Linux na Rússia

Iniciado por antoniodosantosor, 07 de Fevereiro de 2008, 16:33

tópico anterior - próximo tópico

antoniodosantosor

Litígio entre professor e Microsoft leva Rússia a migrar para Linux

Um pequeno litígio entre a Microsoft e um professor russo, por este instalar uma cópia ilegal do Windows num computador do seu colégio, acabou nas mãos do governo do país. O resultado não podia ser pior para a Microsoft uma vez que as autoridades russas decretaram que todas as delegações da administração pública e escolas do país passariam a utilizar pacotes de software open-source, colocando de lado as versões proprietárias da empresa norte-americana.

Leonid Reiman, ministro russo com a pasta das telecomunicações, referiu à agência Itar Tass que "até 2009 vão ser implementados soluções em software livre em todos os computadores dos colégios russos, que substituirão os programas comerciais existentes".

O mesmo ministro indicou ainda que a versão que a versão Ubuntu a ser distribuída é desenvolvida por uma empresa russa, que concebeu o software ao longo do ano passado.

O caso que opôs o professor Alexander Ponosov à Microsoft foi o primeiro referente à pirataria de software registado na Rússia e desenrolou-se durante cinco anos.

Depois de o professor ser obrigado a pagar uma multa de 200 dólares, o caso chamou a atenção dos meios de comunicação russos e internacionais e despertou o interesse dos altos responsáveis da administração do país, incluindo de Vladimir Putin, que comentou "o disparate" da referida situação.

crdrj

Esses US$ 200.00 custaram caro para a M$. (:

Estava vendo uns números na Wikipedia, e encontrei o seguinte:
2002: Linux in use by 64.3% of Japanese corporations

Procurei a fonte para isso, e me levou a uma página de Londres que apontava, como fonte uma página em Japonês... Mas em Japonês eu não sei ler... Porém a notícia foi citada na ZDNet e em vários outros lugares. Imagino como deva estar a adoção do Linux no Japão atualmente.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

samuelbh

A M$ se-fu! rsrs

Antes eles eram monopólio e faziam o que bem quizessem. Agora qualquer coisa que façam, são menos clientes.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

felipeborges

só tenho a dizer, viva ao Linux! hehe

Que os projetos open-source dominem o mundo! hehe

Chega de monopolismo, durante anos amargamos windows nos empregos, escolas e lan houses, agora as coisas estão mudando.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.