Desmontar Partição Windows / Reoganizar Partições

Iniciado por tmacedo, 26 de Fevereiro de 2008, 10:40

tópico anterior - próximo tópico

tmacedo

Alo Pessoal,

Gostaria de uma ajuda referente ao linux e suas partições. (Duvidas de Iniciante)

Quando instalei o Linux e o Windows, segui mais ou menos o que entendi na web sobre particionar o hd para poder instalar 2 sistemas operacionais no mesmo PC, mas não sei se fiz da maneira correta, e a do windows acabou dando problema de boot, mas não quis saber o porque, rs.. resolvi ficar apenas com o linux, segue os dados do meu HD:

Minhas partições:

SO           |  Num  |   Partition     |    Type          | Status |        Size
Linux            01        /dev/sda1       ext2                                 39.00 GB
Linux            02        /dev/sda2       linux-swap                          1.86 GB
Windows      03        /dev/sda3       ntfs              Active             5.64 GB
Windows      04        /dev/sda4       fat32                                46.60 GB
                               /dev/sda1       free             hidden            7.84 GB

Gostaria de saber, como faço para desmontar/eliminar o windows dessa partição sda4, uma vez que pretendo ficar apenas com o linux no meu computador, e reaproveitar todo o espaço da partição que estava o windows, como uma partição livre para poder utilizar o espaço como bem entender pelo linux.

Se possível, também.. juntar essa partição(sda4) com a partição numero sda3 e a 05, para não ficar varias partições sem necessidade.

Baixei o software QTParted, mas com ele apenas consigo visualizar, e nao modificar nada.

É possível reorganizar essas partições? Gostaria de não modificar o Linux, e nen ter que reinstalar tudo de novo..

Conto com a ajuda de vocês.
Desde já, obrigado!

supershow

Olha só... Se você utiliza o gnome, tem o GParted que pode ser instalado pelo adicionar a remover programas do em Aplicações > Adicionar\Remover , na secção Ferramentas do Sistema, escolhendo o "Editor de partições do gnome". OBS.: Talvez você tenha de mudar a opção de exibição dos programas, costumo usar a: "Todos os aplicativos disponíveis". Depois é só marcar o checkbox do Editor e clicar em OK ou em Aplicar. Todavia eu particularmente recomendo usar o particionador do CD de instalação do Ubuntu 7.10. Ele parece ter mais funcionalidades que até mesmo o famoso Partition Magic (para Window$). Como é o mesmo particionador (instalando vai estar rodando na tua máquina, no live cd é o do live) você tem de:

1. Abrir :P
1.1. Clicar com o botão inverso e pedir pra desmontar as partições que deseja modificar (caso tenha um cadeado do lado do nome da partição)
2. Clicar com o botão inverso na partição que deseja excluir
2.1 Aplicar essa operação clicando em aplicar (depois de clicar em aplicar, não adianta se arrepender Oõ)
3. Clicar com o botão inverso na partição que deseja aumentar e clicar em redimencionar/mover
3.1 Na janela que abre: arrastar o triangulizinho até ela ocupar o espaço que você quer
3.2 Aplicar a operação clicando em aplicar

AVISO: Particionamento são operações delicadas. Nem sempre podem ser desfeitas (embora por vezes seja possível). Tome cuidado se tiver alguma coisa na partição que vai expandir! Faça Backup nesse caso!

Minha sugestão mais importante é que você arrume um amigo nerd/geek que possa fazer isso pra você te ensinando o processo. Assim você aprende e resolve o problema.
Só tente fazer se estiver bem claro o que foi explicado. Se você não tiver segurança, avisa que vou fazer um processo desses essa semana (ainda não sei o dia) e posto um tutorial com imagens no meu wiki. Okay? Que a Força esteja com vocês!
Nunca deixe de usar a pesquisa do fórum é um dos melhores mecanismos para manter a ordem e obter soluções.

Somnambulist [999th Night... ] - OTHAKU
Théo
Ubuntu 10.04

tmacedo

Deu Certo! utilize o programinha e apaguei e fiz outra partição. Valew!!! ;D

O Problema agora, é que essa partição recem-criada, não consegue ser montada, quando clico em montar a partição, aparece a seguinte mensagem:

hal-storage-fixed-mount refused uid 1000

Eu coloquei essa como partição primaria, ext2, ext3, fat32 e continua do mesmo jeito, dah o mesmo erro!

O que pode estar ocorrendo, oq posso fazer para corrigir isso, e ter essa partição simples livre para ser utilizada, apenas para alocação de arquivos, sem ser pra Sistema operacional, e qual tipo devo colocar ela(ext2 / ext3 / fat32)?

mais uma vez obrigado pela ajuda!

jomafras

Vc precisa agora criar um novo diretório para essa partição criada :

sudo mkdir /media/nome da partição.
Depois vc pode montar :
sudo mount /dev/sda? /media/nome da partição
Para que seja montada automaticamente vc precisa mudar também o fstab.
Para ficar mais claro poste o resultado de :

sudo fdisk -l
e
sudo gedit /etc/fstab
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

tmacedo

sudo fdisk -l
Disco /dev/sda: 100.0 GB, 100030242816 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 12161 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x0d4efdb6

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1               1        5099    40957686   83  Linux
/dev/sda2            5100        5342     1951897+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda3            5343       12161    54773617+   b  W95 FAT32

sudo fdisk -l
sudo:  /etc/fstab: command not found

Olhei aqui, e notei que já habilitou a partição, porem não consegui colocar nenhum arquivo lah dentro, aparece problema de permissão.

jomafras

Canal do YouTube - Blog

tmacedo

segue o resultado:

thiago@thiago-laptop:~$ sudo mkdir /media/work
thiago@thiago-laptop:~$
thiago@thiago-laptop:~$ sudo mount /dev/sda3 /media/work
thiago@thiago-laptop:~$ sudo fdisk -l

Disco /dev/sda: 100.0 GB, 100030242816 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 12161 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x0d4efdb6

Dispositivo          Boot        Início Fim     Blocos              Id      Sistema
/dev/sda1               1             5099        40957686         83     Linux
/dev/sda2            5100          5342        1951897+        82     Linux swap / Solaris
/dev/sda3            5343         12161       54773617+       b      W95 FAT32

thiago@thiago-laptop:~$ sudo gedit /etc/fstab
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 158
  Major opcode:  146
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device
X Error: BadDevice, invalid or uninitialized input device 158
  Major opcode:  146
  Minor opcode:  3
  Resource id:  0x0
Failed to open device

O diretório é criado, aparentemente parece estar ok, só que nao consigo criar e nen colocar nada dentro dessa partição e desse diretorio.

jomafras

Canal do YouTube - Blog

tmacedo

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
            proc            /proc           proc    defaults        0       0
    # /dev/sda1   UUID=8c283914-7508-4c82-a28a-83c9c3918242 /                  ext2    defaults,error    s=remount-ro 0       1
    # /dev/sda3   UUID=D903-80B6                                                   /windows     vfat     defaults,utf8,umask=007,gid=46 0       1
    # /dev/sda2   UUID=d5543ece-bcbd-4dfd-ba9c-579916c493ce  none           swap    sw        0       0
       /dev/scd0                                                                                    /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0

jomafras

Eu estou achando que o problema está na UUID da sua FAT 32.
Posta aí o comando :
blkid
Canal do YouTube - Blog

tmacedo

tah ae:

/dev/sda1: UUID="8c283914-7508-4c82-a28a-83c9c3918242" TYPE="ext2"
/dev/sda2: TYPE="swap" UUID="d5543ece-bcbd-4dfd-ba9c-579916c493ce"
/dev/sda3: UUID="47C4-6F59" TYPE="vfat"

jomafras

Tá vendo a diferença?
A UUID da /dev/sda3 do fstab está diferente da do blkid.
Troque a UUID da sda3 do seu fstab pela que está no blkid.
Tenta editar de novo o fstab :
sudo gedit /etc/fstab e, faça a mudança.
Se não conseguir desse jeito faça pelo nautilus :
sudo nautilus
Pelo nautilus vc vai em Locais > Computador >Sistema de Arquivos > etc/fstab.
Abra o fstab faça a mudança e salve.
Canal do YouTube - Blog