Lançamento do Epidemic 2.0

Iniciado por Versuri, 19 de Janeiro de 2008, 19:15

tópico anterior - próximo tópico

Piras

Citação de: samuelbh online 29 de Janeiro de 2008, 11:22
Citação de: Versuri online 28 de Janeiro de 2008, 15:58
Citação de: samuelbh online 28 de Janeiro de 2008, 14:12
Versuri, quais as diferenças básicas entre ele e o BIG?

São bem parecidos, não me recordo da base do Big mas o Epidemic é baseado no Debian Etch, o Epidemic possui um instalador próprio (Epidemic Installer), uma base para instalação de programas (Easy Channel) e o EPDBootSplash que é um gerenciador do splash do boot.
Como estou participando desde o inicio do Epidemic então tem muito dos meus "dedos" lá como por exemplo a barra do superkaramba VersuriStyle.

Gostei do Epidemic pelo nome, acredito ser bem profissional e o logotipo, essa era uma discussão sério no fórum do Big, a questão do nome e do logo, não sei se o Lunimare conseguiu fazer algo, dei até algumas sugestões. A distro está bem baseada e focada, precisamos de ajuda agora (não somos uma Canonical).

Não queremos criar nenhuma rivalidade entre as distros, o Big Linux é uma excelente distro e tem uma base de usuários bem forte, o Epidemic está nascendo agora e eu acredito que possa ser algo de bom nacionalmente, temos objetivos claros, outro ponto que o Bruno (Big) ainda ficava na dúvida de até onde ir.

Participe conosco, não precisa deixar o Big Linux e nem quero isso, nos ajude em alguns pontos no fórum, conheço sua experiência e vejo o seu blog.

Abraços
Versuri

Versuri,
Assim que tiver um tempinho irei sim testar essa distro. Não sei se poderei ajudar, mas tentarei.

O BIG estava demorando pra ser lançado mas é pq o Bruno estava esperando a ultima versao do kernel que saiu recentemente. Acho que agora sai a 4.0. Sobre o visual, agora está muito bom e mais profissional, se vc ir no fórum do BIG verá o novo logotipo (o site ainda não foi atualizado, só o fórum). E já temos plano pra versão 5.0 também, eu sugeri pra ele vai começar a dividir o desenvolvimento pra não ficar tudo sobre ele.

Bem, é isso. Nos encontramos por aí.

Boas notícias! Já estava preocupado com essa demora no desenvolvimento da nova versão do BIG. E concordo também com essa idéia de se reduzir a dependência das distros comunitárias em relação ao líder ou desenvolvedor. É preciso sempre ampliar a equipe se não queremos que problemas pessoais venham a atrapalhar o desenvolvimento.

Tenho também simpatia pelo Epidemic, embora lamente muito que quase toda distro nacional tenha essa preferência pelo KDE. O problema é todas terminam disputando o mesmo tipo de usuário. Sendo assim, só posso me congratular com os usuários da Dreamlinux, já que esta decidiu também oferecer o Gnome por padrão, além de manter o seu excelente Xfce customizado.

samuelbh

Citação de: Piras online 30 de Janeiro de 2008, 15:51
Citação de: samuelbh online 29 de Janeiro de 2008, 11:22
Citação de: Versuri online 28 de Janeiro de 2008, 15:58
Citação de: samuelbh online 28 de Janeiro de 2008, 14:12
Versuri, quais as diferenças básicas entre ele e o BIG?

São bem parecidos, não me recordo da base do Big mas o Epidemic é baseado no Debian Etch, o Epidemic possui um instalador próprio (Epidemic Installer), uma base para instalação de programas (Easy Channel) e o EPDBootSplash que é um gerenciador do splash do boot.
Como estou participando desde o inicio do Epidemic então tem muito dos meus "dedos" lá como por exemplo a barra do superkaramba VersuriStyle.

Gostei do Epidemic pelo nome, acredito ser bem profissional e o logotipo, essa era uma discussão sério no fórum do Big, a questão do nome e do logo, não sei se o Lunimare conseguiu fazer algo, dei até algumas sugestões. A distro está bem baseada e focada, precisamos de ajuda agora (não somos uma Canonical).

Não queremos criar nenhuma rivalidade entre as distros, o Big Linux é uma excelente distro e tem uma base de usuários bem forte, o Epidemic está nascendo agora e eu acredito que possa ser algo de bom nacionalmente, temos objetivos claros, outro ponto que o Bruno (Big) ainda ficava na dúvida de até onde ir.

Participe conosco, não precisa deixar o Big Linux e nem quero isso, nos ajude em alguns pontos no fórum, conheço sua experiência e vejo o seu blog.

Abraços
Versuri

Versuri,
Assim que tiver um tempinho irei sim testar essa distro. Não sei se poderei ajudar, mas tentarei.

O BIG estava demorando pra ser lançado mas é pq o Bruno estava esperando a ultima versao do kernel que saiu recentemente. Acho que agora sai a 4.0. Sobre o visual, agora está muito bom e mais profissional, se vc ir no fórum do BIG verá o novo logotipo (o site ainda não foi atualizado, só o fórum). E já temos plano pra versão 5.0 também, eu sugeri pra ele vai começar a dividir o desenvolvimento pra não ficar tudo sobre ele.

Bem, é isso. Nos encontramos por aí.

Boas notícias! Já estava preocupado com essa demora no desenvolvimento da nova versão do BIG. E concordo também com essa idéia de se reduzir a dependência das distros comunitárias em relação ao líder ou desenvolvedor. É preciso sempre ampliar a equipe se não queremos que problemas pessoais venham a atrapalhar o desenvolvimento.

Tenho também simpatia pelo Epidemic, embora lamente muito que quase toda distro nacional tenha essa preferência pelo KDE. O problema é todas terminam disputando o mesmo tipo de usuário. Sendo assim, só posso me congratular com os usuários da Dreamlinux, já que esta decidiu também oferecer o Gnome por padrão, além de manter o seu excelente Xfce customizado.

Meu caro Piras, também concordo com você. Seria bom que distros nacionais investissem também em outros ambientes, mas realmente o KDE está muito bom e com o lançamento do 4.0 vai ficar melhor ainda.

Sobre o Dreamlinux, visitei o sites dele ontem e parece que agora só tem fórum e site em inglês. Acho que nem pode mais entrar na categoria de distros nacionais, de tão internacionalizado que já está...rsrs
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

samuelbh

Voltando ao assunto do tópico, já estou baixando a ISO do Epidemic e devo testar hoje (ou no Carnaval).

Se gostar talvez também ajude no desenvolvimento (acho que dá para usar epidemic, big linux, pclinuxos e Ubuntu ao mesmo tempo sem problemas...rsrs). O bom do Linux é que poligamia, nesse caso, não é pecado.

samuelbh

Mais uma dúvida: Versuri, vc disse que o Epidemic é baseado no Debian Etch. Afinal, é baseado na versão stable ou na versão testing?

Versuri

Citação de: samuelbh online 31 de Janeiro de 2008, 10:54
Mais uma dúvida: Versuri, vc disse que o Epidemic é baseado no Debian Etch. Afinal, é baseado na versão stable ou na versão testing?

Sameul,
O Epidemic é baseado no Debian Lenny testing pois a versão estável (Etch) já estava um pouco desatualizada então optamos nesta versão que contém os programas mais atuais, inclusive o Compiz rodando no próprio CD coisa que o Etch ainda não possui.
Baixe e teste, dê suas opiniões pois sei que vc é conhecedor de distribuições e participa muito no Big Linux e poderá nos auxiliar.

Abraços
Versuri

RickMura

@Versuri, acha que terei problema para instalar dual boot com Vista?

Fiz um pequeno teste pelo liveCD, tudo menos o compiz funciona perfeitamente, o as novas ferramentas de configuração e instalação são excelentes, o sistema está estável, rápido e bem configurado, mesmo rodando como Live.
Sem mudar nada só dando boot pelo Live, ja vem pronto e configurado o SuperKaramba e outras coisinhas que perdemos horas acertando, adorei.

A noite farei um teste instalando-o (obviamente, vai depender da resposta do Versuri do lance do dual boot).

Se vale como dica, se alguém estiver pensando em usar o OpenSuse 10.3, cuidado ele não oferece suporte a SATA usando controladoras do chipset Sis, a versão 10.2 ta 100%. Mas depois de ver o Epidemic rodando no Live aqui no trabalho, desisti de usar o O.Suse.

Parabéns aos desenvolvedores e Versuri, vlw a dica, é ótimo e está aprovado.

Versuri

Citação de: RickMura online 06 de Fevereiro de 2008, 13:45
@Versuri, acha que terei problema para instalar dual boot com Vista?

Fiz um pequeno teste pelo liveCD, tudo menos o compiz funciona perfeitamente, o as novas ferramentas de configuração e instalação são excelentes, o sistema está estável, rápido e bem configurado, mesmo rodando como Live.
Sem mudar nada só dando boot pelo Live, ja vem pronto e configurado o SuperKaramba e outras coisinhas que perdemos horas acertando, adorei.

A noite farei um teste instalando-o (obviamente, vai depender da resposta do Versuri do lance do dual boot).

Se vale como dica, se alguém estiver pensando em usar o OpenSuse 10.3, cuidado ele não oferece suporte a SATA usando controladoras do chipset Sis, a versão 10.2 ta 100%. Mas depois de ver o Epidemic rodando no Live aqui no trabalho, desisti de usar o O.Suse.

Parabéns aos desenvolvedores e Versuri, vlw a dica, é ótimo e está aprovado.

Ola Rickmura,
Sobre o dual boot com Vista existe um tópico como Resolvido sobre isso: http://www.epidemiclinux.org/forum/viewtopic.php?t=168
É lógico que o Vista dificulta até nisso mas o dual boot funcionou sem problemas.

Obrigado pelo elogio, estamos ainda no começo e temos muito trabalho, não queremos competir com o Ubuntu porém está bem melhor que o Kubuntu, vem com mais programas, a instalação é muito mais rápida e não é necessário instalar um monte de codecs para poder escutar mp3 ou ver vídeos basta rodar o LIve CD e vc poderá escutar e assistir tudo, infelizmente no Kubuntu isso tem que ser configurado na mão.

Estamos arrumando algumas coisinhas nessa versão porém nada alarmante, qualquer coisa use o fórum lá.

Instale lá e poste suas críticas e sugestões para as próximas versões.

ABraços
Versuri

luizlcds

Ola instalei esta distribuição no meu computador e achei realmente ela muito bonita, com todas as personalizações da parte gráfica já funcionando desde o live cd,  o que é muito dificil de se ver em qualquer outra distribuição que eu já testei, o que não funcionou a contento no meu caso foi a conexão com a internet, pois sou assinante do speedy, e dificilmente conseguia conecta-lo, pois sempre o ícone de rede aparecia desconectado, o que não acontecia com o ubuntu, qual seria o problema nesse caso.

RickMura

Impressionado mesmo com a distro.
100% aprovada, devem conferir.

@Luiz tem aqui mesmo um tópico sobre ADSL, da uma olhada, faz uma cópia dos seus aquivos antes.

@Versuri, parabéns pelo trabalho cara, to realmente impressionado.

PRSC

Fiz dois testes.

O primeiro instalei direto em uma maquina virtual, tudo simples e rápido.

Segundo testando em live cd, impressionante o compiz fusion funcionando em live cd, tá melhor do que o meu no ubuntu, instalado no hd.

Na maquina virtual, a conexão pegou direto, já em live cd, tive que configurar, usuário e senha, nada demais, e foi de boa.

Minha opinião, uma distro excelente.

Como sou usuário leigo em linux, deixo um ponto de vista simples

Todas distros estão se esforçando pra apresentar o melhor, nisso as que vem depois ou suas atualizações, pegam o que tem de bom de uma, e acrescentam mais.

E isso que importa, que linux no geral, saia ganhando.

Parabéns pela distro, muito bem feita e bonita.

Abraço.
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

samuelbh

Versuri, testei a distro mas vi dois problemas na mesma:

1º A opção Nvidia no boot não funciona. Tive que instalar os drivers usando o envy.
2º A distro está muito pesada. Aqui tá usando mais de 160 MB de RAM após o boot. Nem o Ubuntu com Gnome chega a tanto.

RickMura

Samuel,

O meu driver nVidia funcionou perfeitamente.
Quanto ao desempenho, você deve estar com algum probleminha, a minha instalação ficou impressionantemente mais rapida do que qualquer outra distro que ja testei.

Tente seguir o tutorial que está no forum do epidemic, funciona direitinho.

Piras

Não confundamos as coisas. Uma distro pode ser muito rápida usando muita RAM. Então, pode-se dizer que ela é rápida, mas pesada, como acontece, por exemplo, com o Fedora e openSuse. E há distros que são rápidas usando pouca RAM, como é o caso do PCLinuxOS, Arch Linux, Slackware, etc. Então, diz-se que são rápidas e leves.

samuelbh

Citação de: Piras online 08 de Fevereiro de 2008, 15:07
Não confundamos as coisas. Uma distro pode ser muito rápida usando muita RAM. Então, pode-se dizer que ela é rápida, mas pesada, como acontece, por exemplo, com o Fedora e openSuse. E há distros que são rápidas usando pouca RAM, como é o caso do PCLinuxOS, Arch Linux, Slackware, etc. Então, diz-se que são rápidas e leves.

PCLinuxOS é rápida e leve, assim como o BIG Linux (e é assim que eu quero que uma distro seja).

A Pardus é rápida e leve, Piras?

Piras

Rápida ela é. E bastante. Quanto à leveza, confesso que não fiz um exame mais acurado, como aqueles que nosso "kernelista"-chefe, o Hqxriven, costuma fazer.Mas o consumo de memória RAM era quase sempre inferior ao do Ubuntu e Fedora com os mesmos aplicativos em uso.

*-*-*-*-*-*

Fiquei feliz em saber que você pretende experimentar o Pardus neste final de semana. Assim, ficaremos também com seu testemunho, que certamente será mais preciso que o meu.