Configurando linux pra ver e-mail dos usuários

Iniciado por andrerjlss, 27 de Fevereiro de 2008, 22:51

tópico anterior - próximo tópico

andrerjlss

Boa noite estou pra prestar um serviço e o cliente esta pedindo o seguinte.

Ele tem o provedor com webmail. E gostaria de saber se tem algum serviço no linux que me permitisse ver os e-mails que estão chegando inclusive as mensagens dos usuários na rede local através desse servidor da rede interna, e tambem ver os e-mails com as mensagens que eles os funcionários estão enviando.
Não sei se conseguir ser claro mas espero que alguem possa me fornecer esta informação.
Desde ja agradeço.

Comunista

Existe um aplicativo chamado Webmim que permite que você administre o servidor inteiro, inclusive os e-mails, permitindo também ver o conteúdo de qualquer e-mail que chega para os usuários cadastrados no sistema.

andrerjlss

Acho que não fui muito claro desculpa.
Seguinte, o cliente tem um dominio e um site hospedade em desses sites de hospedagem. Eu vou instalar um servidor linux com squid e algumas regras de iptables para compartilhar a internet na rede da empresa dele. Mas ele me falou que gostaria de saber se tem como ele ver os e-mails que seus funcionários recebem e enviam atraves desse servidor linux. Ou seja não existe um servidor de e-mail local os e-mails eles puxam da internet mesmo. Teria este programa que antes de chegar para os computadores dos funcionários passar por uma máquina deixar uma cópia la e despois ir para o seu destino?
Agradeço pela ajuda.

arlei

Olá andrerjlss, seja bem vindo amigo.

Uma solução que pode ser usada é configurar um servidor de e-mail IMAP na rede local do seu cliente, como o PostFix por exemplo. Este servidor IMAP ira gerenciar todos e-mails da empresa fazendo uso de outra ferramenta como o FetchMail que pode ser configurado para que tempos em tempos "busque" no provedor onde recebe os e-mails externos e disponibilize para o PostFix, ficando então acessível a quem tiver login do usuário para visualização.

CitarFetchmail: Ferramenta utilizada para buscar de tempos em tempos mensagens de correio eletrônico em servidores externos e disponibiliza-las para o servidor. Muito utilizada quando a empresa utiliza-se da estrutura de terceiros para hospedagem de suas mensagens.

Assim sendo, vc pode configurar no cliente de e-mail do chefe todas contas desejadas além da dele, embora isso não seja muito recomendável. Ou então instale um webmail qualquer, como o Squirrelmail por exemplo que é muito bom, e o chefe poderá acessar todas contas desejadas e ver tranquilamente o que esta circulando pela sua empresa.

Muito interessante também neste caso é instalar ferramentas web que criam estatísticas de uso dos e-mail com possibilidade de inclusive também saber o que anda circulando pelos seus usuários de e-mail, como por exemplo o IsoqLog e PostFix-LA.

Nota: Não fiz referencia externa a nenhum dos termos citados, mais uma simples busca pelos mesmos no Google e ficará bem servido de conteúdo.

T+
Arlei