Entrevista com Linus Torvalds pela Lifehacker Australia

Iniciado por crdrj, 06 de Fevereiro de 2008, 11:48

tópico anterior - próximo tópico

crdrj

Seguem alguns trechos da entrevista:

"Eu sou a pessoa menos organizada que você jamais irá conhecer. Minha mesa é uma bagunça completa. Eu não organizo meus emails - tudo está em um grande diretório de email."

Ele diz que trabalha a maior parte do tempo em janelas de texto ao invés de GUIs - com várias janelas abertas ao mesmo tempo. Mas ele não é do tipo que usa múltiplos monitores. "Eu tenho um único monitor, de 24 polegadas, resolução de 1920 x 1200."

Meus o seu leitor de email é baseado em texto - então não perca tempo enviando quaisquer emails HTML. "Eu não quero figurinhas bonitas," ele explica. "Eu não faço processamento de texto. A única coisa gráfica é meu navegador (Firefox)."

Ele usa um aplicativo de texto chamado Alpine (a nova versão de um aplicativo de email da Universidade de Washington chamado Pine). "Eu uso o teclado para tudo."

# Nota.: acho que até aqui nenhuma novidade...

Quando perguntei sobre o seu sistema de produtividade, ele respondeu com algumas diretrizes bem claras.

"Cheguei a conclusão de que a melhor maneira de acabar com a produtividade é dando palestras e indo a reuniões," diz Linus, que afirma que agora evita ambos. "Mesmo que eu tenha me preparado para uma palestra na noite anterior, eu acabo perdendo duas semanas de antemão ficando estresssado com isso."

"Então meu calendário é basicamente vazio."

Ele diz que planeja com antecedência algumas conferências para as quais ele gosta de estar presente a cada ano (dentre as quais a Linux.conf.au). Ele recentemente terminou a última versão estável do Linux kernel (2.6.23.14), deliberadamente programando o tempo de modo que pudesse terminá-la antes de viajar para a Australia pra a LCA.

Outra peça do seu sistema de produtividade é o KAlarm - um programa de lembretes para o KDE. Ele diz que ter um lembrete do tipo pop up para coisas como "pegar as crianças na escola" é uma necessidade.

Então, como Linus mantém contato na estrada? Ele tem um "mad texter"? Não parece o caso, não é?

"Eu odeio telefones. Eu não tenho um celular," diz ele. "Eles são uma maneira de espalhar aquela maldade e levá-la com você o tempo todo."

Ele tem uma forte preferência por email como meio de comunicação. "Eu não faço negócios pelo telefone."

Chat também está descartado - é apenas uma distração. "Eu não uso IRC, eu odeio aqueles programas de bate-papo. Eles são em tempo real, então você precisa responder e interagir sincronicamente." simplesmente não fecha com o meu jeito de trabalhar, diz ele. "Eu sou muito ruim em multitarefa. Quando eu leio um livro, eu bloqueio todo o resto. Eu odeio telefones, eles te perturbam. Quando você tem um canal de IRC aberto, as mensagens te perturbam."

"Eu quero me sentar em um lugar escuro e fazer as coisas no meu próprio tempo - é assim que eu trabalho!"

## Nota: não sei... A impressão que eu fiquei depois de ler isso, é que ele é alguma espécie de neo-ludita com dificuldades de interação social... Fica difícil imaginar ele num papel de figura carismática, não só por isso mas também porque, pelo jeito, ele deve passar muito tempo trabalhando. Mas a entrevista não me pareceu muito estruturada, pode ter sido uma leitura seletiva das respostas dele. Quem quiser ler na íntegra, é só seguir o link abaixo.

Fonte: http://www.lifehacker.com.au/tips/2008/01/31/lifehacker_australia_interview.html
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

rjbgbo

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Walkir

;D

O cara é simplesmente o Deus do pai do rei do nerds :D

Mas ele não parece tão chato quanto o Stallman. Nossa, vi uma entrevista dele na geek (ou na hacker...?) uma vez... Ô cara chato! Pela entrevista, sem conhecer o cara, já tive vontade de nunca querer vê-lo nem conhecê-lo. Pela entrevista me pareceu além de ignorante (no sentido de ser bruto, não de ser pouco inteligente), mal humorado, sem noção de espaço, impaciente e chato. ::)

Já o Linus parece mais ser o tipo de cara que preza muuuuuito a privaciddade, por isso meios de comunicação que podem tirá-lo de sua privacidade a qualquer hora o aborrecem. Ele parece ser do tipo que gosta de controlar seu próprio tempo e sua própria vida e se sente bem com isso.

:)
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

dhiegospector3k

CitarO cara é simplesmente o Deus do pai do rei do nerds Contente
hsuahsushausahuasha :D

éé
eu vi nos trechos dessa entrevista que o linus é mais nerd do que eu  ::) hehe,
concordo que msn e irc são enjuativos p/ carvalho.
eu quero ver uma palestra do linus um dia ;D

agora eu tenho uma duvida bem..
pra vocês qual o cara mais crânio no ramo da informática
o aposentado tio gates ou o nerd linus torvalds?

[]'s
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

crdrj

Citação de: dhiegospector3k online 07 de Fevereiro de 2008, 00:56

Sem dúvida que é o Linus... Eu nem tenho certeza se o Gates sabe programar ou fazer alguma coisa no computador.
Mas em termos de fazer dinheiro e de destruir concorrentes, o Gates é/foi um gênio... Espero que aposentado ele use a genialidade dele pro bem e comece a apoia a iniciativa do software livre, divulgado o linux.
Vostro 1510 [-] Core 2 Duo T8100 [-] 2 GB DDR2 [-] GeForce 8400M [-] Ubuntu 8.10

dhiegospector3k

Citação de: crdrj online 07 de Fevereiro de 2008, 01:25

Sem dúvida que é o Linus... Eu nem tenho certeza se o Gates sabe programar ou fazer alguma coisa no computador.
Mas em termos de fazer dinheiro e de destruir concorrentes, o Gates é/foi um gênio... Espero que aposentado ele use a genialidade dele pro bem e comece a apoia a iniciativa do software livre, divulgado o linux.
cara o bill deve saber programar é claro
senão ele não teria criado o grande sistema windows :D
ele foi um genio no marketing
mais que o roberto justus e o silvio santos da Tv sauhsuhsuahsuhsa...
concordo com você , tomara que ele divulga o software livre, e apoia o GNU/linux
[]'s e uma boa quinta.

samuelbh

Citação de: dhiegospector3k online 07 de Fevereiro de 2008, 01:36

concordo com você , tomara que ele divulga o software livre, e apoia o GNU/linux
[]'s e uma boa quinta.

Quem disse que ele criou o Windows?
Ele apenas copiou e quem fez a programação foi a equipe dele. Nem o DOS foi ele quem fez, e sim comprou um sistema feito, um amigo dele modificou e venderam para a IBM (assista o filme "Piratas do Vale do Silício" que irá entender o que estou falando).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

_Seven_

Bom eu nao entendo muito bem essa entrevista do Linus ele da a entender que se o rato deixasse de existir para ele tudo bem na mesma. mas isto é contraditorio ao tanto que ele aclama de que uma distro deve simplificar as coisas. Um outra entrevista que deu disse que usava Fedora porque fazia muita coisa automaticamente e que nunca iria usar debian e no entanto o cara complica a coisa!

Bah mas que é que isso interessa né? Ele que continue a desenvolver o kernel como tem feito que ja ta bom.

Em relaçao ao tio gates ele pode ser monopolista é verdade, mas isso é qualquer lider de uma grande empresa. A Apple é outra quer monopolizar tudo.
Mas temos de ser coerentes, o gates é um génio no marketing e em 1995 e 1998 revolucionou a informatica com o Windows, na altura Linux era por linha de comandos. Ele sabe bem o que faz, são ideias de investir na vida e se ele produz um sistema fechado e que as possas continuam a venerar e a abençoar, bem a culpa nao é dele nao, culpa é quem compra e nao quer experimentar outras soluçoes. Nao vamos culpar o gates de ter o monopolio, as empresas e utilizadores é que compram e adoram!

Li um livro do Gates em que so digo duas frases deles para verem como ele é bom a gerir uma empresa:

"A Microsoft é o que é hoje devido aos erros dos nossos adversários."

"Se você nao pode ganhar um adversário, entao comprasse."

Eu adoro linux e sei que um dia linux irá ser o sistema operativo mais usado é preciso é tempo e paciencia.
By Seven

dhiegospector3k

Citação de: samuelbh online 07 de Fevereiro de 2008, 10:10

[]'s e uma boa quinta.

Ele apenas copiou e quem fez a programação foi a equipe dele. Nem o DOS foi ele quem fez, e sim comprou um sistema feito, um amigo dele modificou e venderam para a IBM (assista o filme "Piratas do Vale do Silício" que irá entender o que estou falando).
bah..
me desculpe pela rata que dei colega samuel. []'s

samuelbh

Citação de: dhiegospector3k online 07 de Fevereiro de 2008, 13:59

[]'s e uma boa quinta.

bah..

Sem problema, antes de ver o filme eu também pensava muita coisa errada.

dhiegospector3k

Citação de: samuelbh online 07 de Fevereiro de 2008, 14:04

[]'s e uma boa quinta.

bah..

éé...
você sabe se tem links desse filme p/ downloads!.
então o bill só foi uma figura de marketing
porque na informática ele entende pouca coisa  :o :o
[]'s

samuelbh

Citação de: dhiegospector3k online 07 de Fevereiro de 2008, 15:08
Citação de: samuelbh online 07 de Fevereiro de 2008, 14:04

[]'s e uma boa quinta.

bah..

éé...
você sabe se tem links desse filme p/ downloads!.
então o bill só foi uma figura de marketing
porque na informática ele entende pouca coisa  :o :o
[]'s
Bom, ele largou a faculdade no meio né. Mas de negociação e de visão de mercado ele entende muito bem.

Sobre o filme, é só procurar o torrent dele.

O nome dele em inglês é Pirates of Silicon Valley, e o site q gosto de procurar torrent é no www.youtorrent.com.

PS: Se eu estiver infringindo alguma regra do fórum, favor editarem este meu post.

IgorM0L

Citar(assista o filme "Piratas do Vale do Silício" que irá entender o que estou falando).
Inclusive já me falaram no fórum para ler o livro, dizem que o filme foi muito deturpado.
  Mas o Bill Gates sabia programar sim, ele criou um interpretador de BASIC para a IBM. Hoje ele não deve fazer mais nada disso, haha
  Bom, eu achei várias semelhaças minhas com Linus, nesse momento tenho 6 janelas do Terminal aberto e so uma do Firefox, haha

rjbgbo

CitarO cara é simplesmente o Deus do pai do rei do nerds Contente
hsuahsushausahuasha :D

éé
eu vi nos trechos dessa entrevista que o linus é mais nerd do que eu  ::) hehe,
concordo que msn e irc são enjuativos p/ carvalho.
eu quero ver uma palestra do linus um dia ;D

agora eu tenho uma duvida bem..
pra vocês qual o cara mais crânio no ramo da informática

[]'s

Em termos técnicos, s/ dúvida o Linus Tovarlds.

Mas é muito difícil um ser humano ser 2 duas coisas ao mesmo tempo, como um grd técnico no seu ramo profissional e um empresário.

Na história da Apple por exemplo isso ficou bem claro, entre seus principais fundadores, Steve Jobs e Steve Wozniak. O 2º era o técnico e ficou na fila do IPhone,é claro que ainda deve ter uns bons redimentos da Apple, mas seus conhecimentos ñ são mais necessários.

Ñ estou dizendo que o mundo do capital também vai fazer isso c/ o

CitarEnviado por: Walkir
Inserir Citação
Sem Graça

O cara é simplesmente o Deus do pai do rei do nerds Contente
;D ;D

Mas esse discurso de blá blá só da sono em palestra.

Prefiro o lado objetivo e prático, nisso penso que o Bil Gates e sua turma, assim como o Steve Jobs sempre devem ser lembrados c/ respeito, pois o chamado personal computer - PC, ñ era nada antes deles.

Hj mesmo debatemos da inovação trazida pelo Ubuntu ao mundo do GNU/Linux que ficava por ai deitado no berço esplêndido de suas linhas de comando. Seu efeito até causou grds mudanças nas rotas das distros Linux.

Penso por aí, o técnico é importante sim, mas o visionário empreendedor c/ o passar do tempo vai assumindo as funções de liderança de um projeto final.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

crdrj

Citação de: rjbgbo online 08 de Fevereiro de 2008, 15:36
Na história da Apple por exemplo isso ficou bem claro, entre seus principais fundadores, Steve Jobs e Steve Wozniak. O 2º era o técnico e ficou na fila do IPhone,é claro que ainda deve ter uns bons redimentos da Apple, mas seus conhecimentos ñ são mais necessários.

(...)

Prefiro o lado objetivo e prático, nisso penso que o Bil Gates e sua turma, assim como o Steve Jobs sempre devem ser lembrados c/ respeito, pois o chamado personal computer - PC, ñ era nada antes deles.

Hj mesmo debatemos da inovação trazida pelo Ubuntu ao mundo do GNU/Linux que ficava por ai deitado no berço esplêndido de suas linhas de comando. Seu efeito até causou grds mudanças nas rotas das distros Linux.

Penso por aí, o técnico é importante sim, mas o visionário empreendedor c/ o passar do tempo vai assumindo as funções de liderança de um projeto final.

Pow... Sem o Wozniak, a Apple não seria a Apple. Um dos diferenciais da Apple em relação a MS sempre foi a qualidade dos programas e a excelência técnica, sendo que acredito até hj que só não dominou o mundo por ter escolhido produzir seu próprio hardware e por cobrar preços astronômicos (escolhas do Steve Handjobs). A tradição de excelência técnica da Apple é uma herança que se deve diretamente ao Wozniak.

Quanto a turma da Micromole, acredito que eles tem a sua participação sim, e digna de nota, junto com a IBM. Afinal, o Linux só surgiu em 1991, e - a bem da verdade - ainda demorou vários anos para se tornar usável por pessoas normais. Se a Micromole não fosse tão boazinha em deixar durante anos as pessoas piratearem seu software, e se não fosse a IBM deixar que os xing ling fizessem "PCs Padrão IBM" ou clones, talvez demoraríamos muitos anos para ter acesso popular ao computador.
Mas isso, em se tratando de informática, é o equivalente a idade das trevas na história humana. Estamos entrando no Renascimento, o mundo se ilumina com o Ubuntu e com essa nova abordagem de que o Linux também é acessível ao usuário comum. Até mesmo o Slackware, como pode ser visto no site da distro, está fazendo esforços significativos em tornar-se mais fácil.
A Micromole é como a monarquia, e pro bem ou pro mal, a queda da bastilha se aproxima... Cabeças vão rolar... hehehehehe!!