AOL torna o protocolo de seu mensageiro "livre"

Iniciado por Glauco Hass, 05 de Março de 2008, 21:11

tópico anterior - próximo tópico

Glauco Hass

A AOL resolveu liberar o protocolo do seu mensageiro, o AIM, criando o OpenAIM 2.0. Não sei se será exatamente software livre, por isso as aspas, mas o fato de ter sua engenharia aberta para que outros possam criar mensageiros usando todos os recursos do protocolo é subentendido no termo. Se tiverem um melhor, eu mudo.

Link para a notícia no Slashdot.org

Provavelmente não refletirá de imediato na vida da maioria, pois poucos ou quase ninguém no Brasil usa o AIM, mas o impacto dessa ação pode tornar-se um gancho para que outros protocolos façam o mesmo, já que o AIM é usado por muita gente, talvez a maioria das pessoas nos EUA. Confiram os comentários no final da notícia e vejam relatos de pessoas que não conhecem NINGUÉM que use MSN, por exemplo.

Kamei Hyoga

Opa, boa notícia pela integração a outros softwares podem ter. Compatibilidade maior e etc. Mas não conheço o AIM (mais um heheh), nunca usei.

Outra coisa. Gostei muito do modo de como esse post foi criado. Ótimo exemplo.

lueneberg

boa noticia...  sou um dos que " usam " o AIM e tenho amigos na lista de contato... em futuro próximo a comunicação entre vários IM será realidade,,, não podemos mais ficar presos ao um IM..com certeza isso incentivara outros a fazer o mesmo

IgorM0L

lueneberg, isso é verdade.
Os mensageiros instantânios tem de adotar um padrão, como os "mensageiros estáticos" - me refiro ao SMTP, IMAP, POP E POP3. Isso seria muito bom, mas já existe um padrão até "antigo", chamado Jabber, que é livre e tem implementações em várias linguagens de programações.