Ubuntu não grava grub na MBR (Resolvido)

Iniciado por kbca, 05 de Fevereiro de 2008, 23:29

tópico anterior - próximo tópico

kbca

Olá pessoal, meu primeiro post.
Antes de mais nada gostaria de avisar que ja vasculhei por tudo que é canto e cada lugar um tutorial diferente, porém nenhum me ajudo ainda.

Acontece que eu estava com Window$ e Mandriva2008 utilizando o Grub do Mandriva como gerenciador de boot, porém resolvi instalar o Ubuntu. Criei 2 novas partições 1 para raíz "/" e outra para "/home" exclusivas para o Ubuntu apenas reaproveitando o SWAP, porém após a instalação através do live CD quando reinicio o mesmo não grava um novo Grub na MBR, permanecendo o Grub do Mandriva apenas com o boot do Mandriva e do Window$. Ou seja, o Ubuntu não está gravando na MBR. Ja tentei diversos tutoriais e a reinstalação completa diversas vezes sempre habilitando a gravação do boot na mbr e nada resolve.
Alguém tem alguma dica ??

clcampos

Olha para recuperar o GRUB eu uso o procedimento descrito nesta mensagem aqui.

Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

csat

Citação de: kbca online 05 de Fevereiro de 2008, 23:29
Olá pessoal, meu primeiro post.
Antes de mais nada gostaria de avisar que ja vasculhei por tudo que é canto e cada lugar um tutorial diferente, porém nenhum me ajudo ainda.

Acontece que eu estava com Window$ e Mandriva2008 utilizando o Grub do Mandriva como gerenciador de boot, porém resolvi instalar o Ubuntu. Criei 2 novas partições 1 para raíz "/" e outra para "/home" exclusivas para o Ubuntu apenas reaproveitando o SWAP, porém após a instalação através do live CD quando reinicio o mesmo não grava um novo Grub na MBR, permanecendo o Grub do Mandriva apenas com o boot do Mandriva e do Window$. Ou seja, o Ubuntu não está gravando na MBR. Ja tentei diversos tutoriais e a reinstalação completa diversas vezes sempre habilitando a gravação do boot na mbr e nada resolve.
Alguém tem alguma dica ??

Você quer deixar apenas o Windows XP e o Ubuntu?  Se as recomendações acima não funcionarem, o que acho difícil, você pode tentar re-instalar novamente o Ubuntu mas tendo o cuidado de apagar somente o que o Mandriva deixou lá.  Eu faço da seguinte forma:  dou boot por um disquete que tenha o sistema operacional do DOS e alguns utilitários como o fdisk.exe.  No prompt do A:> eu digito fdisk /mbr e dou enter.  Ele não apaga o Windows mas somente o que está gravado no master boot record que o Mandriva deixou para tras.  No próximo boot o Windows é carregado normalmente sem o dual boot e aí é só instalar o Ubuntu de novo gravando o boot no hd0.

ATENÇÃO:  É UMA OPERAÇÃO DE RISCO e depende de você tomar essa iniciativa, fazendo os backups necessários antes, para salvaguardar os dados do Windows caso os tenha.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

IgorM0L

Tem um explicação e duas solução, que eu conheço, pelo menos.

O Ubuntu na instalação sacou que já existe um GRUB instalado, então ele o manteve.
 Você pode:

• Editar o arquivo menu.list do GRUB que fica na partição do Mandriva, provavelmente em /boot/grub e adicionar o Ubuntu na lista
  • Reinstar o GRUB manualmente no LiveCD do Ubuntu
 Para eu continuar a lhe ajudar, preciso de saber como o seu HD esta particionado de forma mais detalhada, tipo: quem esta na partição 1, 2, 3 ...
 Basta você executar o comando:
fdisk -l
em seu terminal (nem precisa de estar como root) e cole aqui a saída dos dados, beleza?
Ah! Cole no fórum também como esta o arquivo menu.list do GRUB dentro da partição do Mandriva. Ele deve estar em /boot/grub/menu.list, eu acho, não conheço o Mandriva, apenas sei o básico mesmo da essência linux.
 Acho melhor tentarmos primeiro a primeira alternativa acima, é bem mais simples, aproveitar o GRUB já instalado. Eu iria pegar essas suas infos e então eu iria lhe ajudar a criar um menu.list com os dados para inicar o Ubuntu, beleza?

Obrigado.

-------------------------------------------------------------------------

CitarVocê quer deixar apenas o Windows XP e o Ubuntu?
Acho que ele quer ter o trễs sistemas...

kbca

Olá pessoal, obrigado por estarem ajudando.
Eu pretendo manter 3 SO's no meu micro. Agora estou no trabalho, logo mais a noite quando estiver em casa eu posto o resultado das partições e do menu.list do Mandriva.

kbca

Olá pessoal, acabei resolvendo por outro caminho, sem esquentar muito a kbça. O que acontecia era que o Ubuntu não sobrescrevia sobre o Mandriva na MBR. Bastou acrescentar a entrada do Ubuntu no Grub do Mandriva e pronto. Pra quem quiser saber como foi feito segue link:

http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=4818.0

IgorM0L

Legal cara!
Era isso mesmo que eu iria lhe fazer.

Você iria me passar como suas partições estavam e eu iria somente lhe falar o que adicionar ao menu.lst do GRUB.
Se seu Ubuntu estava na terceira partição eu iria lhe falar para por no final do arquivo menu.lst algo como:
title Ubuntu Linux
root (hd0,3)
kernel /boot/vmlinuz-2.6.20-15-generic root=UUID=ea717ec5-f8cc-4c5a-80c4-356208b41796 ro quiet splash
initrd /boot/initrd.img-2.6.20-15-generic
quiet
savedefault

kbca

Blz igormol, agradeço a você e a todos que se dispuseram a ajudar.

Valeu pessoal !!!