rede linux+ibook mac

Iniciado por cristianotania, 17 de Fevereiro de 2008, 10:48

tópico anterior - próximo tópico

cristianotania

ola sou novo no linux,
tenho um ibook que acessa a internet por meio de wireles, e um computador desktop ligado a net por banda larga.....e por fio.....
ibook roda atraves do tiger
o desktop roda em linux  ubuntu 7.10 gutsy
o que gostaria de saber se  dar para fazer com que o meu ibook , acesse as pastas no meu desktop linux
atraves da internet como se meu desktop fosse um servidor , de forma que eu pudesse ir la deletar , colar ,copiar e mexer de qualquer forma nos meus arquivos, alguem ai poderia me informar qual solucao posso estar tomando. para criar esta rede interna , via net.......ha algum tutorial o programa que me ajude nisto
naum tenho a menor ideia.....obrigado......

csat

Citação de: cristianotania online 17 de Fevereiro de 2008, 10:48
ola sou novo no linux,
tenho um ibook que acessa a internet por meio de wireles, e um computador desktop ligado a net por banda larga.....e por fio.....
ibook roda atraves do tiger
o desktop roda em linux  ubuntu 7.10 gutsy
o que gostaria de saber se  dar para fazer com que o meu ibook , acesse as pastas no meu desktop linux
atraves da internet como se meu desktop fosse um servidor , de forma que eu pudesse ir la deletar , colar ,copiar e mexer de qualquer forma nos meus arquivos, alguem ai poderia me informar qual solucao posso estar tomando. para criar esta rede interna , via net.......ha algum tutorial o programa que me ajude nisto
naum tenho a menor ideia.....obrigado......

No Ubuntu você precisa ter o openssh instalado.  No seu ibook, se ele trabalhar também com o Windows, voce pode para a conexão de terminal remoto e ftp usar o "tunnelier" versão free.  Veja em http://www.bitvise.com/tunnelier

No ibook se funcionar com o Windows pode botar o "nxclient".  Ver aqui:
http://www.nomachine.com/download-package.php?Prod_Id=65

No Ubuntu precisa configurar o NxServer.  Precisa procurar na net um tutorial para instalar o NxServer no Ubuntu.  O Nx (nomachine)  permite conexão remota usando o ambiente gráfico.

Existem outras soluções.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

cristianotania

meu ibook so roda mac osx , ele tem alergia a ruindows......hehehe.........

csat

Citação de: cristianotania online 19 de Fevereiro de 2008, 09:06
meu ibook so roda mac osx , ele tem alergia a ruindows......hehehe.........

Então sugiro a tentativa de descobrir algum forum de Mac que possa informar como e qual utilitário daquela plataforma pode fazer conectividade com demais máquinas.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086