Firestarter.

Iniciado por elio7769, 04 de Fevereiro de 2008, 18:01

tópico anterior - próximo tópico

elio7769

Eu vi aqui no fórum sobre esse aplicativo, fui em Synaptic e parece que se trata de um Firewall. Devo habilitar isso?
Bezerra.

alarcon

Citação de: elio7769 online 04 de Fevereiro de 2008, 18:01
    Eu vi aqui no fórum sobre esse aplicativo, fui em Synaptic e parece que se trata de um Firewall. Devo habilitar isso?

Se você quiser estar mais seguro, é uma boa idéia instalá-lo, aliás firewall é sempre bom ter desde que não atrapalhe a conexão e navegação e o firestarter é tranqüilo neste aspecto.

Caso queira instalá-lo veja isso:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,28333.msg163972.html#msg163972

lembrando que só é aconselhado o uso desta dica que não criou um senha root, ou seja que ao digitar o comando sudo tenha que digitar sua própria senha de usuário e não outra criada para o root.

carioca

caro elio7769,
eu particularmente prefiro mais o firewall guarddog que sempre utilizei no kurumin. acho mais interessante  devido a sua configuração e interface mais prática. aliás, faça uma busca colocando a palavra "guarddog" (sem aspas) que você vai encontrar um excelente tutorial no forum ubuntu. se você quiser instalar chame o terminal e digite "sudo apt-get install firestarter" ou "sudo apt-get install guarddog". boa sorte. um abraço.
fundador dos seguintes suportes oficiais no Brasil:
Mageia do Brasil em http://mageiadobrasil.com.br/forum/
siduction Br em http://portal.siduction.com.br/

elio7769

Instalei o Firestarter, mas não estou conseguindo configurar. Vi um vídeo na net, mas é confuso. Gostaria de um passo-a-passo e se possível, deixar iniciar com o sistema. Muito obrigado.

Bezerra.
Bezerra.

fabiovalinhos

Elio, vc leu o tópico fornecido pelo Alarcon??

Pois nele tem vários posts (inclusive do Alarcon) de como por o Firestarter na inicialização. AInda de bandeja, ele dá uma resumida de como configurar o Fire.

Por isso estou achando estranho você ainda estar tendo dúvidas.
Se fosse dúvidas do típo "fiz o que me indicaram mas ocorreu um erro, etc.." tudo bem.
Mas as respostas para sua dúvida foram entregues antes. (??????)

Além deste tópico, leia também o Morimoto.

Sorte.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM

csat

Citação de: carioca online 04 de Fevereiro de 2008, 18:18

caro elio7769,
eu particularmente prefiro mais o firewall guarddog que sempre utilizei no kurumin. acho mais interessante  devido a sua configuração e interface mais prática. aliás, faça uma busca colocando a palavra "guarddog" (sem aspas) que você vai encontrar um excelente tutorial no forum ubuntu. se você quiser instalar chame o terminal e digite "sudo apt-get install firestarter" ou "sudo apt-get install guarddog". boa sorte. um abraço.

Concordo com o Carioca.  O Guarddog é mais claro e com as configurações explicitadas.  O Firestarter é meio simplificado demais.  Testei ambos na minha rede local com um jogo que precisa de que certas portas (TCP e UDP) sejam abertas.  Com o Firestarter  passa tudo ele nem reclama.  Com o Guarddog se não abrir as portas em "User Define" ele não deixa passar.  Portanto, parece-me que ele segue à risca a tese de ("Deny all.  Allow x,y,z"), ou seja, feche tudo e somente permita x,y,z que é o que o firewall deve fazer.
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

alarcon

caro elio7769,

Caro carioca só a título de esclarecimento, eu indico sempre o firestarter por dois motivos. Primeiro por ser ele adequado para o Gnome e o guarddog para KDE e segundo o guarddog é mais restritivo que o firestarter e um pouco mais difícil de configurar para um iniciante e sempre imagino que quem está perguntando é um iniciante, mas ambos os firewalls são bons.

Abraços.

alarcon

Citação de: csat online 05 de Fevereiro de 2008, 10:55

caro elio7769,

Concordo com o Carioca.  O Guarddog é mais claro e com as configurações explicitadas.  O Firestarter é meio simplificado demais.  Testei ambos na minha rede local com um jogo que precisa de que certas portas (TCP e UDP) sejam abertas.  Com o Firestarter  passa tudo ele nem reclama.  Com o Guarddog se não abrir as portas em "User Define" ele não deixa passar.  Portanto, parece-me que ele segue à risca a tese de ("Deny all.  Allow x,y,z"), ou seja, feche tudo e somente permita x,y,z que é o que o firewall deve fazer.

Creio que é por que o firestarter é voltado para usuários mais iniciantes e portanto ele já vem pré-configurado por padrão.

Já vi muitos usuários instalarem o guarddog e  ficarem até sem usar a internet, então para evitar maiores dores de cabeça com os iniciantes, indico o firestarter que tem resultados satisfatórios nos testes de firewall.

alarcon

Citação de: elio7769 online 05 de Fevereiro de 2008, 09:32

Instalei o Firestarter, mas não estou conseguindo configurar. Vi um vídeo na net, mas é confuso. Gostaria de um passo-a-passo e se possível, deixar iniciar com o sistema. Muito obrigado.

Bezerra.

elio7769 mais passo-a-passo do que eu escrevi no link que postei aqui acho que não pode ser e se você quando fala do vídeo está se referindo ao que coloquei no final do texto do link que indiquei, realmente ele não é muito bom (didático) devido as restrições que o site Youtube impõe para a qualidade do vídeo, mas como disse lá ele só serve a título de curiosidade e depois de ter visto tudo que escrevi mais acima que está muito bem explicado.

Se você pulou tudo e foi direto para o vídeo realmente não vai poder entender muita coisa não. Veja o texto do link indicado e mais um link para umas imagens das configurações do firestarter que é melhor.

csat

Citação de: alarcon online 05 de Fevereiro de 2008, 10:58
Citação de: csat online 05 de Fevereiro de 2008, 10:55

caro elio7769,

Creio que é por que o firestarter é voltado para usuários mais iniciantes e portanto ele já vem pré-configurado por padrão.

Já vi muitos usuários instalarem o guarddog e  ficarem até sem usar a internet, então para evitar maiores dores de cabeças com os iniciantes, indico o firestarter que tem resultados satisfatórios nos testes de firewall.

Concordo, plenamente, com o Alarcon.   Meu uso é:  Guarddog no servidor da rede local.  Firestarter nas estações. 
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

elio7769

Como faço pra postar um screenshots aqui? Já capturei a tela, só não sei postar. Quando tento iniciar o firestarter aparece o seguinte aviso: "Falha ao iniciar o firewall" o dispositivo eth0 não está pronto, verifique as suas configurações de dispositivos de rede e certifique-se de que a sua conexão a internet está ativa.  Vou em configurações de rede, mas não sei o que fazer. Li e reli o tutorial do Morimoto, acho que está tudo o.k, mas não está.

Bezerra.

Pentium 4  3.200/3.200 Memória DDR2 2x1 667 MHz Ubuntu 7.10

/home/elio7769/Área de Trabalho/Captura_da_tela.png
Bezerra.

alarcon

Citação de: elio7769 online 06 de Fevereiro de 2008, 16:45
  Como faço pra postar um screenshots aqui? Já capturei a tela, só não sei postar. Quando tento iniciar o firestarter aparece o seguinte aviso: "Falha ao iniciar o firewall" o dispositivo eth0 não está pronto, verifique as suas configurações de dispositivos de rede e certifique-se de que a sua conexão a internet está ativa.  Vou em configurações de rede, mas não sei o que fazer. Li e reli o tutorial do Morimoto, acho que está tudo o.k, mas não está.

Bezerra.

Pode ser por dois motivos primeiro deles, Abra a janela principal do Firestarter e clique no botão Preferências

Na opção Interface deixe marcado:

- Habilitar ícone na bandeja
- Minimizar para bandeja ao fechar a Janela

Na opção política, deixe marcado:

- Aplicar alterações da politica imediatamente

Na opção firewall deixe marcado:

- iniciar/reiniciar o firewall ao discar para fora
- iniciar/reiniciar o firewall em renovações de requisições DHCP

Na opção configurações de rede:

- use ppp0 para ambas opções

Na opção filtragem ICMP deixe marcada:

- Habilitar filtragem de ICMP

O restante das configurações do firestarter deixe como estão. Para fazer estas mudanças, basta na janela padrão do firestarter clicar no botão Preferências. Depois de selecionar tudo que falo basta clicar no botão aceitar.

isso tudo que falei acima pode ser melhor entendido vendo estas imagens aqui:

O que destaquei em negrito logo acima é o representado pela 4 imagem da primeira linha, ou seja, primeira linha e quarta coluna.

Depois destas configurações reinicie o seu PC e veja se agora foi.

Se ainda não foi desta vez, então se ao usar o ppp0 no seu Firestarter se não funcioanar, abra um terminal ( menu Aplicações > Acessórios > Terminal) e digite:

sudo poff -a

sudo ifconfig eth0 0.0.0.0

sudo pon dsl-provider

sudo route add default ppp0

e tente usar novamente o Firestarter configurado como mostro nas imagens.

Atenção: Só faça estes comandos se usando apenas o ppp0 não funcionar. Use estas últimas dicas por sua conta e risco. Usei as mesmas no Feisty e funcionaram sem problemas, já no Gutsy não precisei, mas nunca se sabe, falhas podem acontecer e então você ficar sem internet.

alarcon

Citação de: elio7769 online 06 de Fevereiro de 2008, 16:45

Bezerra.

use site de hospedagem de imagens como por exemplo o: http://my.imageshack.us/

Depois é só pegar o link e colocar no seu texto do fórum.

elio7769

Gostaria de agradece-lo. Só coloquei os dois ppp0, na hora não aconteceu nada, mas depois tive que sair e desliguei a máquina. Voltei e ao abrir essa página para ver se tinha que configurar, notei que o ícone estava azul e o da inicialização, vermelho, mas com um símbolo diferente (parece um raio), então presumo que está tudo certo. Gostaria de mais uma vez enaltecer a sua dedicação ao Linux Ubuntu. É por isso que o S.O. tem crescido tanto. [resolvido]

Bezerra.

Obs: minha máquina ficou como um raio, agora.
Bezerra.

alarcon

Citação de: elio7769 online 06 de Fevereiro de 2008, 21:59
        Gostaria de agradece-lo. Só coloquei os dois ppp0, na hora não aconteceu nada, mas depois tive que sair e desliguei a máquina. Voltei e ao abrir essa página para ver se tinha que configurar, notei que o ícone estava azul e o da inicialização, vermelho, mas com um símbolo diferente (parece um raio), então presumo que está tudo certo. Gostaria de mais uma vez enaltecer a sua dedicação ao Linux Ubuntu. É por isso que o S.O. tem crescido tanto. [resolvido]

Bezerra.

Obs: minha máquina ficou como um raio, agora.

Não se preocupe com a mudança de símbolo isso apenas indica que o mesmo está funcionando. Isso poderia ser comparado as janelas de aviso que outros firewall for windows pipocavam no seu desktop.

Isto não significa que sejam ataques reais, mais o que ele detectou como possível ataque ou que não são compatíveis com suas regras e bloqueou, não causam problemas na sua conexão e nem na sua navegação. Na maioria do tempo ele fica com o ícone assim, vermelho e com um raio.