Segurança no Linux: Até quando?

Iniciado por ins3rt c0in, 26 de Janeiro de 2008, 16:05

tópico anterior - próximo tópico

ins3rt c0in

Li uma matéria sobre Mac que me deixou intrigado. O artigo publicado neste blog: http://applemania.info/?p=1378 levanta um problema que os usuários do Mac devem enfrentar.

A migração em massa de usuário do PC (leia-se Windows) à plataforma da Apple, por meio da popularização do iPod e iPhone, está diminuindo o QI médio dos usuários de Mac. Considerado seguro, o MacOS pode falhar no principal ponto de segurança, o usuário. Ações ingênuas e "idiotices", como diz a matérias, poderão atrair a atenção de distribuidores de malware. Ainda, de acordo com o texto, ano passado só foram registradas duas ameaças, sendo que uma delas usa um método simplório de phishing scan. Sobre a ameaça:

"De novo, um tanto desconcertante, mas, deixando de lado usuários idiotas de PC, me pergunto quantos usuários de Mac cairiam nessa".

Então me pergunto, quantos usuários Linux cairiam nessa?

O site Linux.com publicou um artigo com conselhos de segurança por "celebridades" do mundo Linux, incluindo Linus Torvalds, talvez o mais paranóico deles. Um dos pontos mais importantes levantados pelos "astros" foi a vulnerabilidade, não do SO, mas do usuário. Por mais seguro que o nosso Sistema possa ser, ou parecer, os usuários estão vulneráveis à spams e ataques phishing scan. Eles alertam para a falsa sensação de segurança, para que os usuários não baixem a guarda por estarem em um sistema considerado seguro.

Embora o crescimento do Mac possa ser maior é inegável que a plataforma Linux vem ganhando espaço e cada vez atraindo usuários mais leigos. Vale lembrar que a maior parte dos PCs para baixa renda e vários programas de inclusão digital têm usado a plataforma Linux. Isso significa usuários "crus". A comunidade acaba dividida entre os "hackers" que não tem medo de nada e os novatos que não sabem de nada.

Então é importante lembrar que o estigma de "hackers" não vale mais para os usuários Linux. É importante ficar atento às notícias sobre segurança e manter o sistema atualizado, entre outro monte de coisas que aprendemos no Windows mas esquecemos no Linux. Sem querer ser duro como os "mestres" usuários de Mac, é bom usuários novatos aprenderem que podem estar expostos à pragas, mesmo usando o Sistema Operacional mais seguro do mundo.

As dicas de segurança podem ser encontradas em:

http://www.linux.com/feature/124994

ou

http://wiki.ubuntubrasil.org/Seguranca

csat

Citação de: ins3rt c0in online 26 de Janeiro de 2008, 16:05

. Um dos pontos mais importantes levantados pelos "astros" foi a vulnerabilidade, não do SO, mas do usuário. Por mais seguro que o nosso Sistema possa ser, ou parecer, os usuários estão vulneráveis à spams e ataques phishing scan. Eles alertam para a falsa sensação de segurança, para que os usuários não baixem a guarda por estarem em um sistema considerado seguro.


Muito bom você levantar essa questão.  Concordo integralmente com a afirmação de que se baixar a guarda achando que o sistema é seguro e que não tem problema pode se transformar em uma armadilha.  As atualizações dos diversos componentes do Linux, incluindo o Kernel, é realmente uma vantagem mas se o usuário não tiver consciência de segurança essas atualizações ficam enfraquecidas.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

VB5

Citar
As atualizações dos diversos componentes do Linux, incluindo o Kernel, é realmente uma vantagem mas se o usuário não tiver consciência de segurança essas atualizações ficam enfraquecidas.

Não poderia concordar mais - que adianta ter uma porta super blindada, se você esquece de fechá-la? O ponto mais fraco de qualquer sistema operacional é e sempre será "a interface entre a cadeira e o teclado"...  ;D o Linux é realmente resistente, mas nem por isso deixo a firewall abaixada...  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB