ubuntu 5.04 - instalação - RESOLVIDO

Iniciado por tonitito, 22 de Janeiro de 2008, 13:59

tópico anterior - próximo tópico

tonitito

Quero instalar o Ubuntu 5.04 na partição hda11. E gostaria que me informassem como faço para instalar o grub na mesma partição, impedindo que ele vá ser instalado na MBR, reservada para o boot do WindowsXP.
Eu já tenho o Ubuntu instalado nessa partição mas, quando da instalação, optei pela instalação do grub em disquete. O boot pelo disquete se deu normalmente mas, em compensação, fiquei sem boot pelo Windows e não entendi o porquê! Tive que me virar para recuperar o boot normal do Windows.
È que, quando utilizo as outras distros linux instaladas no hd, sirvo-me do SmartBootManager, gravado em disquete. E todos os boots dessas distros estão gravadas no início da respectiva partição.
Quando fiz a instalação, notei que poderia instalar o grub  na mesma partição, mas tive dúvidas de como situar o local para o grub. Seria em hda10? Estou acostumado com o Lilo!!
Agradeço por uma resposta.
Abraços.
tonitito

ins3rt c0in

Sem querer ser chato... é o 5.04 mesmo que você quer?

tonitito

Alô, ins3rt c0in:

É isso mesmo!
Baixei da internet: Kubuntu 7.04-DVD-i386.iso
                           Kubuntu 7.10-Desktop-i386
                           Kubuntu 7.10-Beta-Desktop-i386.iso.
Já testei o 7.10 live-cd. Mas quero começar com o 5.04, até chegar no último release. Mesmo porque o 5.04 já vem com o Firefox instalado.
Obrigado.
tonitito           

dhiegospector3k

Citação de: tonitito online 22 de Janeiro de 2008, 19:56
Alô, ins3rt c0in:

É isso mesmo!
Baixei da internet: Kubuntu 7.04-DVD-i386.iso
                           Kubuntu 7.10-Desktop-i386
                           Kubuntu 7.10-Beta-Desktop-i386.iso.
Já testei o 7.10 live-cd. Mas quero começar com o 5.04, até chegar no último release. Mesmo porque o 5.04 já vem com o Firefox instalado.
Obrigado.
tonitito           

a 5.04 é muito antiga companheiro..
o 7.10 ja vem também com o firefox instalado :D

[]:S
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Kamei Hyoga

Se quiser mesmo instalar uma versão anitga, instala a versão 6.06.

Mas não precisa começar com uma versão mais antiga, as novas são as antigas melhoradas.

ins3rt c0in

Deve estar havendo confusão!

Acho que você quer começar com a 7.04 depois 7.10 e 8.04 beta?

Tem algum momento antes ou durante a decisão da partição em que se vai instalar que você pode optar por um menu avançado. Acho que é aí que você pode escolher fazer o grub ou não.

p.s - Pesquisando no Fórum internacional eu descobri que só a versão "Alternate" tem opção para ignorar a instalação do GRUB, ou escolher outra partição para instalação:
http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=270124

O Alternate, como o nome diz, é uma alternativa ao liveCD (Desktop). É baseado em texto e fornece mais opções, além de, para alguns, uma instalação mais segura. Pode ser encontrada na mesma área de download da versão liveCD!

Para instalar o Grub em um disquete durante a instalação siga este tutorial (em inglês):
http://users.bigpond.net.au/hermanzone/p6.htm#If_you_choose_No__to_Install_GRUBs_IPL_to_a_custom_location

tonitito

dhiegospector3k : No kubuntu 7.10 que baixei não vem instalado o Firefox. Parece que terei eu de fazer a instalação, ao contrário do 5.04, onde é só clicar no ícone do browser. Grato por sua intervenção.

Kamei Hyoga : Eu uso o Linux para coisas básicas. O 5.4 já está instalado e me serve bem, por enquanto. Obrigado por sua atenção.

ins3rt c0in : Entrei no site que você indicou. Meio complicado, tudo em inglês! Mas parece que ali encontrei a resposta para o meu problema. Veja:

****Installing a Boot Loader for Ubuntu

GRUB the GRand Unified Bootloader

[!] Install the GRUB boot loader on a hard disk

-             .
            -         .
If you choose <Yes> ( to Install GRUB's IPL to MBR)
            -
            -
If you choose <No> ( to Install GRUB's IPL to a custom location)

[!] Install the GRUB boot loader on a hard disk

The following other operating systems have been detected on this computer: Microsoft Windows XP Home Edition.

If all of your operating systems are listed above, then it should be safe to install the boot loader to the master boot record of your first hard drive. When your computer boots, you will be able to choose to load one of these operating systems or your new system.

Install the GRUB boot loader to the master boot record?
<Go Back> <Yes> <No>    

fig 9 mbr
Choosing 'No' doesn't mean GRUB will not be installed, it just means you don't necessarily want to install GRUB's IPL to MBR and GRUB's stage1_5 in the next fifteen sectors. Maybe you want to install GRUB's IPL somewhere else?

[!!] Install the GRUB bootloader on a hard disk

You need to make the newly installed system bootable, by installing the GRUB boot loader on a bootable device. The usual way to do this is to install GRUB to the master boot record of your first hard drive. If you prefer, you can install GRUB elsewhere on the drive, or to another drive, or even to a floppy.

The device can be specified using GRUB's "(hdn,m)" notation, or as a device in /dev. Below are some examples:
- "(hd0)" or "/dev/hda" will install GRUB to the master boot record of your first hard drive (IDE);
- "(hd0,1)" or "/dev/hda2" will use the second partition of your first IDE drive;
-"(hd2,4)" or "/dev/hdc5" will use the first extended partition of your third drive (SCSI here);
-"(fd0)" or "/dev/fd0" will install GRUB to a floppy.

Device for boot loader installation

(fd0)_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _

<Go Back> <Continue>   
Pelo visto, como instalei o Ubuntu na partição "/dev/hda11", então deverei instalar o grub na partição que o grub reconhece como "hd0,10". Está correto?
O resto agora é comigo. Obrigado e um grande abraço.
tonitito

PS: Já tenho o grub instalado no disquete, e é ele que me permite acesso ao Ubuntu.

ins3rt c0in

Citação de: tonitito online 23 de Janeiro de 2008, 12:17
dhiegospector3k : No kubuntu 7.10 que baixei não vem instalado o Firefox. Parece que terei eu de fazer a instalação, ao contrário do 5.04, onde é só clicar no ícone do browser. Grato por sua intervenção.

Tem certeza? Qual navegador vem com o Kubuntu? (ignorância total sobre kubuntu)

Se quiser instalar em outro diskete:

"(fd0)" or "/dev/fd0" will install GRUB to a floppy.

tonitito

Alô ins3rt c0in:

Tudo resolvido. Reinstalei o Ubuntu 5.04. Para instalar o grub na mesma partição onde se instala o S.O., no meu caso a partição 11, bastaria que eu tivesse digitado (hd0,10) no local indicado. E foi o que fiz para resolver o problema. Embora, antes, eu tivesse digitado hda11, que não deu certo.
No kubuntu 7.10 o navegador que vem instalado é o Konqueror.
Um abraço aos que me ajudaram. Obrigado.
tonitito