Perspectivas UBUNTU - 2008

Iniciado por nq6, 23 de Janeiro de 2008, 21:10

tópico anterior - próximo tópico

nq6

A IBM acabou de anunciar a homologação do UBUNTU como uma das plataformas oficiais para a Suite de Colaboração Lotus, incluindo Lotus Notes e Symphony.

Isto apenas justifica, analisando a tendência do Linux no Desktop em 2007 e suas perspectivas para 2008, o porque torna-e mais clado a distinção do UBUNTU a ser opção Linux ( e porque não a opção única) em software Desktop a ser escolhida.
Muito dos fatores no dia a dia vem demonstrando isto:

    * A Interface de fácil utilização, em contínuo desenvolvimento pela Canonial
    * A alta compatibilidade de Hardware do produto final
    * O Fácil acesso ao que chamo de os 3S( Software, Serviço e Suporte)
    * A alta , e em contínuo crescimento, taxa de adoção natural.

Na América Latina, em especial no Brasil, este tendência está começando a aflorar cada vez mais.

Muitos Fabricantes e OEMs estão, finalmente, demonstrando seu interesse e avaliar o UBUNTU como uma opção de software desktop a ser oferecida no mercado. O que mais chama atenção é que isto tem ocorrido não somente pela qualidade do produto, mas também devidos a três fatores que animam ainda mais os especuladores do setor: Reconhecimento da Imagem ( brand awareness), Reconhecimento do produto como uma alternativa efetiva de software desktop e, por último mas tão importante quanto, oportunidade de gerar renda.
Se olharmos a um passado não tão distante, são notícias muito boas para nós, usuários em geral( doméstico/corporativo/governo/educação). No início, todos sabemos que muitos dos grane OEMs , principalmente, claramente optaram por oferecer Linux como uma plataforma de desktop software apenas para aproveitar de isenções fiscais e incentivos governamentais, o que muitos fazem ainda hoje, especialmente no Varejo.
Isto tornou a imagem da utilização do Linux , e open source em geral , como uma alternativa em software de baixa qualidade, especialmente devido a esta exata baixa qualidade de uma seŕia de distribuições em Linux que foram ao mercado , e ainda estão, completamente despreparadas técnicamente para o uso doméstico. Também, como sabemos, muitas destes OEM's não se certificaram de que o produto estava devidamente preparado para ser utilizado de imediato, "fora da caixa".
Entretanto, este novo "ambiente" criou o que chamo de "um lapso de oportunidade óbvia"( não tão obvio para muitos de nós), que significou a oportunidade de disseminar( e a palavra correta aqui é massificar) a idéia, e produto, de um Software Desktop completo e alternativo ao Windows.

Foi exatamente o que o Sr Shuttleworth visualizou   como o UBUNTU apareceu, adicionado ainda mais o  comprometimento corporativo e uma perspectiva  a um mercado nicho que estava claro, porém não suportado.A adoção por parte da IBM é apenas uma confirmação de que o UBUNTU, sem sombra de dúvida,é hoje a opção válida e irá aparecer, ainda mais, em 2008.

Fonte: http://fabiofilho.wordpress.com/
http://nq6.blogspot.com/
Linux ubuntu & Afins - Um blog com muitas dicas, perfeito para quem está começando.

Junior_Sampa

Parabéns pelo artigo! Muito bem redigido!

samuelbh

Gostei muito do artigo. Queria eu ter tido essa visão do Shuttleworth. O cara já era milionário, agora acho que vai ficar muito mais.

Realmente é incrível o que o Ubuntu tem feito no mercado de sistemas. Nunca antes uma distro agitou tanto e apareceu tanto.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

rjbgbo

Citação de: samuelbh online 24 de Janeiro de 2008, 12:17
Gostei muito do artigo. Queria eu ter tido essa visão do Shuttleworth. O cara já era milionário, agora acho que vai ficar muito mais.

Realmente é incrível o que o Ubuntu tem feito no mercado de sistemas. Nunca antes uma distro agitou tanto e apareceu tanto.

penso conforme o samuel
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469