Memória cheia com Ubuntu 7.10

Iniciado por Evandro demuth, 27 de Fevereiro de 2008, 15:55

tópico anterior - próximo tópico

Evandro demuth

Pessoal eu tenho um notebook Acer Aspirion 3690 Celeron M420 1.6Ghz, com 1Gb Ram e HD de 60Gb. Instalei o Ubuntu 7.10 pois quero muito aprender a trabalhar com Linux e também porque o notebook veio com o lixo do XP Starter. Recentemente comecei a estudar a apostila Foca Linux, e treinei alguns comandos basicos, quando executei o comando top percebi que minha memória estava totalmente ocupada e olha que eu nem estava com muitos programas abertos, estava apenas com o Firefox e o terminal aberto. Insatisfeito eu desabilitei os recursos avançados do compiz-fusion e do Screenlets. Reiniciei o note e quando voltei a memoria estava com 50% de uso, rodei o Eclipse e ela subiu para 60% , fechei o programa e continuou com o mesmo valor, abri o firefox, evolution, totem e logo subiu para os 90% de uso.




Minha pergunta é: Isto é normal?

O Ubuntu consome tanta memória assim?

Ele deveria usar a Swap? Pois nao estava usando nada da Swap; mesmo com a memória no talo ele não utilizava!

Observação: No gadget do Screenlets que monitora o uso da CPU e Memória, nunca atingiu o nível de 100% de uso de Memória. Oscilava entre 23% a 50%, enquanto que no mesmo instante o comando top me mostrava uma utilização de 90% da memória.

Isto tem explicação.

Desde já agradeço. ??? ??? ??? ???

gpr

#1
li aqui no forum, o ubuntu usa uma "memoria cache" que seria uma especie de memoria pré-preparada para liberação mais rapida.

eu estou usando um notebook turion64, nunca consegui chegar a mais de 40% de CPU, mas de memória, liguei todos os programas que tinha no menu do XFCE4 + programas graficos do ubuntustudio-graphics e ficou com memória de 950mb sendo que eu tenho 1gb. deixei ligado a noite toda e não travou. ainda não instalei a placa de video 7400GO NVIDIA, vou testar agora que problemas vou ter com a placa de video instalada.

abraços,
gpr.
Ubuntu Studio