Problemas com Rede...

Iniciado por gsbosoli, 31 de Janeiro de 2008, 21:07

tópico anterior - próximo tópico

gsbosoli

Boa tarde pessoal.

Bom, o negocio é o seguinte... eu tenho um pc que se conecta diretamente a ADSL Speedy e nele o sistema operacional é o Ubuntu 7.10, eu compartilho a conexao com outro computador que usa o Win XP Professional. No pc com win eu consigo acessar sites pertencentes ao grupo google só (GMail, Orkut, Google,...) e quando tento abrir outro site tipo a UOL ou entao o MSN Messenger, simplesmente nao abre.
Os pcs conseguem compartilhar arquivos. As placas estão configuradas corretamente. Porém já tentei de tudo, mas nada funciona!

Por favor suplico a ajuda de voces.

Obrigado

Gustavo Sioni Bósoli

VB5

Gustavo, do que você disse eu suspeito que o problema não seja de rede. Se os PCs se "vêem" e trocam arquivos, se o PC com W$ accessa a Internet, então a rede está perfeita... o fato de que apenas sites do grupo Google sejam acessíveis ao W$ me faz pensar em alguma configuração do browser, ou mesmo algum software indesejável. No PC com Ubuntu, o acesso é normal? outra coisa, isso acontece sempre, ou pode ter sido uma coincidência?... Você usa firewall no W$ ( que não seja  a do XP...)?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gsbosoli

Então, até ontem eu conseguia acessar qualquer site, só nao funcionava o messenger.
Ai hoje eu fiz as atualizaçoes de segurança do Ubuntu e desde então só abrem os sites do grupo google. Penso que tenha alguma coisa a ver com a atualização.
Quanto ao pc com W$, bom, lá só tem o firewall do ruindows mesmo... E configurações do browser não pode ser pq antes com as mesmas configuraçoes estava navegando normal...
Ah, e pra ressaltar, quando eu uso ubuntu na máquina que está com ruindows, a mesma coisa acontece... então deve ser algo com o pc que ta de servidor mesmo...

Será que as atualizações nao fecharam algumas portas pra minha rede não? E se fecharam, como eu faço pra identificá-las e abri-las?  ???

VB5

Desculpe, mas não está muito claro... havia entendido que o PC que recebia a conexão rodava apenas Ubuntu, e o outro apenas W$.

Então, até ontem eu conseguia acessar qualquer site, só nao funcionava o messenger.
Em qual das máquinas?

Ai hoje eu fiz as atualizaçoes de segurança do Ubuntu.....
Em qual máquina?

A máquina servidora está com firewall? Se sim, qual? você recebe algum tipo de mensagem de erro? A limitação de accesso está ocorrendo em ambas as máquinas, e em ambos os SO's?

Desculpe o monte de perguntas, mas não estou conseguindo ainda entender bem o problema...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

gsbosoli

Desculpa VB5, vou procurar me explicar melhor...

Na máquina servidora não há nenhum firewall, a não ser que venha algum padrão no ubuntu 7.10. A atualização foi feita no ubuntu do servidor. E ainda nesta máquina não há nenhuma restriçao quanto a navegação.

A máquina cliente possui W$ e ubuntu em dual boot, porém a preferência é para W$ pois é meu pai quem usa. E nos dois SOs dessa máquina estão ocorrendo as tais restrições.

Não sei se muda alguma coisa, mas as máquinas estão conectadas por um cabo de rede com cross-over.

E é por esses motivos que eu acho que as restrições devem ter alguma coisa a ver com a atualização que eu fiz no sistema do servidor.

Obrigado pela ajuda.

VB5

Citação de: gsbosoli online 01 de Fevereiro de 2008, 00:50
Desculpa VB5, vou procurar me explicar melhor...

Na máquina servidora não há nenhum firewall, a não ser que venha algum padrão no ubuntu 7.10. A atualização foi feita no ubuntu do servidor. E ainda nesta máquina não há nenhuma restriçao quanto a navegação.

A máquina cliente possui W$ e ubuntu em dual boot, porém a preferência é para W$ pois é meu pai quem usa. E nos dois SOs dessa máquina estão ocorrendo as tais restrições.

Não sei se muda alguma coisa, mas as máquinas estão conectadas por um cabo de rede com cross-over.

E é por esses motivos que eu acho que as restrições devem ter alguma coisa a ver com a atualização que eu fiz no sistema do servidor.

Obrigado pela ajuda.

Estranho... quanto ao cabo, nada a ver, pois ao que entendi funcionava bem antes disso. O Ubuntu tem o IPTables por default, mas a não ser que você o tenha alterado, também não pode ser. Quanto às atualizações, deveriam ser feitas em ambas as máquinas, mas não deveria afetar o W$.

O mais curioso é que o acesso existe, mas restrito a um só grupo comercial... tem que haver algo mais aí, nunca vi isso... pode informar mais sobre essas atualizações?...

VB5

gsbosoli

Ah, as atualizaçoes foram aquelas que aparecem ali perto do relogio... Sabe, que aparecem naquele icone, eu simplesmente cliquei lá e atualizei...

Será que nao existe um meio de eu deixar nas configuraçoes originais, ou entao instalar algum programa que corrija isso? Ouvi falar que o firestarter é bom pra gerenciar as conexoes de rede...

Agora tá abrindo mais alguns sites, mas mesmo assim cheio de erros e falhas de carregamento...

Tbem nao tenho a menor idéia do que está acontecendo...

Obrigado pela ajuda ae VB5.

VB5

Citação de: gsbosoli online 02 de Fevereiro de 2008, 00:39
Ah, as atualizaçoes foram aquelas que aparecem ali perto do relogio... Sabe, que aparecem naquele icone, eu simplesmente cliquei lá e atualizei...
Certo, são as atualizações normais e que devem sempre ser feitas em todas as máquinas Ubuntu.

Será que nao existe um meio de eu deixar nas configuraçoes originais, ou entao instalar algum programa que corrija isso? Ouvi falar que o firestarter é bom pra gerenciar as conexoes de rede...

O Firestarter é um "front-end"para o IPTables, permitindo configurar a firewall de uma forma gráfica e fácil - aqui, roda o tempo todo, e é muito bom.

Agora tá abrindo mais alguns sites, mas mesmo assim cheio de erros e falhas de carregamento...
Tbem nao tenho a menor idéia do que está acontecendo...

É isso que me dá a idéia de que o problema é em outro lugar... tem que ter algo mais! Não consegue localizar mais alguma coisa que tenha sido feita e que possa estar relacionada?

VB5

gsbosoli

CitarÉ isso que me dá a idéia de que o problema é em outro lugar... tem que ter algo mais! Não consegue localizar mais alguma coisa que tenha sido feita e que possa estar relacionada?

Então VB5, fora instalar a avant window navigator, a unica coisa que eu fiz foram essas atualizações mesmo...

Vou instalar o firestarter e ver se consigo resolver o problema... Depois posto aqui o resultado.

Obrigado

VB5

Citação de: gsbosoli online 03 de Fevereiro de 2008, 15:28
Então VB5, fora instalar a avant window navigator, a unica coisa que eu fiz foram essas atualizações mesmo...

Vou instalar o firestarter e ver se consigo resolver o problema... Depois posto aqui o resultado.

Obrigado

Cara, posso estar totalmente enganado, mas aposto que é isso - desisntale o AWN e veja se muda... sou extremamente desconfiado desses BHO's, e esse tem tudo a ver com o Google. Como faço sempre todas as atualizações do Ubuntu e nunca tive esse problema, só pode ser isso...  ;D

VB5

gsbosoli

CitarCara, posso estar totalmente enganado, mas aposto que é isso - desisntale o AWN e veja se muda... sou extremamente desconfiado desses BHO's, e esse tem tudo a ver com o Google. Como faço sempre todas as atualizações do Ubuntu e nunca tive esse problema, só pode ser isso...  Sem Graça

Tudo bem VB5, agora não estou na minha máquina... mas assim que estiver la eu vou tentar isso... =)

Ah, quando instalei o firestarter, ele nao inicia pois fala que pode haver um problema em eth1, só que a eth1 é a placa de rede que conecta com o modem do speedy e a internet ta funcionando legal... o que será que pode ser?

Obrigado

VB5

Citação de: gsbosoli online 04 de Fevereiro de 2008, 00:29
...........
Ah, quando instalei o firestarter, ele nao inicia pois fala que pode haver um problema em eth1, só que a eth1 é a placa de rede que conecta com o modem do speedy e a internet ta funcionando legal... o que será que pode ser?

Obrigado

Você teriaque detalhar melhor sua rede aqui... normalmente deixo a entrada da rede na eth0 e a saída para a rede interna na eth1, mas isso não deveria ser problema. Qual o problema relatado pelo Firestarter?...

VB5

gsbosoli

CitarVocê teriaque detalhar melhor sua rede aqui... normalmente deixo a entrada da rede na eth0 e a saída para a rede interna na eth1, mas isso não deveria ser problema. Qual o problema relatado pelo Firestarter?...

Ele diz que a interface de rede eth1 não está pronta e pede pra ver se a conexão com a internet está funcionando corretamente, mas a conexão desse computador com a internet nunca deixou de funcionar...

Minha rede ta configaurada da seguinte maneira: eth1, onde eu recebo a internet, e eth0 onde é a saida pro outro computador.

Acho que a solução vai ser reinstalar o ubuntu...

Obrigado pela ajuda

VB5

Acho que a solução vai ser reinstalar o ubuntu...

Com toda a certeza, não...  ;) :D :D Só se reinstala  W$!...  ;D ;D

Vamos detalhar melhor a coisa: estamos falando do computador "servidor", que recebe a conexão do modem/router na eth1 e a distribui para outra(s) máquina(s) através da eth0, certo?... Essa máquina acessa a Internet sem problema?... é nela que surge essa mensagem?

VB5

gsbosoli

Isso VB5, a maquina recebe a internet através da eth1 e distribui através da eth0... e sim, é nela que o firestarter da a mensagem... porém esta máquina navega sem problema algum... abre qualquer tipo de site e efetua qqer tipo de conexao...

Valeu mesmo pela atençao ao meu caso hein VB5.  ;D