Compatibilidade entre OpenOffice (BrOffice) e MS-Office 2007

Iniciado por rjbgbo, 13 de Março de 2008, 09:55

tópico anterior - próximo tópico

rjbgbo

Essa dica é p/ quem está chegando ou que de repente ñ sabe sobre a compatibilidade entre OpenOffice (BrOffice) e MS-Office 2007.

Fazendo uma pesquisa descobri a que essa compatibilidade existe - http://under-linux.org/8125-migracao-para-o-openoffice-ferramenta.html

E o que é melhor no versão do OpenOffice que está no nosso querido Ubuntu, já está incluído o tal solução descrita no link acima. Testei e foi só clicar no tal arquivo e pronto.

Tive o cuidado de também buscar no fórum alguma postagem c/ esse assunto e encontrei - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26451.msg151337.html#msg151337 o mesmo ainda era de que era preciso fazer uma instalação .deb, fato que hj nem é mais preciso.

Abre e salva tranquila/ nesse formato.  ;D

Coisa que nem as versões anteriores do MS-Office conseguem.  :o
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

vampire_thunder

Queria mesmo saber como faço pro BrOffice tocar as apresentações do PowerPoint com som de fundo.

Syph0s

Citação de: vampire_thunder online 13 de Março de 2008, 11:55
Queria mesmo saber como faço pro BrOffice tocar as apresentações do PowerPoint com som de fundo.

melhorias no suporte nos formatos PPS, PPT acho que só na próxima versão do OpenOffice... com a abertura das especificações dos arquivos binários esse suporte vai melhorar e quem sabe se torne igual ao do MS Office.. é esperar para ver se essas especificações ajudarão ao suporte so OpenOffice.. o melhor ainda é emular pelo wine o PowerPoint Viewer (acho que é esse o nome)..

MaRxMR

Citação de: rjbgbo online 13 de Março de 2008, 09:55
Essa dica é p/ quem está chegando ou que de repente ñ sabe sobre a compatibilidade entre OpenOffice (BrOffice) e MS-Office 2007.

Fazendo uma pesquisa descobri a que essa compatibilidade existe - http://under-linux.org/8125-migracao-para-o-openoffice-ferramenta.html

E o que é melhor no versão do OpenOffice que está no nosso querido Ubuntu, já está incluído o tal solução descrita no link acima. Testei e foi só clicar no tal arquivo e pronto.

Tive o cuidado de também buscar no fórum alguma postagem c/ esse assunto e encontrei - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,26451.msg151337.html#msg151337 o mesmo ainda era de que era preciso fazer uma instalação .deb, fato que hj nem é mais preciso.

Não entendi o que você escreveu. O OpenOffice já tem esse suporte e não precisa instalar nada? Que arquivo você clicou então?

rjbgbo

Citação de: MaRxMR online 15 de Março de 2008, 22:35

Não entendi o que você escreveu. O OpenOffice já tem esse suporte e não precisa instalar nada? Que arquivo você clicou então?

Especifica/ um arquivo .docx (padrão do Ms-Office Word 2007)
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

mrbin

Tem como botar aí um arquivo exemplo pra gente testar?
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

MaRxMR

É só pesquisar no Google por * filetype:docx
Onde "*" poder ser qualquer palavra. Depois eu vou testar isso no meu sistema.

Werton Franca

Citação de: vampire_thunder online 13 de Março de 2008, 11:55

Vampire, vc está usando o openoffice 2.3.1 ? nessa versão o som de fundo deve tocar ok...

Quanto a abrir arquivos docx, isso será padrão na versao 3.0. Versão de desenvolvedor pode ser baixada em http://mirror.pacific.net.au/OpenOffice/developer/DEV300_m3/

vinicius_aleao

Eu utilizo o BrOffice baixado do site oficial, não o dos repositórios. O pacote disponibilizado no primeiro link acima só aceita a versão dos repositórios, desinstalando o BrOffice para instalar o OpenOffice. Encontrei uma versão mais nova dentro desse mesmo link, mas ele não encontra uma dependência que, curiosamente, está instalada. Nada feito, então...

O segundo link acima disponibiliza um pacote do site GetDeb. Esse sim, instalou beleza, sem desinstalar o meu BrOffice. Acontece que ele se instala nos caminhos do OpenOffice dos repositórios, o que significa dizer que não acontece nada no BrOffice, é o mesmo de não ter instalado.

Alguém sabe como resolver essa situação, que não seja voltando ao OpenOffice dos repositórios?

roterfuchs

O segundo link acima disponibiliza um pacote do site GetDeb. Esse sim, instalou beleza, sem desinstalar o meu BrOffice. Acontece que ele se instala nos caminhos do OpenOffice dos repositórios, o que significa dizer que não acontece nada no BrOffice, é o mesmo de não ter instalado.

Alguém sabe como resolver essa situação, que não seja voltando ao OpenOffice dos repositórios?

OpenOffice e BROffice são a mesma coisa praticamente, a diferença é que o BRO é desenvolvido no Brasil, voltado mais aos usuários brasileiros, portugueses e latinos, os caminhos de instalação obviamente são os mesmos, pra vc ver usa o synaptic pra instalar o broffice e la vem o openoffice junto, broffice apenas da uma mascarada no openoffice e da um suporte melhor ao nosso idioma. Realmente gosto muito do trabalho feito pela equipe do BROffice, sempre trazem melhorias, como por ex.: dicionários e auto-correções... etc.

Em relação ao audio em apresentações do power point ainda é um grande problema, estes dias atendi um cliente e ele estava com problemas em seu Debian em executar uns cursos feitos no power point, como ja tinha o power point view instalado, inclusive codecs de audio...etc no meu pc, fiz o teste e funcionou perfeitamente sem audio no power point view, mexi e remexi e nada, acabei levando ao meu cunhado que tem no PC de trabalho dele MS Office com crossweaver instalado e nem assim funcionou :S, eu já estava achando que era os cds do cliente que estavam com probl :D e fui a casa de um vizinho com Win2000 funcionou :/. O jeito é esperar até que resolvam este problema.
Marcio Riccardo
Der Rotfuchs - Echte Füchse (Vulpini)
Ubuntu 9.04 Ubuntu Jaunty Jackalope

vinicius_aleao

CitarOpenOffice e BROffice são a mesma coisa praticamente, a diferença é que o BRO é desenvolvido no Brasil, voltado mais aos usuários brasileiros, portugueses e latinos, os caminhos de instalação obviamente são os mesmos, pra vc ver usa o synaptic pra instalar o broffice e la vem o openoffice junto, broffice apenas da uma mascarada no openoffice e da um suporte melhor ao nosso idioma. Realmente gosto muito do trabalho feito pela equipe do BROffice, sempre trazem melhorias, como por ex.: dicionários e auto-correções... etc.

Acho que você não entendeu. Não instalei o BrOffice pelo Synaptic, mas pelos pacotes deb baixados do site oficial. Nesse caso, o BrOffice fica concentrado em /opt/brOffice.org2.3, o que faz com que o plugin não funcione. Eu gostaria de saber se tem como criar um link simbólico, sei lá, fazer com que a instalação reconheça esse caminho.

roterfuchs

Acho que você não entendeu. Não instalei o BrOffice pelo Synaptic, mas pelos pacotes deb baixados do site oficial. Nesse caso, o BrOffice fica concentrado em /opt/brOffice.org2.3, o que faz com que o plugin não funcione. Eu gostaria de saber se tem como criar um link simbólico, sei lá, fazer com que a instalação reconheça esse caminho.

Não entendi direito mesmo, desculpa ai Vinicius, amigo você tentou o Gerenciador de extensão?
Marcio Riccardo

Ioca100

"Em relação ao audio em apresentações do power point ainda é um grande problema, estes dias atendi um cliente e ele estava com problemas em seu Debian em executar uns cursos feitos no power point, como ja tinha o power point view instalado, inclusive codecs de audio...etc no meu pc, fiz o teste e funcionou perfeitamente sem audio no power point view, mexi e remexi e nada, acabei levando ao meu cunhado que tem no PC de trabalho dele MS Office com crossweaver instalado e nem assim funcionou"

Aqui às vezes não sai som no PowerPoint Viewer, aí reinicio minha VMware player e o som volta.
Usuário Linux- 449417

roterfuchs

Vamos tentar algo Vinicius!

você baixou o .deb, tenta fazer o seguinte, mudar a direção do pacote

acessa o diretório onde esta o pacote (pelo terminal)
# descompacte o pacote
dpkg -x odf-converter_1.0.0-5_i386.deb odf-converter/
# descompacte a pasta DEBIAN
dpkg -e odf-converter_1.0.0-5_i386.deb odf-converter/DEBIAN

Bom agora acesse pelo seu gerenciador de arquivos (thunar, nautilus, konqueror, etc) o pacote descompactado e entre no usr e recorte a pasta lib pra fora de usr e agora a pasta lib renomeie para opt e dentro dela openoffice renomeie para o brOffice.org2.3 (ficando assim opt/brOffice.org2.3 = caminho do teu broffice)

bom agora você tem as pastas DEBIAN, usr e opt está tudo ok, vamos fechar o pacote agora.
dpkg -b odf-converter/ odf-converter_1.0.0-5_i386.deb
(desinstale o pacote que tem instalado)
e instale o novo e veja se funcionou.

[] 's
Marcio Riccardo

vinicius_aleao

Perfeito, roterfuchs! Tudo certo aqui! Muitíssimo obrigado, cara, você foi brilhante nessa!

Abração!

EDIT:

Só acrescentando um detalhe: como o pacote indicado por roterfuchs não encontrava uma dependência que estava instalada no meu computador, utilizei o pacote disponibilizado no getdeb, de nome odf-converter_1.0.0-1~getdeb1_i386. Segui as instruções, apenas trocando o nome do pacote dado por ele pelo nome do pacote acima.