ver modulos do kernel ativados

Iniciado por -.-, 15 de Janeiro de 2008, 02:25

tópico anterior - próximo tópico

-.-

olá,no meu notebook veio o mandriva da HP que é configurado perfeitamente para ele.

existem varias queixas do Gutsy nele por conta do kernel.Quero recompila-lo usando as cfgs do mandriva como vejo o que está habilitado ?

ps:para esclarecer as coisas os modulos são os da compilação no makemenuconfig,quero saber como ver os do meu kernel atual

http://www.vivaolinux.com.br/imagens/artigos/comunidade/ft1.jpg

tambem gostaria de saber como pegar o kernel de uma distro e colocar em outra

[ ]'s
Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

brunei

No diretório /boot deve existir um ou mais arquivos (um para cada kernel instalado) cujo nome começa com "config-" (como config-2.6.22-14-generic) seguido pela versão do kernel correspondente. Este arquivo armazena as configurações de compilação do kernel em questão. Quando for compilar o novo kernel, importa as configurações desse arquivo.
Bruno Ribeiro

-.-

Assinatura removida pela Equipe do fórum. Verifique as regras das assinaturas.

brunei

#3
Supondo que você criou um link para a pasta que contém o source do kernel em /usr/src/linux basta executar os comandos abaixo:

cd /usr/src/linux
sudo cp /boot/config-2.6.22-14-generic .config


No exemplo acima, acessamos a pasta /usr/src/linux e copiamos as configurações atuais do kernel em uso (no caso, o kernel 2.6.22-14-generic) para o arquivo .config que será lido quando dermos o make config (ou comandos similares).

Caso queira um tutorial completo de como faze-lo, pode utilizar o abaixo:

Compilar último kernel
http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Compilar_Ultimo_Kernel

PS: se estiver usando o make gconfig para configurar as opções do kernel usando uma aplicação visual, pode usar a opção Abrir que tem nesse aplicativo para carregar um arquivos de configuração existente.

## Editado ##

Esqueci de dizer que se você usa Ubuntu (com Gnome), quando o tutorial diz para digitar make xconfig para configurar as opções do kernel, use make gconfig ao invés. Isso por que xconfig exige as bibliotecas do Qt e talvez você não tenha, enquanto o gconfig utiliza o GTK que com certeza você já possui.
Bruno Ribeiro

masamune

O Hqxriven (do meu lado agora, estavamos no videogame e ele perdeu kkkkk) disse que tem que dar um comando lsmod para saber os módulos carregados e precisa notar também se o kernel tem patches pois se tiver e o do ubuntu não, algumas coisas não vão carregar.

Masamune!!!!!! (O testador oficial dos kernels hqxriven hahahahaha)