Linux, i'm back! Agora, qual distro usar??

Iniciado por Razien, 20 de Março de 2008, 12:33

tópico anterior - próximo tópico

Razien

Fala galera ^^

To voltando pro mundo linux, aconteceram algumas coisas que não necessitam ser mencionadas aqui, e estou me preparando para voltar pro linux e seus trezentos sabores diferentes.

Tenho aqui em casa o 7.04, e o fedora 8, e gostaria da opinião de vcs sobre qual dos sistemas devo instalar. ou se é melhor baixar e instalar o ubuntu 7.10.

O 7.04 vai ter uns 300mb de atualização, o que me faz pensar umas 30x antes de querer instalar ele denovo. O Fedora eu vi que é bonitão e usa gnome que eu gostei bastante, mas não conheço aquele padrão rtm ou sei la oq.  E o 7.10 parecia ser bem bugado no começo não sei como anda agora =p

A config do meu pc é essa:

Celeron 1,30 Ghz
392 RAM (video onboard de 32 no momento, não sei se vale a pena ficar com tudo isso ou só 8 )
Dois HD's IDE de 20gb cada
Um monitor super hiper mega ultra dark, que precisa ser trocado urgentemente.

Eu sei eu sei, pc bem velhinho, mas ele ta aguentando bem ^^
Então qual dos sistemas vcs recomendariam??

Uso esse pc mais para ver videos online, estudar apostilas (to tentando aprender CSS e etc) e edição de imagens, mas com esse monitor é quase impossivel.

Por enquanto é só pessoal ^^
Obrigado pela ajuda
yari yari...

ins3rt c0in

Bem vindo de volta Razien!

Entendo sua animação, mas poderia pedir pra usar um título mais explicativo sobre sua dúvida? É interessante para quem está vendo os tópico para responder as dúvidas que já saibam do que se trata antes de entrar no tópico.

Sobre sua questão, acho que o Xubuntu seria a melhor opção. Por mais que seu computador aguente instalar o Ubuntu (pelo altarnate CD presumo) não deve ficar tão bom quanto o xubuntu.

Outra opção, que não seria o caso, na minha opnião, é usar distribuições para micros mais modestos. Há vários tópicos sobre esse isso aqui no fórum se tiver interesse.

Enfim, acho que tanto o 7.04 quanto o Fedora não lhe darão o mesmo benefício do Xubuntu.

-.-

com certeza xubuntu,pois o fedora consume MUITA ram mesmo.

tambem pode ser o Geubuntu que é um ubuntu com gnome-panel e E17 que é muito bonito...

[ ]'s
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

Razien

Ahh sim, titulo editado ^^

Nem lembrava do xubuntu, cheguei a instalar ele uma vez (enquanto usava o ubuntu) e realmente é bem mais leve.

O pc aguenta sim, e o desempenho era basicamente o mesmo de quando se usa o XP.

O que vai mudar no xubuntu é só o consumo de ram né? Pq os programas e pacotes disponiveis vão ser o mesmo certo?

Fui procurar o Geubuntu, ele agora eh openGEU mas é bem bonitinho, só por ter uma dock eu ja dou uma chance pra ele (as unicas que achei pro linux precisa de placa 3d x.x)

E o 7.10 ta tranquilo pra usar agora? Não vou ter muita dor de cabeça com ele? ^^ Por que eu ainda sou um iniciante no mundo linux hehe
yari yari...

ins3rt c0in

Razien,

Já é pôr do sol para o 7.10. Está para sair a versão 8.04 que será LTS e pretende ter uma grande estabilidade.

Quanto ao Xubuntu, nem todos os aplicativos são iguais, alguns como o nautilus são substituidos por outros mais leves. Mas como a biblioteca é GTK você pode instalar todo que desejar.

Razien

Eu tava pensando nisso agora, logo logo sai o 8.04 e eu instalando o 7.10.

Não sei se espero pela versão estavel do 8, quando o 7.10 saiu só tinham problema com ele =p
Além disso pode ser mais um mes inteiro até sair essa versão. De qualquer forma, da pra instalar esse 7.10 e depois atualiza-lo quando sair a versão nova certo?

Se da pra instalar qualquer programa blz, mas vou fazer o possivel pra me manter nos programas "originais" dele. (pensando no que pode substituir bem o amarok...)
yari yari...

Kamei Hyoga

Citação de: ins3rt c0in online 20 de Março de 2008, 14:41
Bem vindo de volta Razien!

Entendo sua animação, mas poderia pedir pra usar um título mais explicativo sobre sua dúvida? É interessante para quem está vendo os tópico para responder as dúvidas que já saibam do que se trata antes de entrar no tópico.

Sobre sua questão, acho que o Xubuntu seria a melhor opção. Por mais que seu computador aguente instalar o Ubuntu (pelo altarnate CD presumo) não deve ficar tão bom quanto o xubuntu.

Outra opção, que não seria o caso, na minha opnião, é usar distribuições para micros mais modestos. Há vários tópicos sobre esse isso aqui no fórum se tiver interesse.

Enfim, acho que tanto o 7.04 quanto o Fedora não lhe darão o mesmo benefício do Xubuntu.

Athlon XP 1600
757,4 RAM
20 GB HD

uso o Ubuntu 7.10 sem problema nenhum e antes estava com 384 de RAM e tmb não tinha nenhum problema, com compiz ativado e tudo. Não precisa usar Xubuntu, necessáriamente.

OBS.: só tenho, no momento, 690 MB de HD livre!!! O Sistema roda perfeitamente, sem travar nada.

flsantos

Citação de: Razien online 20 de Março de 2008, 15:51

Fui procurar o Geubuntu, ele agora eh openGEU mas é bem bonitinho, só por ter uma dock eu ja dou uma chance pra ele (as unicas que achei pro linux precisa de placa 3d x.x)

Pelo menos a cairo-dock e a AWN funcionam também com o xcompmgr, chupam é ram.
O meu é um celerom 1500mhz com 512 de ram e com uma placa da tanga da sis. Claro que não dá para rodar o compiz, mas para a dock serve perfeitamente.

Razien

A dock eu não preciso não, é só que fica bem bonito pro desk ter uma =p

Baixei o Xubuntu 7.10 e ja começaram as dores de cabeça antes mesmo de instalar...
(Se for melhor montar outro tópico eh só dizer)

Eu primeiro gravei num cd comum, e quando mandava iniciar o xubuntu ele começava a carregar e depois vai pra uma tela de erro - busy box versão num sei oq -

Depois fui conferir o md5, e tava tudo vermelho no cd (se eu conferi certo usndo o programa no windows) Dai gravei em um regravavel pra nao perder mais uma media a toa. E agora aparece tudo certinho no md5 mas ainda tem a mensagem de erro. Alguem pode me ajudar?? x.x
yari yari...

boi

Eu não recomendaria nenhuma versão do Ubuntu para micros mais modestos, nem mesmo o Xubuntu. A minha preferida para esses micros é o Zenwalk, também baseado no XFCE, mas bem mais leve. O Fedora, fiquei usando por um tempo o 8, e aquilo ali é péssimo, pesadão e ainda mais bugado que o Ubuntu. Não recomendaria para ninguém, mesmo que tivesse um computador parrudo. Para micros mais lerdos então, nem pensar. Outra opção razoável é o PCLinuxOS. Não é tão leve, mas para o seu PC deve dar. A versão principal é com KDE, mas existe uma versão alternativa com Gnome.
Só que uma coisa que você tem que ver é a sua placa de vídeo onboard, que você não disse qual é. Dependendo da placa você pode ter problemas.

Razien

A placa de video é uma sis630

Eu gostei do ubuntu quando usei ele aqui, o xubuntu fica bem rapido e funcional. O problema mesmo ta sendo fazer esses CD's funcionarem. como eu disse aparece uma mensagem de erro com o começo sendo BUSY BOX seguido do número da versão e um texto falando sobre digitar help.

Até baixei o ubuntu 7.10 normalzinho pra instalar, mas ta aparecendo a mesma coisa durante o boot do cd. E eu não vou arriscar perder mais um cd o.o

a mensagem que aparece é nesse estilo (não exatamente a mesma)
Busybox v1.1.3(Devian 1:1.3-2ubuntu3) Built-in Shell (ash)
Enter 'help' for a list of built-in commands.
#

*procurando uma solução no google*

EDITANDO:

Essa versão zé mané do 7.10 não quer trabalhar com meus hd's, quando eu desligo eles, o live cd aparentemente ta entrando normal (eu ja perdi toda a paciencia pra fikar vendo se vai corretamente ou não). Mas quando eu ligo ambo os HD's vem o problema da busybox, pra contornar isso, acrescentei a linha de comando "all_generic_ide" assim não tenho o problema da busybox, mas o sistema continua não entrando.

Agora ele começa a carregar tudo bonitinho, e aparece uma box dizendo que não reconheceu o video e resoluçao do monitor, e ta funcionando em low graphic mode. Eu digo tudo bem e mando continuar, mas não acontece nada. ou vai para uma tela preta sem fazer nada, ou volta para os textos seguidos de [ok] e fica la sem fazer nada.

O pior de tudo é saber que o 7.04 funciona normalmente, que tipo de sistema regride ao lancar uma atualização?? ¬¬

PERGUNTA: Se eu baixar o alternate do ubuntu, vai funcionar melhor? sem esse monte de erro fresco e estupido?

(é eu to irritado u.u)
yari yari...

boi

A minha sugestão é usar mesmo a 7.04, pelo menos até sair uma nova versão. A 7.10 é péssima, é uma versão para ser esquecida. Dizem que melhora com as atualizações, mas o problema é que para atualizar tem que instalar primeiro.
Quanto à placa de vídeo, pode ser que você tenha algumas dores de cabeça com ela. As placas da Sis não são muito bem suportadas no Linux. Idem com o chipset, pode ser que você tenha alguns problemas de compatibilidade. Mas aí só instalando para ver como fica.

ins3rt c0in

Citação de: Razien online 20 de Março de 2008, 23:31
PERGUNTA: Se eu baixar o alternate do ubuntu, vai funcionar melhor? sem esse monte de erro fresco e estupido?

O problema do Alternate é que você só descobre se funcionou depois que ele está no sistema.

Infelizmente não sou um bom paradigma para dizer se uma versão do Ubuntu está boa ou não. Meu computador é bem compatível, então todas as versões rodam perfeitamente aqui.

Ma eu concordo com o "boi", se não está dando certo com o Xubuntu é melhor esperar sair o 8.04 que esta a um mês do lançamento. Infelizmente não posso te garantir que vá funcionar com você porque como eu disse, meu computador é totalmente compatível. Mesmo assim posso dizer que aqui está muito bom. As versões de teste estão mais leves e muito estáveis.

Razien

O que me deixa irritado, é saber que com o 7.04 ele reconhece numa boa, e depois de uma atualização ele resolve ser chato e não ligar por causa dos meus HDs?? isso chega a ser ridiculo =\

Mas..tudo bem, acho que vou esperar o 8 sair, torcer pra ser um trabalho bem feito e principalmente torcer pra que volte a funcionar com meu pc u.u

Vlw pela ajuda galera ^^
Se quiserem trancar o tópico, acho que não ah mais nada a se fazer por aqui.

Nota pessoal: " Quando penso em voltar pro ubuntu, ele me apronta essa x.x"
yari yari...

clcampos

Citação de: boi online 21 de Março de 2008, 13:31
A minha sugestão é usar mesmo a 7.04, pelo menos até sair uma nova versão. A 7.10 é péssima, é uma versão para ser esquecida. Dizem que melhora com as atualizações, mas o problema é que para atualizar tem que instalar primeiro.
Quanto à placa de vídeo, pode ser que você tenha algumas dores de cabeça com ela. As placas da Sis não são muito bem suportadas no Linux. Idem com o chipset, pode ser que você tenha alguns problemas de compatibilidade. Mas aí só instalando para ver como fica.

Nunca tive problemas em nenhuma instalação do 7.10.

Sei que muitos tiveram, e até onde li foram principalmente os usuários de placas gráficas ATI, mas trabalho com ele sem problemas aqui em casa, e no trabalho de forma rápida, e ocupando menos recursos que o Feisty.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!