Você gostaria que o Ubuntu se tornasse um monopólio?

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 14 de Março de 2008, 15:32

tópico anterior - próximo tópico

Você gostaria que o Ubuntu se tornasse um monopólio?

Não - Dê a sua opinião se quiser
Sim - Dê a sua opinião se quiser
Não - Resposta 1
Não - Resposta 2
Não - Resposta 3
Sim - Resposta 1
Sim - Resposta 2
Sim - Resposta 3

kErNeL_sCrIpT

Vou dividir a pergunta principal em três diferentes perguntas:

1 - Você gostaria que o Ubuntu se tornasse um monopólio?
2 - Você gostaria que o Ubuntu se tornasse um monopólio por um tempo só para impor respeito ao Linux?
3 - Você gostaria que o Ubuntu se tornasse um monopólio para atrair mais investimento financeiro para o Linux?


Possíveis respostas negativas:

1 - Não. Monopólio é sempre prejudicial, tudo em excesso trás prejuízos e atrapalha a visibilidade do direito de escolha.
2 - Não, o Ubuntu não precisa se tornar um monopólio para se tornar mais popular e mais respeitado. Apenas de mais investimento privado, bom marketing e parcerias com fabricantes de Hardware para se tornar mais popular e mais respeitada apenas, não um monopólio. Mas sem comprometer o fator Livre e de Código Aberto do Linux.
3 - Não, o Ubuntu é um Software Livre, torna-lo muito comercial talvez seja prejudicial  e faça com que ele perca sua essência e identidade.


Possíveis respostas positivas:


1 - Sim, o Ubuntu é a melhor distro Linux que existe, o Linux tem centenas de distros, alguém tem que liderar pra "ir pra frente". Que seja o excepcional Ubuntu. Pois é a distro Linux mais popular e com mais recursos.
2 - Sim, e quanto o Ubuntu já tivesse reconhecimento e respeito mundial, poderia ajudar novas empresas e novos SOs/Distros Linux para ser seus concorrentes, daí ficaria mais justo e harmónico.
3 - Sim, o Ubuntu só vai ter respeito e popularidade com muito investimento financeiro e marketing "pesado". Resultados de uma política monopolista bem sucedida.




Boa reflexão :)

ozin

Não, gostaria q o ubuntu fosse mais usado que o janelas(para ter mais investimento, mais jogos, mais empresas desenvolvendo software para ele), e não criar um monopólio encima dele, mesmo porque a força do ubuntu está entre investimento de empresas, marketing (ainda acho que precisa investir mais em publicidade) e a comunidade que ajuda a dar a assistencia que precisamos  ;)
Agora, qndo me perguntam sobre Monopólio pro ubuntu (ou qqr linux q seja)? !!NAO!!

IgorM0L

Há um Excessão no Mundo Alternativo?

  Eu havia feito um artigo sobre isso que esta fora do ar agora, mas logo posto o novo link para o mesmo.
  Mas sobre o assunto, penso que, o Linux tal como novos softwares formam um mundo alternativo; mas quando esse mundo alternativo cresce, logo ele deixa de ser alternativo, o problema é ele cair novamente na monopolização (?). Acontece que, o que seria realmente monopolização?

  Em economia, monopólio (do grego monos, um + polein, vender) é como se denomina uma situação de concorrência imperfeita, em que uma empresa detêm o mercado de um determinado produto ou serviço, impondo preços aos que comercializam.
  Wikipédia

  Mas será que o Ubuntu realmente seria um monopólio, sendo que qualquer pessoa pode trabalhar com ele livrementem, modificar, adaptar e claro, é livre, grátis.
  Então eu pergunto, será que um dia existirá alguma monopolização de algo que é livre?
  Distribuição Linux hoje, é muito mais que brincadeira de nerd; hoje, Linux é algo presente nos negócios, então, em parte, vai haver uma "seleção natural" para certas distribuições. Mas jamais, JAMAIS, ele poderá deixar de ter alternativas e ainda mais se tornar fechado, pois aí sim eu imagino que a coisa vai complicar.

  Obrigado!

-.-

como corporativa eu acho que o Red Hat rulleia.

home-user por enquanto é o ubuntu,se eles nao fizerem nada vao ser passados.

o MeioBit fez uma postagem interessante hoje,nao tem flames so a realidade nessa: http://meiobit.com/microsoft-eacute-uma-matildee

ja que o ubuntu não tem essa gama de jogos e programas profissionais se eles não fizerem uma jogada de marketing melhor nao vai dar certo.

um exemplo que daria certo:

Canonical contratar desenvolvedores de jogos para fazerem jogos somente para Ubuntu,nao outra distro,somente o ubuntu.Então os gamers que são a grande maioria instalara o Ubuntu so para jogar e isso aumentara para pelo menos 10% de usuarios do windows para o linux.Ai sim as empresas vão fazer softwares comerciais para linux.Como um bom office (a IBM ta fazendo),um editor de imagens e vetoriais profissional e os autocads e cia.Dos comerciais para linux se salva o Vmware na cabeça de nós usuarios.

Não existe filosofia do software livre,empresas não ligam pra isso,empresas ligam pra aumentarem seu lucro e esse é o certo pois ninguem vai trabalhar de graça.A Microsoft colocou 30 engenheiros para melhorar o XP para o OLPC e o que é isso ? medo ? NÃO,é a mentalidade de alguem que sabe jogar,se todos forem levados por essa filosofia ineficaz nada dará certo,quantos e quantos defensores do software livre usam windows pirata,photoshop pirata,corel draw pirata e jogos piratas,baixam mp3 e centenas de torrents e se dissem adeptos a suposta filosofia.A verdade é que não tem cabimento segui-la em um mundo capitalista.E nao vamos nos inganar dizendo que as alternativas open-source são melhores que as proprietarias que a comunidade nao se empenha 100% como os desenvolvedores que são pagos para fazerem isso e por isso o Ubuntu é uma das melhores,tem desenvolvedores que são pagos para em tempo integral fazerem isso assim como a Red Hat.Então acho que não devia ser monopolio so que deviam existir menos distros como 5 ou 6 e os outros que desenvolvem essas distros ajudassem a desenvolver distros grandes.

Finalizando,o Ubuntu é bom pois sabe jogar como uma empresa grande,sabe fazer acordos e não se deixar levar por essas lendas ineficazes.

ps:que venham os ovos e tomates,mas a verdade deve ser dita.
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.