuntu.

É isso aí. Obrigado mais uma vez por ler todos os posts horríveis (pelo menos este último está mais civilizado).

Valeu !

vinicius_aleao

Quanto ao backup que você fez da sua home, se você tiver copiado inclusive os seus arquivos de configuração (que são pastas ocultas iniciadas por um ponto, por exemplo, ".amarok", ".amsn", etc.), pode jogar tudo de volta na sua nova home que as configurações específicas que você tinha feito de cada programa vão voltar, desde que, como eu disse, você tenha o mesmo nome de usuário de antes. Pode ir sem medo.

Boa sorte, cara! Se precisar, é só postar!  :)