Adaptador wireless usb no ubuntu/linux (RESOLVIDO)

Iniciado por rodrigocomucci, 13 de Janeiro de 2008, 00:44

tópico anterior - próximo tópico

rodrigocomucci

Pessoal, bom dia!

Instalei o Ubuntu 7.10 em um desk que não possui placa wireless somente um adaptador wireless usb linksys. A rede wireless é distribuida por um router wireless linksys com filtro de MAC (todos os MAC encontrados aqui estão cadastrados no router).

Quando estava instalado o winXP a internet e a rede funcionavam perfeitamente. Agora com o Ubuntu instalado não está conectando.

Acontece o seguinte:
1. O Ubuntu reconhece o adaptador;
2. O Adaptador mostra as redes capturadas;
3. Porém quando escolho a rede: não conecta!

Com o comando # lshw -C network aparece o seguinte:

*-network
description: Ethernet interface
product: NetXtreme BCM5751 Gigabit Ethernet PCI Express
vendor: Broadcom Corporation
physical id: 0
bus info: pci@0000:02:00.0
logical name: eth0
version: 01
serial: 00:00:0x:xx:x0:xx
capacity: 1GB/s
width: 64 bits
clock: 33Mhz
capabilities: pm vpd pciexpress bus_master cap_list ethernet physical mii 10bt 10bt-fd 100bt 100bt-fd 1000bt 1000bt-fd autonegotiation
configuration: autonegotiation=on broadcast=yes driver=tg3 driverversion=3.77 firmware=5751-v3.29a latency=0 link=no module=tg3 multicast=yes port=twisted pair
*-network
description: Wireless interface
physical id: 1
logical name: wlan0
serial: 00:00:00:00:0x:0x
capabilities: ethernet physical wireless
configuration: broadcast=yes multicast=yes wireless=IEEE 802.11g

Já o arquivo /etc/network/interfaces aparece:

auto lo
iface lo inet loopback

Eu editei o arquivo /etc/resolv.conf e ficou assim:

nameserver 189.x.xx.xx
nameserver 189.x.xx.xy

Quando dou o comando ifconfig aparece o seguinte:

eth0 Encapsulamento do Link: Ethernet Endereço de HW: 00:00:0X:XX:X0:XX
UP BROADCAST MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:1000
RX bytes:0 (0,0 b) TX bytes:0 (0,0 b)
IRQ:16

lo Encapsulamento do Link: Loopback Local
inet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0
endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Métrica:1
pacotes RX:48 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
Pacotes TX:48 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
colisões:0 txqueuelen:0
RX bytes:4224 (4,1 KB) TX bytes:4224 (4,1 KB)

wlan0 Encapsulamento do Link: Ethernet Endereço de HW 00:00:00:00:0X:0X

wmaster0 Encapsulamento do Link: Não Especificado Endereço do HW 00-00-00-00-0X-0X-00-00-00-00-00-00-00-00-00-00

E quando eu pingo o router (ping 192.168.1.1) aparece a seguinte mensagem:

connect: Network is unreachable

Ao lado do ícone de som no canto esquerdo superior da tela (gnome) aperece um gráfico indicando o nível da conexão e uma mensagem no mouseover:

Conexão de rede sem fio com "nome_da_rede" (77%)

Já alterei o arquivo /etc/network/interfaces acrescentando tudo o que aparece no ifconfig um de cada vez, todos de uma vez e combinações.

Não sei mais o que fazer!

Att...
Rodrigo Comucci

csat

O que você está usando para fazer a rede wireless funcionar?  Está usando o mesmo driver do wireless que funciona no Windows?  Deve ser algo como "bcmwl5.inf".  Você usou o ndiswrapper? 

Uma boa alternativa ao gerenciador natural do Ubuntu é o WICD que é encontrado em http://wicd.sourceforge.net/

Já tentou colocar no /etc/resolv.conf  o número IP do gateway do seu roteador, ou seja, se você acessa a interface WEB do seu roteador pelo número IP 192.168.1.1 basta colocar esse número IP no resolv.conf e reinicializar a rede com o comando sudo /etc/init.d/networking restart

Fale mais...

Csat (Ubuntu 8.04)

Linux User #205394 ** Ubuntu User #19086

rodrigocomucci

Bom dia!

Para rede wireless funcionar eu estou usando um routeador linksys com filtro MAC e no desk estou usando um adaptador wireless usb também da linksys.

Eu estou usando o mesmo driver do winXP sim,.. é o rt2500usb.inf. Instalei o driver com o ndiswrapper(1) e quando dou o comando ndiswrapper -l aparece o seguinte:

rt2500usb : driver installed
       device [1381:000D] present (alternate driver: rt2500usb)

Instalei o WICD(2) como sugeriu, configurei e reiniciei a máquina. Ele encontra a rede, tenta conectar-se automaticamente, mas não obtém um IP.

Eu acho que o único problema é que ele não está recebendo um endereço de IP do routeador como as outras máquinas. Não sei por quê!

Também postei este problema no Fórum do Guia do Hardware(3). Os links citados aqui encontram-se no final do texto.

Att..

(1) Link do site oficial do Ndiswrapper (inglês): http://ndiswrapper.sourceforge.net/joomla/index.php
(2) Link do site ofical do WICD (inglês): http://wicd.sourceforge.net/
(3) Link do fórum GdH ref. ao problema acima: http://www.guiadohardware.net/comunidade/v-t/824735/#post3474124
Rodrigo Comucci

csat

Citação de: rodrigocomucci online 13 de Janeiro de 2008, 20:54
Bom dia!

Para rede wireless funcionar eu estou usando um routeador linksys com filtro MAC e no desk estou usando um adaptador wireless usb também da linksys.

Eu estou usando o mesmo driver do winXP sim,.. é o rt2500usb.inf. Instalei o driver com o ndiswrapper(1) e quando dou o comando ndiswrapper -l aparece o seguinte:

rt2500usb : driver installed
       device [1381:000D] present (alternate driver: rt2500usb)

Instalei o WICD(2) como sugeriu, configurei e reiniciei a máquina. Ele encontra a rede, tenta conectar-se automaticamente, mas não obtém um IP.

Eu acho que o único problema é que ele não está recebendo um endereço de IP do routeador como as outras máquinas. Não sei por quê!

Se você for em uma console terminal e digitar:

sudo iwconfig <enter>  o que aparece?

devem aparecer:

lo
eth0
eth1 ou wlan0

Se depois voce digitar:

sudo iwlist scan eth1  ou wlan0 <enter>

devem aparecer os pontos de rede wireless captados no local onde você tem o computador wirless.  Um deles deve ser o seu roteador.

Se tudo deu certo até aqui significa que seu hardware está funcionando bem com o roteador.  No WICD você pode configura IP fixo ao  invés de DHCP.  Suponhamos que seu roteador tem o IP de acesso via interface WEB igual a 192.168.0.1.  Nesse caso você pode configurar um IP fixo no seu equipamento wireless da seguinte  forma:

IP = 192.168.0.150  (suponhamos que dentro do roteador a sua configuração DHCP varie nesse espaço de 192.168.0.100 a 192.168.0.254

Netmask =  255.255.255.0
Broadcast 192.168.0.255
Gateway 192.168.0.1  (tem que ser o mesmo do seu roteador)
DNS = idem.  192.168.0.1

Para reinicializar a rede não precisa dar boot igual ao do Windows.  Basta fazer o seguinte:

sudo /etc/init.d/networking restart <enter>

Se estiver tudo bem deve conectar a menos que você esteja usando protocolo de criptografia de Chave WEP ou WPA-TKIP-PSK que no caso precisa passar também a chave hexadecimal no contexto.

Csat (Ubuntu 8.04)

rodrigocomucci

Citarsudo iwconfig <enter>  o que aparece?

devem aparecer:

lo
eth0
eth1 ou wlan0

Se depois voce digitar:

sudo iwlist scan eth1  ou wlan0 <enter>

devem aparecer os pontos de rede wireless captados no local onde você tem o computador wirless.  Um deles deve ser o seu roteador.

Boa noite! Já havia feito o que você indicou acima, mas esqueci de postar!!! Segue abaixo as informações...

No comando iwconfig aparece o seguinte:

lo no wireless extensions.

eth0 no wireless extensions.

wmaster0 no wireless extensions.

wlan0 IEEE 802.11g ESSID:"nome_da_rede"
     Mode:Managed   Frequency:2.462 Ghz   Access Point: 00:00:00:0X:00:00
     Petry min limit:7   RTS thr:off   Fragment: thr=2346 B
     Encryption key:off
     Link Signal level=-55 dBm
     Rx invalid rwid:0   Rx invalid crypt:0   Rx invalid frag:0
     Tx excessive retries:0 Invalid misc:0 Missed beacon:0

Depois quando digito o comando iwlist wlan0 scan aparece:

wlan0     No scan results

Já havia configurado IP fixo e também não resolveu.

Att...
Rodrigo Comucci

csat

Ué... agora não entendi... se o comando iwlist wlan0 scan não mostra nada o que você quis dizer na sua primeira mensagem com:

contece o seguinte:
1. O Ubuntu reconhece o adaptador;
2. O Adaptador mostra as redes capturadas;  <============== ???
3. Porém quando escolho a rede: não conecta!

Você executou com o sudo antes, ou seja, sudo wlist wlan0 scan  ???

Csat (Ubuntu 8.04)

rodrigocomucci

Então!!! É por isso que não estou entendendo o que está acontecendo!!!!!!

Até eu instalar o WICD não aparecia a rede com o comando iwlist wlan0 scan. Agora com o WICD instalado, pelo menos, ele mostra as mesmas redes que no modo gráfico.

Mesmo assim ainda não consigo conectar. Configurei IP estático novamente e nada.

Rodrigo Comucci

csat

Qual o modelo dessa sua placa de rede wireless que você liga na USB?  Você diz que é Linksys mas não disse ainda o modelo...

Csat (Ubuntu 8.04)

rodrigocomucci

O modelo do adaptador wireless usb é: wusb54g (versão 4)

Encontrei este modelo no link abaixo do site oficial (inglês) do ndiswrapper:
http://ndiswrapper.sourceforge.net/joomla/index.php?/component/option,com_openwiki/Itemid,33/id,list_g-l/

Citar1.
      Card: Linksys WUSB54Gv4, 802.11b/g, USB 2.0

*
      Chipset: RT2500USB (RT2571F) (They just changed the chip and didn't tell anybody. Be careful which version (v1/v2/v4) you buy!)
    *
      usbid: 13b1:000d
    *
      Driver 00: Ralink Driver, Open Source: http://rt2x00.serialmonkey.com/ - 2005-07-25 / Good alternative to ralinktech.com's driver. Works WELL.
    *
      Driver 0: Ralink driver: http://www.ralinktech.com/supp-1.htm - 2005-03-25 / Drv2.0.1.0, rt2500usb.inf & rt2500usb.sys Notes: ndiswrapper v1.2-rc1, kernel 2.6.11.7 (also works with grsec2 patch v2.1.5): works on both USB2.0 (load with modprobe ehci-hcd log2_irq_thresh=4 to avoid "usb X-Y: reset high speed USB device using ehci_hcd and address Z") and USB1.1 (UHCI (OHCI not tested (yet?))). WEP works with 64bit and 128bit keys. but bitrate is only 11Mbit/s Note: rename the configuration file for the adapter once you installed the drivers (getting them extracted is quite a mess (WINE/Cedega) you need rt2500usb.*). 'mv /etc/ndiswrapper/rt2500usb/148F\:2570.0.conf /etc/ndiswrapper/rt2500usb/13b1\:000d.0.conf' should do the trick.
    *
      Driver 1: Linksys Windows XP driver: http://www.linksys.com/download/default.asp Notes: ndiswrapper v1.1, kernel 2.6.11.7 vanilla: kernel-oops! ndiswrapper v1.2-rc1 loads fine (EHCI loaded with modprobe ehci-hcd log2_irq_thresh=4) but oopses when unloading the module and the adapter is still plugged in (Kernel 2.6.11.7 vanilla). Yet transmission seems to fail completely (except increasing 'Tx Invalid misc' values nothing happens).
    *
      Driver 2: older Linksys Windows XP driver: ftp://ftp.linksys.com/pub/network/WUSB54Gv4_20040703.exe Notes: ndiswrapper v1.2-rc1, kernel 2.6.11.7 (also works with grsec2 patch v2.1.5): seems to work, but only 11Mbit/s and without any encryption. no need to unplug the device before removing the ndiswrapper module. works on USB2.0, USB1.1 not tested (yet).
    *
      Driver 3:There is a native driver for rt2x00 but it has no USB support yet. View its status at rt2x00.serialmonkey.com

O drive já está instalado,... será que falta instalar mais algum componente?!

Att...
Rodrigo Comucci

csat

Citação de: rodrigocomucci online 15 de Janeiro de 2008, 14:03
O modelo do adaptador wireless usb é: wusb54g (versão 4)

O drive já está instalado,... será que falta instalar mais algum componente?!

Att...

Hummm....achei também no forum do Ubuntu (Ingles) alguem ja apontando problemas com essa placa inclusive com sugestão para recompilar o driver.  Ver =>aqui<=.

Csat (Ubuntu 8.04)

Redley

Drivers nativos conflitam com o ndiswrapper usando o driver do XP. Coloca o driver nativo na blacklist ai vc vai achar sinal.

rodrigocomucci

Redley,... não entendi o que você quis dizer com "blacklist"?!?!

Csat,.. eu baixei três arquivos... (o que deixa claro que não sei muito bem o que estou fazendo... rs):

rt2570-1.1.0-b2.tar.gz
rt2570-cvs-daily.tar.gz
rt73-cvs-daily.tar.gz

Bom,... dei o comando tar -zxvf rt2570-1.1.0-b2.tar.gz. Depois li o arquivo README, entrei na pasta Module dei o comando make. Mas o comando apareceu com erro,.. nem dei o comando make install.

Depois descompactei o arquivo rt73, li a pasta README, entrei em Module e dei os comandos make e depois make install. Foi tudo certo. Só que eu não entendi como carregar o driver.

E agora?!?! O que faço?!?! Não consegui isntalar o driver rt2570-1.... e não consegui carregar o driver rt73.

Att...
Rodrigo Comucci

csat

Veja se acha algum conjunto de arquivos com a extensão inf, ou seja, xxxx.inf

Quanto ao "blacklist" que o outro colega reportou diz respeito a um arquivo que se encontra em:

/etc/modprobe.d/blacklist

O blacklist é uma forma de dizer ao sistema operacional para não carregar determinado módulo.  Portanto se sua placa de rede wireless fosse uma broadcom bcm43xx igual a minha, teria, então, no fim desse arquivo blacklist uma frase assim:

blacklist bcm43xx

Csat (Ubuntu 8.04)

rodrigocomucci

Csat...

Não encontrei o driver no blacklist. O único arquivo .inf que encontrei foi o que eu havia copiado do CD do driver o rt2500usb.inf. O mesmo que instalei através do ndiswrapper.

Nos dois arquivos que descompatei: rt2570.... e rt73.... não existe nenhum arquivo, nem oculto,.... .inf.

E agora?!?!

Att...
Rodrigo Comucci

csat

Citação de: rodrigocomucci online 17 de Janeiro de 2008, 02:02
Csat...

Não encontrei o driver no blacklist. O único arquivo .inf que encontrei foi o que eu havia copiado do CD do driver o rt2500usb.inf. O mesmo que instalei através do ndiswrapper.

Sobre a blacklist tente o seguinte, supondo que você tem o gedit (editor), conforme bem lembrado pelo colega Redley.

sudo gedit /etc/modprobe.d/blacklist <enter>

No final coloque:

blacklist rt2500usb

Salve e dê boot

Chame agora o ndiswrapper  para instalar o driver do XP referente a sua placa

sudo ndiswrapper -i rt2500usb.inf

e prossiga com a adaptação a partir da instalação e configuração do ndiswrapper, lembrando que o ndiswrapper precisa estar instalado e funcionando em conjunto com o seu driver do XP.

Csat (Ubuntu 8.04)