Quando comprar um computador novo - devolva o windows!

Iniciado por sylvester, 20 de Fevereiro de 2008, 12:18

tópico anterior - próximo tópico

sylvester

Quantos de nós já compramos os nossos computadores e somos obrigados a "comprar" o windows junto.
Gostei muito de ler o relato do vinicius no seu blog em como ele conseguiu o dinheiro de volta correspondente à licença do windows vista.

http://vinicius.soylocoporti.org.br/conseguindo-o-reembolso-da-licenca-do-microsoft-windows/

Fica aqui a o relato e a dica. Quando comprar o próximo computador novo, devolva o windows!

__________________-

EDIT: aqui fica o texto original para os mais preguiçosos!

Você comprou um computador com Windows mas não o utiliza? Então pegue a parcela do dinheiro referente à licença de volta! Não é tão difícil quanto parece, e você ainda estará estimulando a indústria de computadores a fornecer suporte e opções mais abrangentes quanto à sistemas operacionais.

Um panorama não muito confortável para usuários Linux, FreeBSD e etc, é a pouca opção de máquinas com configurações que atendam às suas requisições, mas também que venham direto de fábrica com suporte ou com tais sistemas já pré-instalados. Esse quadro é muito comum principalmente no mercado de computadores portáteis, onde a grande maioria acompanha as variantes dos sistemas Microsoft, os Windows XP e Windows Vista.

Venho aqui retratar minha experiência com a finalidade de divulgar tais possibilidades e orientar futuros compradores à uma aquisição mais justa e econômica de computadores. O meu caso aconteceu com a Dell Computers New Zealand (Computadores Dell da Nova Zelândia). E o interessante é que o contato telefônico não foi crucial para garantir o retorno do dinheiro.

A Dell é uma empresa presente em muitos países, e inclusive no Brasil. Para tal, seus procedimentos e normas internas devem ser bem estabelecidos, motivo pelo qual o mesmo procedimento usado na Nova Zelândia tem boa probabilidade de funcionar em qualquer outro país em que ela atue. Mas de qualquer forma, acredito que a possibilidade possa-se extender a qualquer outra empresa devido principalmente à aceitação da EULA (End-User License Agreement), a chamada aceitação da licença de utilização do Windows pelo usuário final.

Antes de comprar um computador, vale a pena certificar-se:

* A empresa não oferece opções de computadores com o sistema operacional desejado, ou mesmo sem sistema operacional. É improvável, mas pode poupar este desgaste e ter que ouvir coisas do tipo: "Mas nós tínhamos o que você quer."
    * Os drivers do computador que você quer possui suporte para o sistema que você quer usar. Embora a maioria destes sistemas estejam bem maduros e com suporte nativo à som, microfones embutidos, placas 3D, webcams, etc, ainda é freqüente a dificuldade de código no suporte destes dispositivos por parte da empresa produtora de computadores. Mas ainda assim, mesmo sem entender sequer uma linha de código você pode ajudar muito os desenvolvedores a resolver o seu problema caso este venha a surgir.
    * As licenças de Windows OEM são geralmente muito mais baratas do que se você comprar o pacote instalável, por isso ainda pode-se analisar a possibilidade de transferir a licença para outro computador, o que é possível, mas sem maiores detalhes nesta página. Esta transferência parece ser possível somente uma vez.
    * Se você não assinou nenhum outro termo ou licença para comprar o produto. No meu caso eu aceitei o "Termo de Condições de Compra da Dell", que não interfere na EULA.

Ao ter comprado o computador, cuidados a se tomar:

* Fotografe ou grave (para caso precisar evidenciar):
          o A nota fiscal de compra, o código de envio do selo pelo correio que vai estar na caixa, ou qualquer outro indicativo de compra material que forneça informações rastreáveis para a empresa;
          o A retirada do computador da caixa;
          o A recusação do termo da licença ao ligar o equipamento pela primeia vez;
          o Os passos da instalação do outro sistema, principalmente a sobrescrição das partições do Windows.

* Se você clicar em "Eu aceito" na primeira inicialização do sistema, você corre o risco de mandar infomações de registro para o fabricante. Não conheço essa etapa, se informe com o fabricante a respeito do procedimento. No meu caso o procedimento permite que eu tenha o dinheiro de volta mas continue usando o Windows caso eu queira (apesar de não ser certo), mas sem o selo de autenticidade.

* Tente o contato por e-mail, e aguarde uma semana. Afinal, se for possível resolver por e-mail, melhor e mais barato:
          o Pergunte pelo procedimento de reembolso e exponha a seção da EULA  que garante o reembolso;

* Se o contato for telefônico:
          o Seja insistente, paciente e perseverante, mas nunca mal educado. Os atendentes não têm culpa, ser chato é o trabalho deles;
          o Prepare-se para uma possível eternidade de transferências entre atendentes;
          o Seja fixo no discurso, e não se estenda com os atendentes, afinal, eles querem que você se canse;

* Sempre recuse demais ofertas, tais como softwares adicionais, cupons promocionais ou itens especiais. Enfatize sempre o fato de você querer o dinheiro de volta.

A Minha Experiência:

Após muito pesquisar, decidi comprar o modelo Dell Vostro 1400 devido ao custo e benefício dos modelos que eu tinha acesso, assim, chequei junto ao serviço de atendimento telefônico da Dell se existiam modelos sem sistema operacional. Como eu esperava, não existiam. Então, configurei o meu sistema e encomendei pela internet através do site. No dia seguinte recebi um e-mail de um funcionário responsável pela venda. Realizei o depósito e confirmei com ele o pagamento. Antes de receber meu computador troquei os seguintes e-mails com o funcionário.

Vinícius, dia 11/12/2007

Olá "Atendente 1″, desculpe-me por incomodá-lo novamente desde a última vez com os procedimentos de pagamento, mas eu gostaria de informar-me a respeito de como funcionaria se eu quizesse recusar a licença do Windows Vista e ser reembolsado da parcela referente ao OEM? Pergunto-lhe pois sou usuário Linux, e não estou interessado em ter o Windows Vista.

Atendente 1, dia 11/12/2007

Oi Vinícius, infelizmente não podemos enviar a você o computador sem um sistema operacional, e não podemos também coletá-lo de volta e retornar o valor. O computador precisa sempre acompanhar o sistema operacional.

Vinícius, dia 12/12/2007

Olá "Atendente 1″, me desculpe por errar seu nome, não sou muito familiarizado com nomes asiáticos. Verificando o termo de aceitação da licença pelo usuário final do Windows Vista Business (o sistema operacional que eu comprei através da loja online), encontramos a seguinte seção:

"Usando o software, você aceita estes termos. Se você não os aceita, não use o software. Ao invés disso, contate o revendedor para um reembolso ou crédito. (...) "

Acredito que a primeira vez que eu ligar o computador esta licença será mostrada, e eu não tenho a pretensão de checar nenhum tipo de formulário que confirmará minha aceitação. Isto provavelmente reiniciará o computador ou coisa parecida, o que não me deixará usar o Windows Vista.

A licença pode ser encontrada no site da Microsoft, aqui.

Por favor, verifique a situação e instrua-me de como posso mostrar evidências suficientes de que recusei a licença.

Atendente 1, dia 12/12/2007

Oi Vinícius, tentarei conseguir o reembolso e agendar a coleta do material assim que o sistema for entregue. Será cobrado $26 para retornar o material, sendo reembolsado somente $213.68 ($239.68 - $26). Veja também que não poderemos vender a você somente o sistema operacional mais tarde, e que você não terá suporte aos drivers para Linux para este sistema, tendo que procurá-los por você mesmo. Por favor, confirme a aceitação assim que você receber o sistema.

Recebi o computador no dia 20, após alguns problemas com os entregadores locais que não sabiam ler o número do meu apartamento.

Vinícius, dia 20/12/2007

Oi "Atendente 1″, eu recebi o sistema apropriadamente. Por favor considere meus e-mails anteriores onde eu confirmo a aceitação para retornar à vocês o material necessário para o reembolso. Fico aguardando instruções.

À esta altura o computador já estava rodando o Ubuntu Linux 7.10 Gutsy Gibbon, e até hoje ele jamais bootou Windows ou qualquer outro sistema proprietário.

Atendente 1, dia 26/12/2007

Oi Vinícius, a coleta e o reembolso foram aprovados. Nosso agente contatará você para organizar a coleta do CD e combinar o meio de reembolso. Atenciosamente.

No dia 02/01/2008, um outro atendente me ligou explicando as condições de coleta e reembolso. Pedi para ele me enviar um email para fins de registro.

Atendente 2, dia 02/01/2008

Oi Vinícius, foi um prazer conversar com você no telefone à poucos minutos. De acordo com nossa conversa, os entregadores agendarão com você a coleta do CD do Windows Vista Business e do selo COA (Certificado de Autenticidade). Você precisará retirar cuidadosamente o selo da parte de trás do seu computador e retorná-lo juntamente com o CD. Assim que você me confirmar o número do selo, eu requisitarei aos entregadores para lhe contatarem e agendarem a coleta. Duas semanas após a coleta, a quantia de $213.68 lhe será enviada.

Vinícius, dia 02/01/2008

Olá "Atendente 2″, pois não. O código do selo é XXXX-XXXX-XXXX-XXXX. Fico aguardando instruções. Muito obrigado.

Alguns dias depois, os entregadores me contataram e coletaram em minha casa um envelope com o CD e o selo COA, e no dia 29/01/2008 recebi em minha casa o cheque da Dell referente à quantia da licença do OEM do Windows Vista Business.

Conclusão:

Consegui reembolsar 15% do valor total do notebook, uma quantia considerável e que com certeza eu não gastaria em uma licença do Windows caso o computador não tivesse sistema operacional.

Os atendentes foram bastante educados e me atenderam prontamente, tinham interesse em resolver o meu problema após a aprovação da devolução. Foi uma relação fácil e direta.

Recomendo a tentativa mesmo para quem comprou um computador faz tempo e não utiliza mais o Windows, afinal o que interessa mesmo para eles é o selo COA e o CD.

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

Junior_Sampa

Muito legal! Avisarei ao pessoal que tenho contato sobre isso!

felipeborges

Incrível! Ter "coragem" de questionar isto é pra poucos! Isto é um grande incentivo a todos nós, sempre que adquirirmos um microcomputador.
É uma "barreira" que a sociedade virtual impõe que pagar é ter "o do bom". Eu recebi o meu ubuntu gratuitamente assim como os usuários deste fórum, ganho em desempenho, interface gráfica e facilidades, por quê eu pagaria autos valores por um Windows Vista? ou por um Office 2007? Tem gente que paga, burros? Não! Vitimas do imperialismo! O Software Livre vem a cada dia conquistando dos mais intendidos aos recém inclusos no mundo dos computadores, ruma a liderança! De cima até a base da piramide!

Irei indicar a amigos meus está ótima leitura e perguntar-lhes o por quê pagar a mais por isso! Espero mudar um pouco o jeito deles pensarem!

Mais uma vez, incrível! formidável!
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

clcampos

Olha passei o janeiro todo em contato com a dell (por email) tentando comprar um note sem windows, e no final até recebi uma proposta deles, mas sem queda de preço para um note sem SO nenhum (eles preferiram colocar algumas besteiras a tirar o custo do sistema).

Eu não li o conteúdo da URL passada (preguiça mesmo de abrir outro site), mas tentei e achei muito difícil comprar um equipamento sem o sistema,  então será que tenho que comprar ele e ai pedir devolução do dinheiro que paguei?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

felipeborges

Acho que se comprar e depois pedir o dinheiro de volta é mais complicado do que num primeiro momento pedir o micro sem o windows.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

Viralata

clcampos a jogada do terce de aceitação do windows pode te ajudar...

CGaldino

Se isso for uma venda casada temos respaldo do código do consumidor! É só levar ao procon, acredito.

[Editado]
Atenção ao que prevê o artigo 5o. parágrafo II, Lei 8.137/90 Crimes Contra a Ordem Tributária:

Art. 5° Constitui crime da mesma natureza (contra a ordem econômica):

I - exigir exclusividade de propaganda, transmissão ou difusão de publicidade, em detrimento de concorrência;

II - subordinar a venda de bem ou a utilização de serviço à aquisição de outro bem, ou ao uso de determinado serviço;

III - sujeitar a venda de bem ou a utilização de serviço à aquisição de quantidade arbitrariamente determinada;

IV - recusar-se, sem justa causa, o diretor, administrador, ou gerente de empresa a prestar à autoridade competente ou prestá-la de modo inexato, informando sobre o custo de produção ou preço de venda.

Pena - detenção, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa.

Lei é interpretativa não sei como ficaria a questão dos PC's mais win! Mas tá ai claro na lei que é crime!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Madrigal

Comprei o Laptop Inspiron 1525 da Dell, e ainda não chegou, fui chato com a vendedora dizendo que não queria o Windows mas não teve jeito, olha só a resposta dela (destaco em negrito):

Como lhe falei ontem , a máquina ainda não está disponível sem o sistema operacional .E se vc  for analisar , a maioria das máquinas sem sistema se tornam mais caras do que as com o sistema. É uma opção sua comprar sem , porém n é vantagem pagar a mais por este detalhe . Realmente se torna uma venda casada, por isso fica mais barato.

Se quiser desistir da compra , sinto muito mesmo. Mas no momento é o que oferecemos. Espero que leve em consideração o equipamento em si , a qualidade do produto que está adquirindo.

Então , podemos prosseguir com a compra?
Obrigada

A própria vendedora admitiu que é venda casada, quem sabe se eu imprimir esse e-mail e mostrar no Procom, as coisas não facilitam?  ;)

CGaldino

Citação de: Madrigal online 21 de Fevereiro de 2008, 23:04
Comprei o Laptop Inspiron 1525 da Dell, e ainda não chegou, fui chato com a vendedora dizendo que não queria o Windows mas não teve jeito, olha só a resposta dela (destaco em negrito):

Como lhe falei ontem , a máquina ainda não está disponível sem o sistema operacional .E se vc  for analisar , a maioria das máquinas sem sistema se tornam mais caras do que as com o sistema. É uma opção sua comprar sem , porém n é vantagem pagar a mais por este detalhe . Realmente se torna uma venda casada, por isso fica mais barato.

Se quiser desistir da compra , sinto muito mesmo. Mas no momento é o que oferecemos. Espero que leve em consideração o equipamento em si , a qualidade do produto que está adquirindo.

Então , podemos prosseguir com a compra?
Obrigada

A própria vendedora admitiu que é venda casada, quem sabe se eu imprimir esse e-mail e mostrar no Procom, as coisas não facilitam?  ;)

MAdrigal, ai nào tem jeito mesmo está configurada a venda casada que é crime. É só recorrer, que eu acho que neste caso não tem escapatória para a Dell. Se vc conhece algum advogado peça a ele orientaçòes!!!

É lei, e neste caso a interpretação é única a não ser que aleguem insanidade mental da vendedora acho eu!!!

ABS!

Madrigal

Valeu, tou doido pra chegar e ver se na nota está especificando o Windows em separado... se estiver vou atrás mesmo!

samuelbh

Windows separado na nota fiscal? Nunca vi isso.

Mas achei a iniciativa legal.

Acho que foi por causa da iniciativa do sylvester que aqui no Brasil agora começarão a vender notebook da Dell com Ubuntu. E justamente o modelo que ele comprou (Vostro 1400).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

CGaldino

Citação de: Madrigal online 22 de Fevereiro de 2008, 00:04
Valeu, tou doido pra chegar e ver se na nota está especificando o Windows em separado... se estiver vou atrás mesmo!

Mesmo que não venha especificado acho que ainda é venda casada pois eles mesmo assumiram que os custos do janelas são repassadaos!