Impressora Multifuncional

Iniciado por werez, 19 de Março de 2008, 13:27

tópico anterior - próximo tópico

werez

Estou com um problema, na rede com um impressora HP PSC 1315.

Ela está instalada num pc com Win XP e eu tento mandar do Ubuntu pela rede, a impressora recebe o sinal, só que ela não imprime, como se entrasse em falha, testei a impressora localmente e em outro pc com windows e funcionou... esse problema teria alguma solução??? ???
Ubuntu 9.04
Service Tag - Blog

csat

Citação de: werez online 19 de Março de 2008, 13:27
Estou com um problema, na rede com um impressora HP PSC 1315.

Ela está instalada num pc com Win XP e eu tento mandar do Ubuntu pela rede, a impressora recebe o sinal, só que ela não imprime, como se entrasse em falha, testei a impressora localmente e em outro pc com windows e funcionou... esse problema teria alguma solução??? ???

Já pesquisou no Google?  Está =>aqui<=

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

werez

Velho já tinha visto e não ajudou em nada... deu uma boa procurada antes de vir aqui... to meio que em ultima opção ^^
Ubuntu 9.04
Service Tag - Blog

csat

Citação de: werez online 20 de Março de 2008, 01:59
Velho já tinha visto e não ajudou em nada... deu uma boa procurada antes de vir aqui... to meio que em ultima opção ^^

Sugiro a você, também como usuário pesquisador que, nas próximas mensagens perca um tempinho informando tudo que você fez, sites que pesquisou, tentativas com sucesso e sem sucesso pois, assim, facilita quem quer e pode te ajudar.  Falar que no Windows funciona realmente ajuda um pouco mas não é termo de comparação.  Lá, naquele ambiente, quase tudo funciona, inclusive os problemas de virus e trojans.    ;D ;D

PS.  Última opção para nós quase não existe face as infindáveis e possíveis soluções sobre o Linux.   ;)

Csat (Ubuntu 8.04)

werez

Bom, o que consegui foi que. A impressora se colocada local no Ubuntu funciona, se for mandado de outro pc com windows para ela que está instalada no Windows também funciona.

E meu problema não é única e exclusivamente com essa impressora em questão, e sim com quase todas que são ligadas em USB no Windows. As lpt vão tranquilo. Penso que pode ser um problema ou de driver ou do cups.
Ubuntu 9.04
Service Tag - Blog

csat

Citação de: werez online 26 de Março de 2008, 13:48
Bom, o que consegui foi que. A impressora se colocada local no Ubuntu funciona, se for mandado de outro pc com windows para ela que está instalada no Windows também funciona.

E meu problema não é única e exclusivamente com essa impressora em questão, e sim com quase todas que são ligadas em USB no Windows. As lpt vão tranquilo. Penso que pode ser um problema ou de driver ou do cups.

Ok.  Eu tive uma impressora HP-1000 que tinha problema semelhante com a USB.  Ela só funcionava no Windows pois vinha com o driver específico.  No linux era uma luta.  Atualmente estou com uma HP-1022 que não tem mais problema de uso nem no Windows (claro, lá tem o driver do fabricante) e muito menos no Ubuntu que instala sem problemas.

Csat (Ubuntu 8.04)

jpzm56

No meu trabalho uso uma HP laser 1300, via rede,o ubuntu reconheceu na 1ª tentativa, imprime sem problema. Já com uma HP Office Jet j5780 foi um pouco mais complicado,mas também funcionou.

Acredito que você use uma rede com servidor samba, é isso?
Os sintomas que você descreve são iguais pelos que passei.
Se espetar direto no Ubuntu ele reconhece. Em outro computador com Win reconhece também.

Foi resolvido da seguinte maneira:
1º - Verifique qual o caminho que aparece para a conexão de outra impressora no seu gerenciador de impressora.
2º - Veja qual o caminho na sua rede até o micro que está conectado com a impressora que você quer instalar. Veja no micro com win o nome da impressora que você quer instalar.
3º - Vá na instalação de impressora e clique instalar nova impressora e clique no opção que aparece o samba digite o caminho para a impressora que você quer instalar. ( use o caminho da outra impressora como exemplo).Depois é só aproveitar.

Espero ter ajudado, acredito que seja alguma coisa com a conexão USB da impressora.
Bom, pelo menos funcionou para mim.

werez

Citação de: jpzm56 online 26 de Março de 2008, 20:43
No meu trabalho uso uma HP laser 1300, via rede,o ubuntu reconheceu na 1ª tentativa, imprime sem problema. Já com uma HP Office Jet j5780 foi um pouco mais complicado,mas também funcionou.

Acredito que você use uma rede com servidor samba, é isso?
Os sintomas que você descreve são iguais pelos que passei.
Se espetar direto no Ubuntu ele reconhece. Em outro computador com Win reconhece também.

Foi resolvido da seguinte maneira:
1º - Verifique qual o caminho que aparece para a conexão de outra impressora no seu gerenciador de impressora.
2º - Veja qual o caminho na sua rede até o micro que está conectado com a impressora que você quer instalar. Veja no micro com win o nome da impressora que você quer instalar.
3º - Vá na instalação de impressora e clique instalar nova impressora e clique no opção que aparece o samba digite o caminho para a impressora que você quer instalar. ( use o caminho da outra impressora como exemplo).Depois é só aproveitar.

Espero ter ajudado, acredito que seja alguma coisa com a conexão USB da impressora.
Bom, pelo menos funcionou para mim.

Opa, obrigado por tentar ajudar... mas eu instalo ela direto pelo CUPS e por samba mesmo, na linha smb://computador/impressora , pensei que poderia ser problema com o XP, de não imprimir por não ter usuario, dae mandei como smb://usuario:senha@computador/impressora, e acontece a mesma coisa o sinal chega a impressora, mas ela não imprimi, creio ser algum problema com o CUPS e a controladora USB do Linux, por que testei em umas quatro maquinas com ubuntus diferentes impressoras na rede, ligadas em USB no windows e todas deram a mesma coisa.

Abraços.
Ubuntu 9.04
Service Tag - Blog

semideiapnick

Werez,

Me tira uma duvida, voce ja conseguiu resolver este problema?
Nas versoes anteriores a 10.04 eu adicionava esta mesma impressora em questao, HP PSC 1315 via samba e mandava imprimir numa boa. Agora na 10.04 isso ja nao acontece assim.

-> No windows o driver utilizado é o do fabricante,
-> No Ubuntu não existe PSC 1315, então eu sempre usei PSC 1310.
-> Se ligar direto no Ubuntu ou Imprimir direto no windows ou até mesmo por outro desktop windows tudo funciona.

Alguem ja viu isso ai?!

zekkerj

Esse tipo de impressão é feito em 2 passos: sua estação manda a impressão pro cups, o cups manda pra impressora pelo samba.

Significa que vc precisa primeiro garantir que consegue acessar algum compartilhamento na rede windows, a partir do ubuntu.

Sugiro que vc comece testando exatamente a parte do Samba. O comando abaixo pode dar informações importantes:

smbclient -L //ip-do-micro-que-compartilha-a-impressora
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

semideiapnick

zekkerj,

Acredita que ainda tenho o mesmo problema com a HP PSC 1315?

Eu postei a duvida aqui e infelizmente não tive muito tempo para correr atras de solução. Eu percebi que se instalar um Ubuntu 10.04 do zero a impressora funciona, acredito então que seja alguma atualização que esteja interferindo. Infelizmente não posso fazer isso com meu desktop no momento.

Eu vi sua resposta agora pouco testei o comando "smbclient -L 192.168.0.188"  << ip do windows onde esta a impressora. Mais não consegui logar, engraçado que se logar usando: "nautilus smb://192.168.0.188" funciona.

Outro detalhe curioso é que eu consigo achar a impressora atraves daquela ferramenta chamada "printing" (meu ubuntu esta em ingles).

zekkerj

CitarAcredita que ainda tenho o mesmo problema com a HP PSC 1315?
Acredito sim, alguns problemas parecem ser tão ou mais persistentes quanto quem tenta resolvê-los.  :-\

CitarEu vi sua resposta agora pouco testei o comando "smbclient -L 192.168.0.188"  << ip do windows onde esta a impressora. Mais não consegui logar, engraçado que se logar usando: "nautilus smb://192.168.0.188" funciona.

Outro detalhe curioso é que eu consigo achar a impressora atraves daquela ferramenta chamada "printing" (meu ubuntu esta em ingles).
Interessante. O comando "smbclient" deve estar te perguntando um nome de usuário. Qual vc está usando?

CitarEu postei a duvida aqui e infelizmente não tive muito tempo para correr atras de solução. Eu percebi que se instalar um Ubuntu 10.04 do zero a impressora funciona, acredito então que seja alguma atualização que esteja interferindo. Infelizmente não posso fazer isso com meu desktop no momento.
Sim... diga aí: quando vc instalou o ubuntu do zero, como vc configurou o samba?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

semideiapnick

Zekkerj,

Primeiramente obrigado pela atenção, hoje quando postei ainda não tinha conseguido resolver mais aconteceu uma coisa muito boa. Este problema da impressora HP PSC 1315, Eu tenho apenas aqui no trabalho e raramente tenho tempo livre para solucionar. 99% das vezes preciso me dedicar a solucionar e manter sistemas que utilizamos por aqui.

Nesta ultima madrugada eu tive de 23:00 até as 08:00 (tive que fazer hora extra) LIVRE!!! kkkk nem acreditei, então procurei com maior intensidade sobre o problema e descobri a solução!!!

Vamos por parte,

-> smbclient eu tentei uma vez e vi que o usuario era o "pedro" então passei a tentar logar como: "usuario:senha@ip" mesmo assim nada.

-> Quando instalei o Ubuntu do zero para testar calhou de mais gente interferir no processo e eu nao estava sabendo. Pois aqui no trabalho eu convenci algumas pessoas a usuarem Ubuntu ao inves de Windows e ai em horarios diferentes alguns tecnicos tentavam resolver então foi sorte este fator de "instalar ubuntu do zero".

Resolvi assim:

No Windows XP é necessario acessar o menu: "Start->Settings->Printers" depois clicar em "shared printer" na aba "Ports" desmarcar a opçao "Enable bidirectional support".  Feito isso eu ainda reparei que a impressão estava direta para a impressora, eu mandei o Windows clicar um spool.

Com isso consegui resolver o problema!

Vou pesquisar quando tiver tempo o que esta opçao faz, porque desmarcar para funcionar é bom, mais eu gosto de entender os detalhes.