Bloqueio constante do sistema! Ubuntu Gutsy!

Iniciado por Skimi, 04 de Fevereiro de 2008, 09:51

tópico anterior - próximo tópico

Skimi

Boas,

Já uso o Ubuntu a cerca de 1 e qualquer coisa, o que me dá alguma experiência a resolver problemas mais básicos!
Mas para este vou precisar de ajuda...
Formatei o meu computador de novo e instalei o Ubuntu Gutsy e surgiram 2 problemas que antes não existiam.
O primeiro e menos grave é durante o arranque da máquina, depois de fazer login aparece o wallpaper e a barra AWN e o sistema trava por 3 ou 5 segundos, voltando depois a funcionar normalmente.
O segundo e mais grave é quando estou a trabalhar e sem razão aparente o sistema trava por completo em que o rato deixa de responder e os comandos de teclado... mesmo quando tento reiniciar o ambiente gráfico ele não responde, só mesmo a ficar no botão do portátil para ele desligar e voltar arrancar com a maquina!

Há alguma forma de ver um log ou qualquer coisa para tentar despistar qual será o problema?

Obrigado pela ajuda que possam dar.
That's all Folks!!

csat

Citação de: Skimi online 04 de Fevereiro de 2008, 09:51
Boas,

Já uso o Ubuntu a cerca de 1 e qualquer coisa, o que me dá alguma experiência a resolver problemas mais básicos!
Mas para este vou precisar de ajuda...
Formatei o meu computador de novo e instalei o Ubuntu Gutsy e surgiram 2 problemas que antes não existiam.
O primeiro e menos grave é durante o arranque da máquina, depois de fazer login aparece o wallpaper e a barra AWN e o sistema trava por 3 ou 5 segundos, voltando depois a funcionar normalmente.
O segundo e mais grave é quando estou a trabalhar e sem razão aparente o sistema trava por completo em que o rato deixa de responder e os comandos de teclado... mesmo quando tento reiniciar o ambiente gráfico ele não responde, só mesmo a ficar no botão do portátil para ele desligar e voltar arrancar com a maquina!

Há alguma forma de ver um log ou qualquer coisa para tentar despistar qual será o problema?

Obrigado pela ajuda que possam dar.

Ò pá... não informastes qual é a vossa máquina (configuração)
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Skimi

É um portatil LG com as seguintes especificações:

CPU - Intel C2D T7500 2,2Ghz
MEM - 4Gb a 800 Mhz
HDD - 160Gb SATA
GPU - NVIDIA 8400M 512Mb

Mais informações no link que por acaso tenho o portátil a venda.

http://www.miau.pt/leiloes/leilao.jsp?offer_id=6009215

Não se que tipo que informações posso facultar para ajudar!!!! Se houver digam.

Eu já trabalhei no passado com este mesmo hardware e com o Gutsy e sem estes problemas, e depois de ter formatado a maquina é que surgiram estes problemas...

Obrigado.
That's all Folks!!

VB5

......depois de fazer login aparece o wallpaper e a barra AWN e o sistema trava por 3 ou 5 segundos, voltando depois a funcionar normalmente. O segundo e mais grave é quando estou a trabalhar e sem razão aparente o sistema trava por completo.....

Posso estar sendo apressado e mesmo um tanto paranóico, mas você é a segunda pessoa em dois dias que relata problemas inexplicáveis depois de instalar o AWN... pessoalmente sou muito desconfiado desses BHO's ( Browser Helper Objects), pois a maioria deles interfere com o navegador e com o próprio sistema, mesmo não se constituindo em ameaças. Acho que um teste rápido seria desinstalar  o AWN e ver se o problema cessa; caso contrário, é só reinstalá-lo. Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

prct

Tenta actualizar a bios do pc. Faz o download da bios no site da lg e depois, quando voltar a acontecer, fazes Alt-F2 e verifica se ele desactiva o X e fica em modo de terminal.

Se isso acontecer fazes: sudo Reboot. (Depois informa)
Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

VB5

Citação de: prct online 04 de Fevereiro de 2008, 21:36
Tenta actualizar a bios do pc. Faz o download da bios no site da lg e depois, quando voltar a acontecer, fazes Alt-F2 e verifica se ele desactiva o X e fica em modo de terminal.

Olhe, não quero me intrometer na dica do prct, mas sua máquina  parece bastante recente, e não acho  provável que a BIOS esteja defasada a tal ponto... além disso, mexer na BIOS é algo que só se faz em último caso, pois é fácil detonar toda a máquina se algo der errado. Para lhe dar uma idéia, minha BIOS é de  2003 e não tenho qualquer problema... sugiro que verifique a data da sua ( na tela de boot) antes de fazer qualquer coisa!  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

csat

Citação de: VB5 online 04 de Fevereiro de 2008, 22:24
Citação de: prct online 04 de Fevereiro de 2008, 21:36

Olhe, não quero me intrometer na dica do prct, mas sua máquina  parece bastante recente, e não acho  provável que a BIOS esteja defasada a tal ponto... além disso, mexer na BIOS é algo que só se faz em último caso, pois é fácil detonar toda a máquina se algo der errado. Para lhe dar uma idéia, minha BIOS é de  2003 e não tenho qualquer problema... sugiro que verifique a data da sua ( na tela de boot) antes de fazer qualquer coisa!  ;)

VB5

Bem colocado VB5.  "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguem"  ::)
Csat (Ubuntu 8.04)

Hqxriven

Estranho é que já tive um problema semelhante no kubuntu...

Vc formatou ou só reinstalou por cima...

Digo isso pq uma vez sem querer eu instalei e não marquei a caixa de seleção para formatar e só fez uma instalação por cima e aí problemas que ninguém tinha apareceram...

Outro porém é que quando vc faz isso (marcar para formatar) só para o root e para o usuário não, vc vê diversos travamentos também...

Por isso uso até live cds quando quero reinstalar o kubuntu para deletar a partição antes...

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

csat

Citação de: Hqxriven online 05 de Fevereiro de 2008, 11:17
Estranho é que já tive um problema semelhante no kubuntu...

Outro porém é que quando vc faz isso (marcar para formatar) só para o root e para o usuário não, vc vê diversos travamentos também...

Todas as instalações tem que serem feitas com a conta de superusuário ou root. 
Csat (Ubuntu 8.04)

Hqxriven

Estou falando do processo de instalação pelo live cd de forma manual csat...

Onde há a opção de formatação manual para partições diferentes

Em que vc por exemplo instalar formatando o / e deixando o /home sem formatar...

O problema é que se vc usar o mesmo usuário várias resquícios vão sobrar e aparecem travamentos estranhos...

E acho impossível também alguém conseguir instalar um sistema sem privilégios de root

Vc nunca fez a instalação manual e viu essas opções???

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

Skimi

Quanto ao BIOS como foi falado, o meu portátil tem cerca de 5 meses e mesmo assim já actualizei para a ultima versão da BIOS disponível no site a algum tempo, por isso penso não ser dai!
Entretanto no feriado estive a fazer mais uns testes e descobri outro problema que pode ou não estar associado ao já aqui referido, eu tenho o compiz a funcionar perfeitamente, mas de vez em quando ele desactiva-se sozinho e fico sem compiz, tenho de ir a opção Aparência e activar de novo! Já desinstalei a driver da gráfica e voltei a instalar mas continua igual, usei o ENVY para esse efeito.
Vou tentar desinstalar o AWN e testar, o que acho estranho pois como disse usava o ubuntu com o AWN instalado sem qualquer problema, pode ter sido um update do mesmo que possa estar a criar conflito!

O ubuntu não faz qualquer log em que possa ser verificado o porque do sistema travar?

Cumprimentos,
That's all Folks!!

csat

Citação de: Hqxriven online 05 de Fevereiro de 2008, 13:22
Estou falando do processo de instalação pelo live cd de forma manual csat...

Vc nunca fez a instalação manual e viu essas opções???

Nunca fiz.  Sempre cliquei em instalar or install e o script faz  o resto me pedindo primeiro para ser root e depois as diversas opões de disco, idioma, teclado, usuário e senha, local do boot e configurações de rede.  Em alguns casos é também permitida a  escolha de usar partições diferentes para o /home.  Só isso.

Csat (Ubuntu 8.04)

Skimi

Quanto ao tipo de instalação foi uma instalação completamente nova, inclusive formatei a partição onde esta instalado o Ubuntu e a swap file tambem!
Estou neste momento sem o AWN a testar parar ver se dá problemas, mas como é aleatório pode demorar até dar algum tipo de problema...
Quanto ao Compiz continua a dar problemas, por exemplo se tiver duas janelas abertas e fizer fechar a que esta por traz, o compiz desactiva...

Alguem sabe alguma coisa sobre isto?

Cumprimentos
That's all Folks!!

prct

CitarOlhe, não quero me intrometer na dica do prct, mas sua máquina  parece bastante recente, e não acho  provável que a BIOS esteja defasada a tal ponto... além disso, mexer na BIOS é algo que só se faz em último caso, pois é fácil detonar toda a máquina se algo der errado. Para lhe dar uma idéia, minha BIOS é de  2003 e não tenho qualquer problema... sugiro que verifique a data da sua ( na tela de boot) antes de fazer qualquer coisa!  Wink

Quanto a isso concordo, mas como técnico de hardware e não só em pc convencionais, digo que essa ideia já está ultrapassada, pois muitos pc's acabados de sair trazem muitos problemas. Exemplo todos os pc's 2dual core, deveriam ser actualizados a sua bios, as marcas de hardware estão com imensos problemas e a necessidade de evoluir faz com que as maquinas saiam e depois são verificados alguns conflitos com os diversos sistemas (Principalmente Vista). Quanto aos problemas de outrora sobre as bios, neste momentos não devem ser considerados, pois evoluíram muito, as marcas nesse contexto.

Quanto ao problema em si, poderá ser o driver da placa grafica, tive vários problemas com a gráfica e foi muitas horas nos foruns para resolver.
Asus T3 Intel 2Duo Core Quad 2.4, 2Gb Ram, 2x 160Gb HDD SataII, Asus EAH2600PRO 512Mb Ram

Skimi

Penso que o problema do compiz parar de funcionar é mesmo do compiz!
Eu uso nas Animações - Animação de focar a opção desviar, o que faz que quando selecciono uma janela que está por traz de outra ela se desvie para traz e vice versa, até aqui tudo bem, o problema é que quando fecho a de traz o compiz desactiva.
Se não tiver essa opção a funcionar tudo funciona direito!!!

Alguem ouviu falar disto?

Cumprimentos
That's all Folks!!