instalação emesene

Iniciado por Bruno Petersen, 24 de Fevereiro de 2008, 23:07

tópico anterior - próximo tópico

Bruno Petersen

Olá pessoal!

Voltei recentemente para o ubuntu, abandonando o "janelas" de novo. Apesar de usar há um tempo considerável o ubuntu (desde a versão 6.04), me considero iniciante no linux, pois ainda tenho dificuldades para instalar arquivos tar.gz, bin e outros. Já li alguns tópicos sobre isso, mas nesse caso especial não estou conseguindo instalar o programa.

Seguinte, fiz o download do arquivo no formato tar.gz e o descompactei na  minha pasta pessoal. Abri o terminal, naveguei até o diretório onde estavam os arquivos e digitei o comando "./emesene". O programa abriu tudo certinho, etc.

Minha dúvida é o seguinte: eu só executei o aplicativo ou instalei o programa?Se não instalei, como faço pra instalar?Todas as vezes que quero usar o emesene tenho que fazer o mesmo procedimento, por isso acho que ele não está instalado.

Valeu!

Oni-BR-

Citação de: Bruno Petersen online 24 de Fevereiro de 2008, 23:07
Olá pessoal!

Voltei recentemente para o ubuntu, abandonando o "janelas" de novo. Apesar de usar há um tempo considerável o ubuntu (desde a versão 6.04), me considero iniciante no linux, pois ainda tenho dificuldades para instalar arquivos tar.gz, bin e outros. Já li alguns tópicos sobre isso, mas nesse caso especial não estou conseguindo instalar o programa.

Seguinte, fiz o download do arquivo no formato tar.gz e o descompactei na  minha pasta pessoal. Abri o terminal, naveguei até o diretório onde estavam os arquivos e digitei o comando "./emesene". O programa abriu tudo certinho, etc.

Minha dúvida é o seguinte: eu só executei o aplicativo ou instalei o programa?Se não instalei, como faço pra instalar?Todas as vezes que quero usar o emesene tenho que fazer o mesmo procedimento, por isso acho que ele não está instalado.

Valeu!

se eu não estiver enganado todo programa que vem em forma de tar.gz precisa ser compilado para ser instalado e pelo o que vc falou vc só executou o arquivo sem fazer a instalação....na página do desenvolvedor tem a versão já em formato .deb é so vc dar uma olhadinha lá que vc acha...
Ubuntu 8.10 Recém Instalado!!!!

arqueiro

O emesene é um excelente programa que vem sofrendo atualizações diárias.  Eu havia feito uma instalação semelhante a sua mas percebi que não era a ideal por estar na partição home.  Acredito que a melhor instalação seja cadastrando os repositórios e instalando o programa a partir daí.  Abaixo segue a minha instalação.

Sistema, Administração, Canais de Software.  Acesse programa de terceiros e cadastre os endereços abaixo.

deb http://apt.emesene.org/ ./
deb-src http://apt.emesene.org/ ./

Em seguida, no terminal, dê o comando: sudo su apt-get install emesene
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Bruno Petersen

pois é, no final das contas eu resolvi instalar pelo apt-get mesmo inserindo as linhas no sources.list.
O que realmente achei estranho é que o programa ficaria na pasta home.
O procedimento pra instalar este programa é bem mais complexo do que eu pensei...
eu li o arquivo de instalação que estava no pacote e dizia que pra roda em linux era só digita o comando ./emesene.
achei estranho, mas....

obrigado pela ajuda pessoal!

helder84

Fiz a instalacao do emesene.
Mas ao conectar, ele nao mostra a lista de contatos, fica tudo em branco.
O que faço?

carlosaluisio

Citação de: helder84 online 17 de Julho de 2008, 19:59
O que faço?
É que por padrão ele só aparece os conectados. É só ir na opção "mostrar usuários desconectados"

Quanto ao tar.gz , no Linux, você pode instalar um programa em qualquer pasta. Um código conte compilado em qualquer pasta vai criar um link para execução, que voce fez com o ./emesene . Assim, ele já está instalado.

O .deb só empacota os fontes (neste caso, quando tem), e toca tudo para o /usr/bin , /usr/lib , etc... ou seja, nos lugares corretos.

Como root, dê dois comandinhos para fazer esse teu link funcionar apenas digitando emsene, por exemplo, no terminal (ou em qqer lugar)
(como root, dentro da pasta onde vc compilou)
1 - ln -s emesene [é o nome do arquivo que vc executa] /usr/bin/emesene
Isso cria um link simbólico de tua aplicacao.

2 - Como root, nao esqueca de dar permissões de acesso, com:
chmod 777 /usr/bin/emesene

Daí, use ele compilado, assim como vc fez, porque um programa compilado diretamente em sua máquina tem um desempenho pouco superior em rapidez. Claro, com um emesene da vida , que é leve, a diferença é pouca.
Ubuntu Lucid é 10 !!!

helder84

Citação de: carlosaluisio online 18 de Julho de 2008, 08:51
O que faço?
É que por padrão ele só aparece os conectados. É só ir na opção "mostrar usuários desconectados"

Carlos, essa opção já está marcada  ;D
E permanece tudo em branco  :(

tabiudo

Citação de: helder84 online 18 de Julho de 2008, 10:03
O que faço?

Aqui tbm.. com tdo habilitado permanece em branco.. reinstalei ele e todas as dependencias.. e continua acontecendo a mesma coisa..

se alguem puder ajudar...:D

vamos ficar agradecidos
Somos parte da resistência!

helder84

Citação de: tabiudo online 18 de Julho de 2008, 20:41
Citação de: helder84 online 18 de Julho de 2008, 10:03
O que faço?

Aqui tbm.. com tdo habilitado permanece em branco.. reinstalei ele e todas as dependencias.. e continua acontecendo a mesma coisa..

se alguem puder ajudar...:D

vamos ficar agradecidos

Consegui !!!!
Através de uma dica no proprio forum do emesene
Link: http://emesene.org/smf/index.php?PHPSESSID=5k6pqajmmp5j98dp6kt3r07oo0&/topic,1357.0.html
Digitei sudo sed -i.bak 's/09607671-1C32-421F-A6A6-CBFAA51AB5F4/CFE80F9D-180F-4399-82AB-413F33A1FA11/g' /usr/share/emesene/emesenelib/XmlTemplates.py no terminal e pronto!
Tente ai :D

Fvox

Helder, te quero nu cara!
VLWWWW MESMO!  ;D

Funcionou aqui, até instalei outra distro achando que eu tinha estragado o emesene, estou no fedora.  :'(
E ao tentar entrar no fedora, ficou do mesmo jeito, ahahah.

Mas vlw mesmo cara, muuito obrigado!  :D

tabiudo

valeuu..

tdo 100% agora..

Ubuntu firme e forte:D
Somos parte da resistência!

Rioru

Testanto.....
Comando Digitado no Terminal....
Abrindo EMESENE....
Conectando....
Internet de 1 mega perai xD.....
E...
FUNCIONOU!!!
MEU DEUS NÃO ACREDITO!!!
VLW!!!
BEIJO NA nádegas CARA!!!!
Uhuu!!
ÁDO! Á! ÁDO! O UBUNTU É IRADO!!!

mazoni

Valeu pessoal!!!Estava com o mesmo problema, que sorte que essa comunidade nunca me deixa na mão.
Obrigado pessoal!

darkbr

Louco! Era isso mesmo. Cara, eu não usava o emesene durante muito tempo por causa desta linha, desta mísera linha de código...valeu, valeu mesmo.

Ah! E para não deixar a resposta totalmente inútil vale também lembrar que o Monkey Messenger também é bem similar ao msn. Quem quiser dar uma olhada:

http://monkey-messenger.blogspot.com/

Vigaku

Esse comando no terminal funcionou mesmo, valew