Problema grave de inicializacao (RESOLVIDO)

Iniciado por cristianoquaresma, 01 de Fevereiro de 2008, 22:39

tópico anterior - próximo tópico

cristianoquaresma

Hoje de manha meu filho estav usando o computador, nao sei o que ele fez e derrepente a resulucao da tela passou de 1440 x 1024 75 hz para 640 x 480 60 hz, quando eu reiniciei o computador na tela de login e senha a imagem ficou totalmente distorcida ocupando 1/2 da area de trabalho, sem possibilidade de visualizacao de nada, nao sei o que fazer, estou postando pelo carregamento pelo live CD, o pior de tudo que a segunda vez que acontece, da outra vez eu formatei, mas nao queria fazer isso de novo, o pior de tudo eh que nao consigo copiar os arquivos para pen drive porque quando tento aparece uma mensagem dizendo que nao tenho permissao.
Configuracao do coputador?
Placa Giga Byte GA-VM900M
Video On board
Pentium dual-core 1,6 Ghz
512 mb
Aguardo anciosamente por ajuda.

VB5

Tente entrar em modo texto ( aperte CTRL+ALT+F1 na tela de login). Faça o login normalmente e digite:

sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Depois aperte CTRL+ALT+F7 para voltar ao modo gráfico.

É bem provável que resolva; alguma coisa que seu filho fez desconfigurou o X. Se não der certo, acho que podemos tentar outra coisa, mas não reformate/reinstale: isso é só no W$...  :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

cristianoquaresma

Valeu vou tentar, qualquer coisa volta a postar.

cristianoquaresma

N'ao deu certo, nas tela para escolher o controlador de video tentei varios mas toda vez que eu voltava ficava do mesmo jeito  :(

VB5

Citação de: cristianoquaresma online 01 de Fevereiro de 2008, 23:18
N'ao deu certo, nas tela para escolher o controlador de video tentei varios mas toda vez que eu voltava ficava do mesmo jeito  :(

Você precisa indicar a sua placa de vídeo, mas se não souber com certeza, escolha o controlador "VESA", que lhe dará uma imagem de baixa qualidade mas deve funcionar; depois você acerta direitinho.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

cristianoquaresma

VB5

O "VESA"deu certo?... poste aqui pra que outros possam aproveitar depois!...  ;)

VB5

cristianoquaresma

Desculpa não deu nem pra responder ontem a noite, mas deu certo sim, muito obrigado mesmo.
Mas depois de instalado aconteceu uma coisa estranha, quando eu fui em "sistema - administração - telas e placas de vídeo" quando em selecionei o teste deu uma mensagem de erro, isso é normal?

VB5

Para mim o botão de teste está desabilitado; pode ser por você estar usando o driver Vesa. Poderia informar qual a sua placa de vídeo, e se já reinstalou os drivers corretos( inclusive 3D)?

VB5

cristianoquaresma

Andei olhando na configuração e não consegui encontrar, ela é on-board, a minha plca mãe é gigabyte é só o que eu sei, tem alguma maneira de eu descobrir  ???

k7br

Salve!
No Terminal (Aplicações →Acessórios→Terminal)↓
lspci
No final vai ter uma linha mais ou menos como esta :
05:00.0 VGA compatible controller:  vai está aqui

cristianoquaresma

Apareceu isto aqui:
VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. Chrome9 HC IGP (rev 01)

cristianoquaresma

Parece que não tenho suporte para essa placa  :(

k7br

Citação de: cristianoquaresma online 03 de Fevereiro de 2008, 01:29
Parece que não tenho suporte para essa placa  :(
Isso é verdade ...
Bem...eu não sou a pessoa certa para dar uma dica,mas...
Tenta trocar na Section "Device" do xorg.conf ,o driver para via
Para acessar o xorg.conf ↓ sudo gedit /etc/X11/xorg.conf
Exemplo:
CitarSection "Device"
   Identifier   XXXXXXXXX
   Driver      "via"
   BusID      XXXXXXXXX
EndSection

Obs: Talvez o driver Vesa, seja melhor do que o Via

Abraços