[PHP] Trabalhando com os mesmos fontes no Fedora 8 e Ubuntu Gutsy Gibbon/7.10

Iniciado por Dead_Thinker, 15 de Março de 2008, 20:59

tópico anterior - próximo tópico

Dead_Thinker

Opa galera blz?
Seguinte, no trampo, padronizaram o uso do Fedora 8, não é minha distro preferida mas fazer o que...
Bem, quando trago os fontes pra casa (Ubuntu Gutsy Gibbon), alguns caracteres ficam estranho, já ouvi falar que o Fedora diverge no tratamento de caracteres/charsets em comparação com várias outras distros.

Alguém tem alguma idéia?

Obs.: Não sei se é relevante, mas uso como IDE o Eclipse PDT.

Abraço!  8)

Felix

Se entendi direito, depende de como você mesmo configura, o Ubuntu, por padrão usa a codificação UTF-8, enquanto que o Windows faz uso da ISO-8859-15 (se não me engano, já faz algum tempo que não utilizo tal SO), já o Fedora eu não sei qual usa, mas desconfio que também seja o UTF-8... a mesma coisa acontece em  meus HTML's/PHP's da vida sempre especifico um <meta http-equiv="Content-type" value="text/html; charset=utf-8"> no início de meus arquivos, caso contrário os acentos e outros sinais gráficos se perdem todos.

sylvester

Tenho alguns videos e ficheiros mp3 gravados com o  ubuntu que funcionam bem no debian, opensuse mandriva e mesmo no windows e apenas no fedora os ficheiros não podiam ser lidos. Também nunca soube o porquê.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Dead_Thinker

Bem, o que fiz foi na minha IDE (Eclipse) configurei os charsets para os arquivos do meu projeto serem tratados como UTF-8, e nos cabeçalhos HTML usei UTF-8 também, aparentemente até agora está resolvendo ehhe.

Apesar de ter que converter muitos caracteres novamente.

Falando nisso, alguem conhece algum programa que converta charset de arquivos para outro?

Valew!

brunei

Uso Fedora Core 6 no trabalho e a codificação padrão do sistema é ISO-8859-1. Creio que o Fedora adote essa codificação por padrão (ao menos para português). O seu problema parece ser levar arquivos ISO-8859-1 para um ambiente UTF-8. Se esse é o caso, você pode converter os arquivos de uma codificação para outra de forma a te-los na codificação da máquina que irá trabalhar. A conversão pode ser feita com o programa iconv (iconv --help para mais detalhes).

Exemplo: converte de ISO-8859-1 para UTF-8
iconv -f ISO-8859-1 -t UTF-8 fonte.php

Quanto aos nomes dos arquivos estarem estranhos, comigo acontece também passando arquivos com nomes acentuados do Fedora (ISO-8859-1) para o Ubuntu (UTF-8). A solução é mudar a codificação de um deles para ficarem iguais ou não usar acentos :D
Bruno Ribeiro