Autodesk® Maya®, Sofitimage® | XSI® e Cinema 4D™ para Linux

Iniciado por kErNeL_sCrIpT, 27 de Fevereiro de 2008, 19:08

tópico anterior - próximo tópico

kErNeL_sCrIpT

Como sou artista 2D amador e jogador inveterado, estava me informando sobre novas tecnologias, principalmente programas de modelagem 3D, e fiquei surpreso ao descobrir que três dos mais robustos, modernos, e poderosos modeladores 3D do mercado existem para Linux, desconfiei bastante, por isso procurei saber direitinho, e está lá tudo nos respectivos sites dos programas, geralmente em requerimentos para rodar o programa, Linux está incluído :)

Vou falar brevemente sobre cada um:

Autodesk® Maya® - Produto criado pela Autodesk™, criadora dos famosos Auto CAD® e 3D Studio MAX®

Sofitimage® | XSI® - Muito utilizado na indústria de jogos, inclusive os mais modernos, também apresenta compatibilidade com a Engine CryENGINE®, pra quem não conhece, é a Engine (Motor) dos Jogos Far Cry™ e Crysis™, destaque para o último, que é sinónimo da mais alta tecnologia gráfica nos dias atuais.

Cinema 4D™ - Também utilizado para Cinema, Jogos e Publicidade.

Vejam com os seus próprios olhos :):

http://usa.autodesk.com/adsk/servlet/index?siteID=123112&id=7635018

http://www.softimage.com/products/xsi/

http://www.maxon.net/pages/dyn_files/dyn_htx/htx/welcome_e.html

Claro, temos o excelente Blender, mas queria mostrar que o Linux está avançando em qualidade e quantidade absurdas, sinceramente, nunca imaginei sequer a possibilidade do Sofitimage® | XSI® rodando no Linux, foi um espanto :o Quem é fã de jogos pode entender melhor o que estou falando hehehe.

Oni-BR-

A existencia do Maya para linux eu já sabia....até trabalhei com uma cara que usava o Maya em um Suse 10.2.
Agora o que mais me deixa louco é saber que existe ferramentas ótimas para criação de jogos rodando na plataforma linux e que é amplamente utilizado pelas desenvolvedores, agora fazer jogos "modernos" como Crysis ninguém faz, acho que existe muita falta de vontade dos desenvolvedores com a comunidades alternativas (Linux e MacOS).
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

kErNeL_sCrIpT

Citação de: Oni-BR- online 27 de Fevereiro de 2008, 19:25
A existencia do Maya para linux eu já sabia....até trabalhei com uma cara que usava o Maya em um Suse 10.2.
Agora o que mais me deixa louco é saber que existe ferramentas ótimas para criação de jogos rodando na plataforma linux e que é amplamente utilizado pelas desenvolvedores, agora fazer jogos "modernos" como Crysis ninguém faz, acho que existe muita falta de vontade dos desenvolvedores com a comunidades alternativas (Linux e MacOS).

Verdade Oni-BR-, apesar da possibilidade de se fazer um Cry* utilizando tanto Windows™©® quanto Linux ser empolgante, ainda não sei de nenhum jogo decente e moderno feito no Linux, mas ta aí pro futuro essa possibilidade, se formos analisar, e vermos que no período que o Windows™©® XP foi lançado até o período do lançamento do Windows™©® Vista (cerca de oito anos) o Linux saiu praticamente do modo texto para uma interface gráfica 100% 3D (fora os avanços mais importantes claro: o kernel e todas as partes internas do sistema) , o que pode acontecer futuramente então? Isso me anima e tenho esperanças :)

Oni-BR-

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 27 de Fevereiro de 2008, 19:33

Verdade Oni-BR-, apesar da possibilidade de se fazer um Cry* utilizando tanto Windows™©® quanto Linux ser empolgante, ainda não sei de nenhum jogo decente e moderno feito no Linux, mas ta aí pro futuro essa possibilidade, se formos analisar, e vermos que no período que o Windows™©® XP foi lançado até o período do lançamento do Windows™©® Vista (cerca de oito anos) o Linux saiu praticamente do modo texto para uma interface gráfica 100% 3D (fora os avanços mais importantes claro: o kernel e todas as partes internas do sistema) , o que pode acontecer futuramente então? Isso me anima e tenho esperanças :)

o meu medo kernel é que aconteça com o linux a mesma coisa que aconteceu com o mac, que mesmo se tornando um sistema operacional de ponta e muito mais avançado que o windows (tão mais avançado que só agora a M$ começou a copiar os seus recursos), mas mesmo assim ficou relegado a um publico restrito. mas tomara que com toda essa evoluida que o linux deu os desenvolvedores não só os de games mas todos eles passem a ver essa plataforma como uma grande opção!!
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

kErNeL_sCrIpT

Citação de: Oni-BR- online 27 de Fevereiro de 2008, 19:51
o meu medo kernel é que aconteça com o linux a mesma coisa que aconteceu com o mac, que mesmo se tornando um sistema operacional de ponta e muito mais avançado que o windows (tão mais avançado que só agora a M$ começou a copiar os seus recursos), mas mesmo assim ficou relegado a um publico restrito. mas tomara que com toda essa evoluida que o linux deu os desenvolvedores não só os de games mas todos eles passem a ver essa plataforma como uma grande opção!!

Sim cara, mas no caso do MAC, o Steve Jobs da atenção para o seu iPod™, e o MAC é um acessório de luxo, é igual caviar e carro Ford™ Fusion™, não é uma coisa voltada a funcionalidade. Nunca mexi em um MAC, mas a impressão que tenho é esta. Então, é "prazeroso" e "da moda" ter um MAC caríssimo que quase ninguém pode ter.

Pelo que vejo Oni-BR-, pro Linux alavancar de vez o mais rápido possível, precisa surgir empresários e desenvolvedores com muita grana, investir pesado em publicidade e no desenvolvimento do sistema. Isso a curto prazo, pois mesmo sem grande parte destes itens, estamos onde estamos hoje com nosso Linux, e a longo prazo, acredito que isso vá acontecer mesmo sem estes itens.

A palavra chave para agora e ou o futuro na minha opinião é: Empreendedorismo ousado com Linux :)

carlosaluisio

Citação de: kErNeL_sCrIpT online 27 de Fevereiro de 2008, 19:33

Os jogos do PS3 .... Quake... OpenArena...
Ubuntu Lucid é 10 !!!

kErNeL_sCrIpT