Estamos mesmo seguros com o Ubuntu?

Iniciado por Fernando Rodrigues, 27 de Janeiro de 2008, 23:54

tópico anterior - próximo tópico

VB5

Citação de: Coiote online 29 de Janeiro de 2008, 12:14
Segurança é bom. Mas me parece que as paranóias dos winuser está rompendo barreiras.

Com toda a certeza... basta não fazer bobagem que não há motivo para "nóia"...  ;D Já citei aqui, e repito: na minha rede, um servidor Linux (administrado por um cara experiente) foi bloqueado pelo nosso CPD por estar disparando spam para o planeta todo. Feitas as verificações descobrimos que uma usuária com acesso ao mesmo havia se registrado como : "Usuário: Fulana" - Senha: Fulana"... 
Assim, não há santo que segure!... o cara que invadiu deve ter gasto uns dez segundos no máximo! :D :D
Mas fora coisas assim, em um ano todo não tive um só problema com minhas máquinas Ubuntu. Firewall e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

jomafras

Esse tópico veio a calhar...
Tenho aqui uma mini-rede com 2 PCs ligados por Roteador.
No primeiro tenho XP, Kubuntu 7.04, Ubuntu 7.10, 64 e, no outro só XP.
Como no Roteador tem um Firewall a segurança é total (os PCs estão invisíveis na Net).
Todos os testes deram seguros...
Agora, com relação a segurança do navegador olha só que interessante.
Com esses SOs eu tenho o IE 7, o Firefox 2, o Konkeror e, o Epiphany.

O teste foi idêntico para todos :

"Cookies check
Danger!  Your computer may save special cookies on your hard drive that have the purpose of directing advertising or finding out your habits while web surfing.
Recommendation
We advise you to get personal firewall and/or anti-spyware software. We recommend AdAware Plus.

If you already have a firewall or anti-spyware program adjust it to block cookies. You can also block cookies using your browser if it supports cookies blocking feature
Referrer check
Danger!  While visiting web sites your browser reveals private information (called 'referrer') about previous sites you have visited.
Recommendation
We advise you to get personal firewall software. If you already have a firewall program adjust it to block the distribution of such information (referrer)."

Isso me faz lembrar o tempo em que só usava Windows.
Como eu tinha dois anti-spy instalados no XP e tinha os dois navegadores IE e FF, sempre que eu fazia scan com os anti-spy um deles só achava spy nos cookies do IE e, o outro só nos cookies do Firefox.
Dá pra entender?

O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Fernando Rodrigues

Citação de: VB5 online 29 de Janeiro de 2008, 22:32
Segurança é bom. Mas me parece que as paranóias dos winuser está rompendo barreiras.

Com toda a certeza... basta não fazer bobagem que não há motivo para "nóia"...  ;D Já citei aqui, e repito: na minha rede, um servidor Linux (administrado por um cara experiente) foi bloqueado pelo nosso CPD por estar disparando spam para o planeta todo. Feitas as verificações descobrimos que uma usuária com acesso ao mesmo havia se registrado como : "Usuário: Fulana" - Senha: Fulana"... 
Assim, não há santo que segure!... o cara que invadiu deve ter gasto uns dez segundos no máximo! :D :D
Mas fora coisas assim, em um ano todo não tive um só problema com minhas máquinas Ubuntu. Firewall e caldo de galinha não fazem mal a ninguém...  ;)

VB5

É pessoal, deve ter sido mesmo alguma besteira que eu fiz tentando colocar o meu firestarter pra iniciar sem pedir senha.
Eu segui o tutorial do fórum quando ainda tinha acabado de entrar no Linux. Talvez eu tenha feito alguma besteira que não me recordo agora.

Fiquei com uma curiosidade:  Como faço pra saber se a minha máquina é ou não é invisivel na net? Como faço pra torná-la invisivel?
Grande abraço

csat

Citação de: Fernando Rodrigues online 29 de Janeiro de 2008, 23:09
Citação de: VB5 online 29 de Janeiro de 2008, 22:32

Fiquei com uma curiosidade:  Como faço pra saber se a minha máquina é ou não é invisivel na net? Como faço pra torná-la invisivel?
Grande abraço
[/color]

Faça o teste apontado em uma das mensagens.  Ver:  http://www.pcflank.com/about.htm
Coloque um roteador que ele já tem o firewall configurado.
Para reforçar use ou o Firestarter ou o Guarddog.
Faça o teste de novo.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086