Rede Wireless

Iniciado por snell, 26 de Fevereiro de 2008, 11:47

tópico anterior - próximo tópico

snell

Olá a todos  :)

Primeiramente peço desculpas pela minha ignorância... hehehe... mas é que é a primeira vez que vou utilizar rede sem fio. ;)

Eu sei que o meu notebook tem wireless, e todos dizem que é simples acessá-lo por ele, mas não diz como. As minhas dúvidas são:
Como acesso a internet pelo wireless? O que é necessário para rodar? Precisa de provedor tipo do UOL?

Tenho um notebook CCE Win modelo MPL-D10H120 com o ubuntu 7.10.

Obrigado.
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04

ins3rt c0in

Pra começar você precisa de uma conexão com a internet. Um serviço banda larga funcionando.

Depois comprar um roteador wireless e ligar no modem de acesso à internet.

Configurar o que for necessário, principalmente no aspecto de segurança. Criar uma chave hexa-decimal para autenticação etc.

No que cabe ao Ubuntu, se ele detectar sua placa de rede sem fio você não terá mais problemas para configurar a conexão. O utilitário de conexões "network-manager" se encarrega do trabalho bruto, você só precisa fazer alguns ajustes, como indicar a chave de segurança. E locais de acesso público como hot spots não tem chave de autenticação então o acesso é direto.

A instalação da estrutura é um pouco "complexa" para detalhar aqui, nada que a leitura dos manuais do roteador não resolva. Sobre o suporte do Ubuntu, sugiro que cheque se o mesmo reconhece sua placa de rede sem fio. Sabendo como ele se comporta no seu notebook poderemos te ajudar em caso de alguma incompatibilidade. O processo é tranqüilo, quase automático, por isso não deve ter encontrado nenhum relato.

Se puder esclarecer mais o que tem dúvida seria bom. Não entendi bem quando você se refere ao provedor. Diga onde pretende instalar rede sem fio e se já tem uma conexão ativa pela internet.

snell

Obrigado pela atenção ins3rt c0in... A minha dúvida principal era como fazer a internet funcionar. Vi que era mais fácil do que imaginava. O problema é que vira e mexe a internet wireless cai e de vez em quando ele pede a senha (nem sempre...)

Tem como resolver esse problema?
Notebook
Intel Core i7 2620, 4Gb RAM, 750 Gb HD
Ubuntu 14.04