UBUNTU 7.10 - Transferencia de ficheiros entre Ubuntu e WinXP.( RESOLVIDO)

Iniciado por Caprilho, 04 de Fevereiro de 2008, 00:32

tópico anterior - próximo tópico

Caprilho

Tenho dois computadores  Ubuntu e WINXP interligados por uma rede e partilhando a internet.
Do lado do Ubuntu eu posso ir ao Windows apanhar os arquivos todos. (préviamente indiquei no WINXP a partilha de discos e de pastas) e tudo funciona bem; O problema é que nao consigo enviar arquivos do Ubuntu para o WinXP pois nao sei onde definir as autorizaçoes de partilha, e o sistema nao permite que enivie nada.

Venha a vossa habitual e eficiente ajuda. Obrigado
Eduardo

csat

Citação de: Caprilho online 04 de Fevereiro de 2008, 00:32
Tenho dois computadores  Ubuntu e WINXP interligados por uma rede e partilhando a internet.
Do lado do Ubuntu eu posso ir ao Windows apanhar os arquivos todos. (préviamente indiquei no WINXP a partilha de discos e de pastas) e tudo funciona bem; O problema é que nao consigo enviar arquivos do Ubuntu para o WinXP pois nao sei onde definir as autorizaçoes de partilha, e o sistema nao permite que enivie nada.

Venha a vossa habitual e eficiente ajuda. Obrigado
Eduardo

Tem várias opções.  Uma se chama SAMBA e existem tutoriais para te explicar como fazer.  Tenho um muito bom em Ingles, caso não seja dificuldade para  você.

Outra forma é a partir do Windows você pode usar um freeware chamado "tunnelier" que além de te dar acesso remoto tem também o ftp configurado.

Se existirem firewall nas máquinas haverá necessidade de abertura de portas, principalmente a de SSH (acho que é a 22).
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

alessandro_ufms

Uma pergunta, por que parece que ficou ambígua a sua questão. Você quer copiar arquivos do Ubuntu para o Windows através do Ubuntu ou do Windows?

Se for do Ubuntu, terá que permitir escrita pelo Windows.

Se for do Windows terá que permitir leitura pelo Ubuntu.

Caprilho

Obrigado pelas ajudas.
Eu quero enviar do Ubuntu arquivos para o windwos xp.
Estando no ubuntu eu consigo ir apanhar ficheiros no windows xp, mas nao consigo exportar do ubuntu para o Windows.
Espero ter esclerecido. Obrigado mais uma vez pelas ajudas.
Eduardo

GIOVANEM

Minha dúvida é similar;
Tenho uma máquina que roda dual-boot UBUNTU e WINXP.
No ubuntu consigo normal ver a partição em windows. Mas a recíproca não é verdadeira. Como fazer pro XP enxergar arquivos do Ubuntu?  ???
Alguma sugestão?
Grato
Giovane Martins
Running in Ubuntu Linux 7.10 Gutsy Gibbon
Running too in Mandriva Spring 2007

VB5

Caprilho:
Você precisa ter direito de escrita nas pastas do W$ para isso. Se consegue ver todas as pastas dele mas não escrever nelas, é provável que seja porque a permissão de escrita pela rede está desativada no W$.

GIOVANEM:
Para isso você pode usar  o Explore2fs: basta instalá-lo no W$ e verá as pastas do Ubuntu. Entretanto, não poderá escrever nelas. Para isso, crie uma pasta "Publico" no Ubuntu e compartilhe-a na rede com direitos de escrita.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

alessandro_ufms

Estranho, achei que o samba fazia a tradução dos arquivos... será que precisa mesmo de explorer2fs?

Caprilho

VB% obrigado pela dica. a Firewall do w$ estava cortando acessos. Resolvido de minha parte este assunto. Obrigado pela ajuda
Eduardo

VB5

Citação de: alessandro_ufms online 06 de Fevereiro de 2008, 00:29
Estranho, achei que o samba fazia a tradução dos arquivos... será que precisa mesmo de explorer2fs?

Se você deu boot pelo W$, o Samba simplesmente não existe... ele só roda se você está no Ubuntu.

Caprilho,
bom saber!...   :D como você é o autor do tópico e seu problema foi resolvido, por favor acrescente um "Resolvido" ao título do primeiro post para ficar de acordo com as regras do fórum.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB