ubuntu no aspire 5050 - Drive

Iniciado por Jalbino, 22 de Janeiro de 2008, 16:39

tópico anterior - próximo tópico

Jalbino

Prezados,

Alguém sabe se existe um pacote de atualização com vários drives juntos (video, moden, Wifi, som, etc..) para uso no Ubuntu 7.10?

Eu tenho um Aspire 5050, Turion 64, 1GB Ram, 80GB HD, etc... Estava rodando um Vista que instalei por cima do XP... Travava tanto que decidi formatar a máquina... instalei o Mandriva, mas não gostei... Depois tentei o Kurumin, mas também tive dificuldade...

Estou experimentando agora o ubuntu com GNOME como uma alternativa ao Windows... Particularmente gostei da organização das funções no Desktop e gostaria de adotar de vez o SO.

O fato é que EU NÃO TRABALHO COM INFORMÁTICA e infelizmente meus conhecimentos são  nível de usuário curioso.

Como um bom usuário o que eu espero basicamente de um Sistema operacional é que eu possa rodar aplicativos Office, navegar na rede, ouvir música, assistir vídeos e rodar alguns aplicativos específicos...

Já pesquisei problemas com drivers em vários Foruns e listas...
O problema é que em todos, as soluções demandam vários e vários comandos e manipulação de configurações bem específicas... O que pra mim é definitivamente um idioma estrangeiro!!

O que eu quero é ligar o micro, conectar na internet escutar uma musiquinha, etc... Sem a necessidade de passar horas e horas procurando no google sobre como fazer o modem e a placa de som funcionar... Na verdade não tenho nem tempo pra isso!!!

Estou pedindo ajuda e ao mesmo tempo fazendo um desabafo:

Será que Linux ou outra alternativa ao Windows será sempre de exclusividade de usuários avançados e programadores? Ou outras pessoas que possam dedicar-se ao estudo específico do assunto?

Será que nós simples mortais (usuários), estamos condenados a vida inteira a ser cliente da MS, pagando uma fortuna pelo SO ou virar um criminoso (usando Windows pirata)?

Será que a única alternativa (fácil - repito > usuário comun) ao Windows é pagar uma fortuna ainda maior pelo Mac?

Desculpem pela amolação!
Jorge

VB5

Jorge,

Será que Linux ou outra alternativa ao Windows será sempre de exclusividade de usuários avançados e programadores? Ou outras pessoas que possam dedicar-se ao estudo específico do assunto?

Será que nós simples mortais (usuários), estamos condenados a vida inteira a ser cliente da MS, pagando uma fortuna pelo SO ou virar um criminoso (usando Windows pirata)?

Decididamente não. Há um ano realizei uma antiga vontade - livrar-me da M$. Migrei para o Ubuntu e nunca mais quero saber de Windows ( no trabalho sou obrigado a usá-lo, mas apenas para alguns programas específicos). O começo, concordo, é meio difícil; mas tudo que é novo é assim. Com a ajuda dos amigos aqui do forum, fui resolvendo meus problemas iniciais ( e não foram poucos);  hoje tento passar a mesma idéia.

Seu problema é simples: embora você não o tenha especificado, acho  resume-se em achar os drivers corretos para alguma coisa: placa de vídeo, som, sei lá - você não disse qual é o problema. Como? poste aqui as informações relevantes, como a marca e modelo da placa em questão, e vejamos se podemos ajudá-lo.

Ah, não existe sistema operacional que não exija do usuário algum aprendizado para obter dele o melhor desempenho... a M$ vive de vender a idéia contrária, e é por isso que é o que é...

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

csat

Citação de: Jalbino online 22 de Janeiro de 2008, 16:39
Prezados,

O que eu quero é ligar o micro, conectar na internet escutar uma musiquinha, etc... Sem a necessidade de passar horas e horas procurando no google sobre como fazer o modem e a placa de som funcionar... Na verdade não tenho nem tempo pra isso!!!

Para isso nem precisa instalar quase nada.  Basta abrir seu navegador firefox, no Ubuntu, e digitar no lugar do endereço http://www.accuradio.com/  e pronto.  Você pode ficar escutando sua musiquinha que quiser sem ficar procurando horas e horas...
Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

Jalbino

Bem, obrigado pelos comentários...
Vou tentar ser mais objetivo para evitar comentários sarcásticos...
Eu uso em casa um Aspire 5050 com placa ATI para vídeo e Realtek para som
Meu HD tem 80Gb com:
10Gb para o Ubuntu
1Gb para swap
20 para o xp
e o resto ainda estou decidindo se fat32 ou NFTS... Na verdade preciso de uma partição onde eu possa acessar com ambos os SO, podendo gravar, excluir, etc...

Meus problemas com o Linux, por ordem de prioridade são:

1 - Extrair som do ubuntu... Sendo o próprio som do sistema e de aplicativos de audio para ouvir mp3 ou assistir filmes;

2 - "Acho" que tenho um problema com vídeo, pois não consigo ativar as funções 3D/gráficas do sistema... Ele retorna uma mensagem de erro. (quando eu estiver de casa printo a tela e envio depois);

3 - Não faço idéia de como acessar a internet via dial-up... O ubuntu localiza algumas redes Wifi, mas como não tenho a senha, não posso confirmar se está funcionando corretamente. Já com o moden, poderia tentar localizar algum provedor aqui do Rio que aceite o Linux;

4 - O ubuntu carregava muito rápido quando estava sozinho na minha máquina (igual eu só vi o DOS - rsrsr), mas depois que formatei a máquina instalei o XP e DEPOIS o ubuntu... Esse ultimo depois que escolho o SO no dual boot demora três vezes a mais que o XP para carregar.. pasmem.

5 - Web Cam - Pelo que li, é um problema que todos tem e ainda não há solução... Mas isso realmente não é prioridade.

csat

Citação de: Jalbino online 23 de Janeiro de 2008, 11:29
Bem, obrigado pelos comentários...
Vou tentar ser mais objetivo para evitar comentários sarcásticos...
Eu uso em casa um Aspire 5050 com placa ATI para vídeo e Realtek para som
Meu HD tem 80Gb com:
10Gb para o Ubuntu
1Gb para swap
20 para o xp
e o resto ainda estou decidindo se fat32 ou NFTS... Na verdade preciso de uma partição onde eu possa acessar com ambos os SO, podendo gravar, excluir, etc...

Meus problemas com o Linux, por ordem de prioridade são:

1 - Extrair som do ubuntu... Sendo o próprio som do sistema e de aplicativos de audio para ouvir mp3 ou assistir filmes;

2 - "Acho" que tenho um problema com vídeo, pois não consigo ativar as funções 3D/gráficas do sistema... Ele retorna uma mensagem de erro. (quando eu estiver de casa printo a tela e envio depois);

3 - Não faço idéia de como acessar a internet via dial-up... O ubuntu localiza algumas redes Wifi, mas como não tenho a senha, não posso confirmar se está funcionando corretamente. Já com o moden, poderia tentar localizar algum provedor aqui do Rio que aceite o Linux;

4 - O ubuntu carregava muito rápido quando estava sozinho na minha máquina (igual eu só vi o DOS - rsrsr), mas depois que formatei a máquina instalei o XP e DEPOIS o ubuntu... Esse ultimo depois que escolho o SO no dual boot demora três vezes a mais que o XP para carregar.. pasmem.

5 - Web Cam - Pelo que li, é um problema que todos tem e ainda não há solução... Mas isso realmente não é prioridade.

Hummmm... quer transformar seu Ubuntu em uma ferramenta completa?

Veja =>este endereço<= que tem "dicas" de todo o tipo.

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

jpzm56

Jalbino

Sou usuário do Ubuntu 7.10, o mesmo que o seu e também tenho um acer aspire 5050, com as mesmas configurações que você.

Ouço a música na hora que quero, vejo meus filmes também a qualquer hora, a múltimídia do Ubuntu funciona muito bem, o que você precisa é ler o tópico do forum: Dicas e Truques no tutorial: Multimídia no Ubuntu 7.10 (Gutsy Gibbon), execute as dicas sem receio.

Esse tutorial é um muito bom.

Acho que você precisa esquecer a cultura do windows, agora você está o mundo linux. O que você está enfrentado eu também enfrentei, como você se diz usuário curioso acredito que você irá gostar do vai encontrar nesse novo mundo.

A sua webcam realmente não vai funcionar, ainda não há drivers para ela no momento, mais com certeza vai ter num futuro próximo.

A minha partição com arquivos NFTS são acessados facilmente, modifico, gravo, excluo, faço tudo que você quer fazer com esses arquivos.

Não testei por absoluta falta de necessidade a conexão wirelless, mas sei que funciona, já li em outros tópicos do forum, qualquer dia irei fazer a conexão funcionar.

A sua placa de vídeo ATI é uma XPress 1100, igual a minha. Ainda não coloquei os efeitos 3D, porque não preciso dessa função.

O resto funciona direitinho sem nenhum problema.

Desejo a você uma boa vinda a esse maravilhoso mundo do Linux, principalmente ao Ubuntu por causa de sua comunidade. Portanto não desanime, em pouco tempo você verá o que você estava perdendo.

Um abraço

jpzm56