Como reconectar ADSL (PPPoE) automaticamente?

Iniciado por marciovinicius, 23 de Fevereiro de 2008, 15:26

tópico anterior - próximo tópico

marciovinicius

Caros,
eu configurei a minha internet via pppoeconf, e tudo funciona às mil maravilhas, exceto por um detalhe: quando a Internet cai, eu fico na mão.

Acontece que tem sido comum aqui a Internet cair e logo em seguida voltar a funcionar (todo provedor tem seus dias ruins), só que no Ubuntu (pelo menos para mim) isso é um inferno, pois:

Primeiro: O sistema não me avisa que a Internet caiu (só descubro quando tento abrir um página da web, e todos vocês sabem que essa não é a única utilidade da Internet, ou seja nem sempre estou com o navegador aberto nesses casos). Para me certificar de que a Internet realmente caiu, tenho abrir o terminal digitar "plog" e tentar decifrar o que significa todas aquelas informações em tecniquês.

Segundo: Ao tentar me reconectar (depois de chegar à conclusão sozinho de que a Internet realmente caiu) digito "pon dsl-provider" e simplesmente não recebo resposta alguma se ele conseguiu ou não reconectar. E se não conseguiu também fico sem saber porque (e fico sem argumentos para reclamar do provedor).  No fim das contas tenho que abrir o navegador (mesmo que eu não queira visitar site nenhum) e descobrir se ele consegue abrir alguma página (já que o primeiro caso citado não ajuda muito).

Terceiro: Se eu não for feliz nem no primeiro, nem no segundo caso, tento desconectar na marra para em seguida reconctar. Digito, então, "poff -a" no terminal e recebo a ótima resposta "Nothing stopped". E eu fico sem saber se ele não parou nada porque fiz algo errado, ou porque não tinha nada conectado ou se foi porque ele não quis mesmo. De qualquer forma volto para o primeiro e para o segundo caso.

No fim, acabo reiniciando o PC para ou o Ubuntu conectar automaticamente (se a Internet realmente voltou) ou iniciar no rWindows dar dois cliques e me conectar (ou pelo menos descobrir porque não consigo me conectar).

Enfim, as duas perguntas:
Existe algum método automatizado de se reconectar sempre que a Internet cair?
Existe algum método mais transparente para conectar e desconectar a minha Internet (de preferência com GUI)?

P.S. Eu tento todos os comandos citados com e sem "sudo" e o resultado é o mesmo.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

csat

Citação de: marciovinicius online 23 de Fevereiro de 2008, 15:26

Existe algum método automatizado de se reconectar sempre que a Internet cair?
Existe algum método mais transparente para conectar e desconectar a minha Internet (de preferência com GUI)?

P.S. Eu tento todos os comandos citados com e sem "sudo" e o resultado é o mesmo.

Sim, instale um roteador entre suas máquinas e o MODEM.  É o que uso aqui na minha conexão ADSL:  UM MODEM SS-4200 e um roteador WRT54G - Linksys - que também tem uma porta wireless.

O roteador simplifica tudo.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

marciovinicius

Citação de: csat online 23 de Fevereiro de 2008, 16:23
Sim, instale um roteador entre suas máquinas e o MODEM.
Ôpa, valeu, csat!
mas não faz muito sentido eu usar um roteador tendo apenas uma máquina para "rotear"...
estava pensando em uma solução via software... não hardware...
Não tem no Ubuntu nada tipo "discador" como tem no Windows?
Kubuntu 9.04 amd64

alarcon

Citação de: marciovinicius online 23 de Fevereiro de 2008, 17:23
Citação de: csat online 23 de Fevereiro de 2008, 16:23
Sim, instale um roteador entre suas máquinas e o MODEM.
Ôpa, valeu, csat!
mas não faz muito sentido eu usar um roteador tendo apenas uma máquina para "rotear"...
estava pensando em uma solução via software... não hardware...
Não tem no Ubuntu nada tipo "discador" como tem no Windows?

Qual é a versão do Ubuntu que você usa?

Isso que você comenta acontecia comigo no Ubuntu 7.04 Feisty, mas no Ubuntu 7.10 Gutsy não. No Feisty eu resolvi isso apenas seguindo esta dica:
http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4731.0.html

Na primeira tentativa não deu certo, já na segunda seguindo exatamente o que fala lá, resolveu e nunca mais tive estes problemas de conexão caindo.

marciovinicius

Citação de: alarcon online 23 de Fevereiro de 2008, 17:27Qual é a versão do Ubuntu que você usa?
7.10

Citação de: alarcon online 23 de Fevereiro de 2008, 17:27Isso que você comenta acontecia comigo no Ubuntu 7.04 Feisty, mas no Ubuntu 7.10 Gutsy não.
Eu andei lendo por aí e vi que havia esse problema, mas comigo o problema é o servidor de Internet mesmo... No Windows, também cai...

Citação de: alarcon online 23 de Fevereiro de 2008, 17:27No Feisty eu resolvi isso apenas seguindo esta dica:

Na primeira tentativa não deu certo, já na segunda seguindo exatamente o que fala lá, resolveu e nunca mais tive estes problemas de conexão caindo.
É, cheguei a ver esse tópico, mas não tentei ainda... Parece que não se aplica muito ao meu caso, já que não tenho provedor de conteúdo, conecto direto ao servidor de Internet. Não faço a menor idéia de o que coloco no lugar de "@provedor". E lá indica muitas mudanças, sem indicar como se desfaz...

...mas vou tomar coragem e tentar (com vários backups), pode ser essa a solução que procuro, só que não explícita... o máximo que pode acontecer é eu ficar sem Internet de vez. ::)
Acho que daquilo tudo só preciso da parte do # /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )
Kubuntu 9.04 amd64

alarcon

Citação de: marciovinicius online 23 de Fevereiro de 2008, 17:57
Citação de: alarcon online 23 de Fevereiro de 2008, 17:27Qual é a versão do Ubuntu que você usa?
7.10

Citação de: alarcon online 23 de Fevereiro de 2008, 17:27Isso que você comenta acontecia comigo no Ubuntu 7.04 Feisty, mas no Ubuntu 7.10 Gutsy não.
Eu andei lendo por aí e vi que havia esse problema, mas comigo o problema é o servidor de Internet mesmo... No Windows, também cai...

Citação de: alarcon online 23 de Fevereiro de 2008, 17:27No Feisty eu resolvi isso apenas seguindo esta dica:

É, cheguei a ver esse tópico, mas não tentei ainda... Parece que não se aplica muito ao meu caso, já que não tenho provedor de conteúdo, conecto direto ao servidor de Internet. Não faço a menor idéia de o que coloco no lugar de "@provedor". E lá indica muitas mudanças, sem indicar como se desfaz...

...mas vou tomar coragem e tentar (com vários backups), pode ser essa a solução que procuro, só que não explícita... o máximo que pode acontecer é eu ficar sem Internet de vez. ::)
Acho que daquilo tudo só preciso da parte do # /etc/network/interfaces -- configuration file for ifup(8 ), ifdown(8 )

Se você usa a forma empresarial de acesso a internet creio que seja assim:

CitarNo terminal digite:
sudo pppoeconf

Responda sim para as perguntas, depois você coloca:
ddd+n°do telefone@telemar.com.br se você for usuário empresarial, caso você possua um provedor coloque telefone@provedor.com.br e a senha é o ddd+n°do telefone caso seja empresarial ou sua senha normal caso use provedor.

Ex.: Empresarial (7131234567@telemar.com.br) e Senha (7131234567)
Residencial (7131234567@provedor.com.br) e senha ( sua senha)
fonte: http://nq6.blogspot.com/2007/01/velox-no-ubunu.html

Fat Cat

Cara resolvi assim removi o dhcp3-commom ai foi embora uma maravilha. não sei o porque mas tive que remover esse negocio ai, sempre que instalo o ubuntu e e speedy eu marco logo de cara a remoção deste negocio ai a internet vai.

k7br

Salve!
Vê se isso ajuda .
Leia até o final  ;)

Boa sorte!