Como os usuários GNU/Linux serão afetados pela fusão Yahoo!-Microsoft? Leia aqui

Iniciado por Syph0s, 07 de Fevereiro de 2008, 08:24

tópico anterior - próximo tópico

Syph0s

Citar

Artigos sobre a oferta da Microsoft provavelmente estão lhe matando de tédio, mas esse artigo discute um aspecto particular da potencial aquisição, saber seus efeitos sobre os usuários GNU/Linux e BSD. Aqui está uma análise ponto a ponto do impacto, abrangendo muitas das principais questões:

Financimento para o Open Source

A fim de melhorar a sua imagem, o Yahoo! organizou recentemente iniciativas como workshop direcionados para desenvolvedores de software open source. Pense neles como um equivalente distante do Google's Summer of Code, cujo provê financiamento para projetos de softwares livre como KDE, Wordpress, Drupal e vários outros projetos independentes - projetos que começam como nada mais que uma proposta de um aluno ambicioso de ciência da computação com tempo livre.

A Microsoft vende software para desktop, diferentemente do Yahoo!, que é mais focado em serviços que são fornecidos via internet. Se a Microsoft adquiriro Yahoo!, existirá ao menos um conflito de interesses ou uma situação onde projetos open source recebem finaciamento se, e somente se, eles se basearem na Microsoft, incluindo Windows. O Yahoo que conheciamos não oferecerá o mesmo tratamento para o Software Livre.

Duplicidade se torna convergência

O Yahoo! e a Microsoft oferecem muitos serviços e softwares similares. Há uma abundância de sobreposição. Não faz sentido manter dois produtos competitivos dentro da mesmo compania, então alguma convergência ou descarte é esperado.

Sob o "regime" da Microsoft, por assim dizer, os serviços e softwares do Yahoo! estão sujeitos de piorar para usuários GNU/Linux em vez de melhorar. Devido à escala da compania, há comlicados interesses em jogo. Para começar, pense sobre a a compatibilidade de software com multiplos sistemas operacionais.

Vamos explorar isso ainda mais nos pontos abaixo.

É o apagar das luzes para o LAMP e o BSD?

O Yahoo! é um tanto popular entre quem defende o BSD por que se orgulha de sua implementação, baseada no FreeBSD, em seus servidores. Curiosamente, o Hotmail também rodava FreeBSD em seus servidores antes de ser adquirido pela Microsoft. Acredita-se que o Hotmail foi migrado para tecnologias da Microsft depois da aquisição, mas rumores recentes tendem a negar isso.

A Microsoft pode estar usando Software Livre secretamente? Ela pode de fato esconder essa informação valiosa da opinião pública?

Um fato definitivo, vários sites da Microsoft dependem ou rodam sobre GNU/Linux. Equipamentos de rede, incluindo roteadores em Redmon, tem componentes que rodam Linux embutido. E, a aquisição de US$6 bi pela Microsoft da aQuantive foi um caso de compra de empresas cuja infra-estrutura é baseada em Software Livre. O mesmo vale para a Newsvine, que a Microsoft adquiriu no ano passado.

Então qual será o destino dos servidores próprios do Yahoo!? É difícil dizer, mas é possivel que a troca seja invevitável.

Suporte dos Navegadores

O Yahoo! tem história de ser relativamente hostil ao Linux e algumas vezes hostil com navegadores que não sejam o Internet Explorer. Essa é uma reputação que o Yahoo! simplemente ganhou por si mesmo. Isso nunca melhorará se a aquisição pela Microsoft se materializar? As coisas ficarão ainda piores? Essa última possibilidade parece mais provável.

Silverlight no Yahoo?

O Silverlight é uma nova tecnologia da Microsoft e ela compete diretamente contra o Flash, da Adobe. O Silverlight funciona em Macs, da Apple, e no Windows, mas não em outras plataformas. Um projeto da Novell chamado Moonlight se esforça para preencher essa lacuna para os usuários GNU/Linux e as vezes dá a iusão que o Silverlight é de fato suportado no GNU/Linux. Mas existe limitações na distribuição. Patentes de software também desempenham um papel.

Utilizando suas parceirias e suas próprias propriedades na Web, a Microsoft começou a espalhar lentamente o Silverlight através da Web. O Silverlight agora é até recomendado entras as atualizações do sistema para usuários Windows, juntamente com patches de segurança. O microsoft.com diz ter sido remodelado para Silverlight, cujo objetivo parece tornar essa tecnologia mais generalizada e, portanto, inevitável.

O Yahoo! irá seguir o exemplo se a Microsoft adquiri-lo? O Yahoo! é o site mais visitado da Wen, baseado no rank de tráfico Alexa.

É importante lembrar que o Silverlight pode ser usado para discriminar usuários GNU/Linux, deixando-os longe de alguns sites de várias maneias, ou tornando-os mais sensiveis às ameaças de patentes de software. O moonlight é, afinal, baseado no Mono, que é um clone do .NET, para cujo a Novell para royalties como uma forma de combertura legal.

Políticas de Moderação

Em várias ocasiões no ano passado, o Yahoo! foi acusado de censura contra o software Open Source. O Yahoo! Respostas, por exemplo, rejeitava ou deletava conselhos defendendo o uso de GNU/Linux ou BSD. O Yahoo! se manteve calado por muitos meses antes das reclamações se tornarem grandes. Então responderam a isso dizendo que não se tratava de questão política. Maus moderadores são possivelmente repreendidos.

Não podemos deixar de imaginar que, se o Yahoo! for povoado por empregados da Microsoft ou se o pessoal do Yahoo! servir à Microsoft, ameaças competitivas com o Software Livre serão mal-tratados como nunca.

De acordo com Mary Jo Foley, uma jornalista veterana especializada em negócios da Microsoft, a empresa pode ter sido pega alterando resultados de pesquisas para ajudar ou defender os objetivos do negócio. O Yahoo!, diferentemente da Microsoft, tem sua ferramenta de busca usada por várias pessoas difentes, então censura corporativa, em oposição a politica de censura, é um caminho duvidos para se aproximar. Tolerância e equilíbrio é o que torna a Web mais confável, euquanto o policiamento tem corroído a confiança.

Pistas e Conclusão

Em meio a novos rumores e relatórios não checados que Rupert Murdoch pretende lançar para o Yahoo!, alguém deve pensar sobre o perigo da consolidação. Quando duas empresas colidem ou se juntam, outras são muitas vezes marginalizadas. Isso foi visto justamente semana passada quando a Nokia adquiriu a Trolltech, prejudicando algumas de suas rivais no processo.

A principal vitima aqui, no caso do Yahoo! e da Microsoft se juntarem para ganhar parte do mercado, é o Google. Sendo um dos grandes apoiadores do Linux, o Google merece a defesa contra essa possível aquisição. Além disso, pelas razões listadas acima, os usuários GNU/Linux deveriam perceber que não há nada muito animador nas notícias da semana passada.

Fonte: //syph0s

Para mais notícias visitem meu blog :)

rodox12

"Minha opinião..."

O mercado é canibal e não temos direito moral de tentar impedir a compra de uma empresa privada.

O Google comprou varias empresas até onde sei...

Pensem que se a concorrencia aumentar, a qualidade do produto tambem aumentara a fim de se tornar mais competitivo diante o concorrente.

Temos que mudar um pouco nossa tatica de promover o SL. Atacar a MS nos deu uma misera porcentagem na participação dos desktops. Precisamos promover mais o SL ao inves de apedrejar a MS...

um abraso a todos...
Temos que fixar o bug #1.

Syph0s

só um adendo.. esse artigo é dum cara do linux.org, tanto que o cara sempre se refere ao linux como GNU/Linux à la Stallman... tenho uma opinião parecida com a sua.. quando o google comprou a doubleclick (a unica empresa que fazia frente ao googleads) ninguém chiou. Nesse negócio não há mocinho nem bandido. E defender uma imposição porque o google é amiguinho do SL é bobagem, o google é tão gigante comedor de concorrente quanto a microsoft.

obs.: a fusão ainda vai ser analisada por órgãos dos estados unidos e união européia para ver se é legal.

crdrj

Realmente, os pontos levantados são bastante interessantes. O Yahoo! ficou famoso por usar sistemas BSD, tanto que as poucas vezes em que foi atacado virou notícia internacional.
Até acho provável que a Microsoft não vá mudar a infraestrutura do Yahoo!, mas tudo é possível. Pior para os usuários do serviço Yahoo!
Quanto ao Yahoo! ser o site mais visitado da Web, acho isso difícil, se fosse o caso o Google não estaria tão na frente comercialmente.
De qualquer maneira, não uso mais os serviços Yahoo! faz muito tempo... Se bem que devo admitir que a página My Yahoo! era bem funcional para aglomerar notícias do meu interesse e ter acesso a ferramentas de conversão monetária, etc... Se bem que essas coisas o cara faz tranqüilamente no Google também.
Resumindo, acho que qualquer passo no sentido de piorar o serviço do Yahoo! que a Microsoft der, só vai servir para firmar a liderança do Google.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

felipeborges

Citação de: crdrj online 07 de Fevereiro de 2008, 18:52Acho que qualquer passo no sentido de piorar o serviço do Yahoo! que a Microsoft der, só vai servir para firmar a liderança do Google.


Exatamente. Os beneficiários da concorrência entre estes "gigantes", somos nós usuários.
Meu blog sobre GNU/Linux
Debian Lenny e Gentoo.

rjbgbo

Tem uma ótima resposta do celsofaf - http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,31281.msg185307.html#msg185307

CitarCitação de: crdrj em 05 de Fevereiro de 2008, 05:08
A uns 3 anos atrás eu gostava da conta do Yahoo, achava ela prática e etc.. Mas já faz mais de um ano que só tenho minha conta Google. O único serviço do Yahoo que sinto falta é o flickr, mas como parei de fotografar, não sinto tanta falta assim.

A única vantagem que vejo no email do Yahoo atualmente é o espaço ilimitado para armazenamento. Mas o Gmail é muito mais prático para manter as coisas em ordem e para ser usado. Está com mais de 6GB agora e, se espaço for problema, sempre podemos criar mais uma conta e usar de redirecionamentos.

Penso assim.

Hj sou bem dependente da Google, apesar de saber dos perigos disso, mas a sua toolbar é total/ completa p/ o que preciso no meu dia-a-dia.

Só torço p/ nínguem é ficar desempregado.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

livio

Eu só gostaria de saber como ficarão os usuários de Linux/BSD/Solaris. Se a MS resolver implantar silverlight no yahoo!, apenas usuários de Windows e MacOS X poderão utilizar os serviços dele.

A aquisição será uma boa concorrência frente ao Google, mas me deixa preocupado o fato de que a MS só enxerga a Apple além dela.

A Adobe disponibiliza o plugin do Flash para Linux, será que a MS vai ficar atrás da Adobe?

É muita coisa pra ser pensada, mas não adianta especular muito, só saberemos quando chegar a hora.

crdrj

Silverlight vai ser mais um ActiveX... todo mundo sabe que existe mas nunca viu.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

rjbgbo

P/ os preucupados

CitarYahoo teria rejeitado oferta bilionária da Microsoft
O conselho do Yahoo crê que a proposta não solicitada de US$ 44,6 bilhões feita pela Microsoft "subestima maciçamente o valor" da companhia e estão prontos para rejeitar a oferta, segundo reportagem do Wall Street Journal deste sábado, citando uma fonte não identificada.

A oferta de US$ 31 por ação realizada pela Microsoft fracassa em contabilizar os riscos de que uma fusão entre a maior fabricante de softwares do mundo e o Yahoo seja rejeitado por órgãos reguladores, relatou o jornal, citando uma "pessoa familiarizada com a situação".

Uma porta-voz do Yahoo rejeitou fazer comentários sobre os procedimentos dos diretores da companhia.
Fonte: http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI2380798-EI4795,00.html

Sincera/ ñ conseguia ver a tal venda como nenhum alarmismo

Por exemplo, veja o Google, tem Gmail, Orkut, Youtube, Google Docs, Google Maps, enfim serviços bem consolidados no gosto do popular.
O Yahoo, te o Flirck, mas o Google também tem o Picasa, que ñ fica atrás, até acho, c/ melhores recursos.
A Microsoft tem o MSN, mas o Google tem o Gtalk, que só ñ emplacou porque ñ tem suporte a webcam, por exemplo.

Ainda assim o Google, estaria folgada/ na frente.

Penso ser justo a Microsoft querer se ajustar a um novo tempo.

É bom lembrar por exemplo da IBM, que reinou absoluta durante décadas, perdeu um pouco, mais ñ tombou, pois seus negócios são baseados em hardware e a Microsoft? Se baseia em software, e console p/ videogame Xbox. Ela sim precisa abrir o olho e se redirecionar no mercado, porque o avanço do software livre está bem real/ atual/

E ñ é só ela ñ. Até qdo certas marcas poderosas vão contiuar deixando de lado os usuários do GNU/Linux e similares, quem ganha terreno são as soluções livres.

Então quem ñ começar a pensar em embarcar no trem pode ter problemas no futuro, mas ñ acho que seja o caso da Microsoft, pois o poder financeiro dela é muito grande.

E a Apple, que se baseia seus negócios em hardware e software, porque anda tão tranquila, exata/ por seu ramo de negócio ser os dois lados da moeda. Tem sua legião de fãs fiéis e vem conseguindo uns, por conta do Windows Vista.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

crdrj

Bah.. acho o flickr anos luz a frente do picasa. Além de melhor consolidado, ele funciona como uma comunidade, é quase como um orkut de gente ligada a fotografia.
Mesmo que o Google melhorasse muito o picasa, tem o fato do flickr jah estar consolidado no mercado.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

Piras

Citação de: rodox12 online 07 de Fevereiro de 2008, 18:39
"Minha opinião..."

O mercado é canibal e não temos direito moral de tentar impedir a compra de uma empresa privada.

O Google comprou varias empresas até onde sei...

Pensem que se a concorrencia aumentar, a qualidade do produto tambem aumentara a fim de se tornar mais competitivo diante o concorrente.

Temos que mudar um pouco nossa tatica de promover o SL. Atacar a MS nos deu uma misera porcentagem na participação dos desktops. Precisamos promover mais o SL ao inves de apedrejar a MS...

um abraso a todos...

Confesso que não entendi o comentário, ou então, ele é contraditório. Ao mesmo tempo que se diz que a concorrência é positiva, defende-se a fusão de empresas gigantescas de um mercado já excessivamente concentrado.

Veja, bem: não estamos falando do mercado de confecções, por exemplo, onde raramente uma grande compahia terá mais do que uma fração com mercado consumidor (market share). Estamos falando do mercado de buscadores, que já é excessivamente concentrado. Que o mercado é canibal e que as empresas devem ter liberdade de aquisição, são ambas premissas com as quais eu concordo. Mas é hora de deixarmos de ser complacentes com oligopólios ou monopólios privados. Concentração excessiva de mercado é péssima em qualquer mercado.

Se o Yahoo for comprado pela Microsoft nós ficaremos praticamente reduzidos a disputa muito reduzida para que exista verdadeira concorrência. Chega um momento - e a história econômica é riquíssima em exemplos disso - que ao invés de concorrerem de verdade, as pouquíssimas empresas remanescentes passam e fingir de concorrência enquanto que, por debaixo do pano, eles dividem o mercado previamente e passam a combinar táticas de como tosquiar os consumidores e fornecedores.

Em economia, é preciso ter sempre em mente que a liberdade não pode anular a liberdade.