Firewire no Linux

Iniciado por Freaker, 22 de Janeiro de 2008, 15:09

tópico anterior - próximo tópico

Freaker

Tenho uma Interface de Audio Roland Edirol FA-101 e estou a 2 dias tentando conecta-la no ubuntu 7.10 [gutsy gibbon].
O diferencial da FA-101 é que ela tem conexão com o pc via Firewire (IEEE1394) ao contrário das placas de baixo custo que normalmente tem conexão PCI(PCM) ou USB.

A questão é que Firewire ainda está muito pouco suportado e relatado para linux. Existe um pacote chamado Freebob para fazer o acesso a dispositivos IEEE1394 e um outro chamado jACK que controla os dispositivos de som IEEE1394. No site do ALSA (Advanced Linux Sound Architecture) a minha placa não está relatada ao contrário de suas familiares como UA-101 (Conexão USB). Lá só está dizendo: "Firewire - Still need developers", mas eu encontrei no site do ubuntu-studio algumas pessoas que conseguiram fazer conexão com esta placa...

Ao iniciar o dispositivo o jack retorna o erro:
"
ALSA lib pcm_hw.c:1351:(_snd_pcm_hw_open) Invalid value for card
ALSA lib pcm_hw.c:1351:(_snd_pcm_hw_open) Invalid value for card
ALSA: Cannot open PCM device alsa_pcm for playback. Falling back to capture-only mode
cannot load driver module alsa
"

Se alguêm ja tiver tido algum problema parecido ou souber como resouve-lo ficaria agradecido em compartilhar.

Fredstudio

:) beleza cara??  tenho uma placa firewire tambem ..a fp10 firepod presonus e estou querendo instalar no Ubuntu ..me desculpa não saber resolver seu problema ... mas será que rola legal ?? digo assim a latencia seria a mesma do Windows?? stou muito animado com o Ubuntu !! ;D

Freaker

Cara, acredito que não irá ter problemas de latência...
Evidentemente que ao usar plugins VSTs ou 'like' via wine você irá perder certo desempenho...
Mas o que não fazemos para nos vermos livres da M$.

Abraço!