Americano é processado por manter MP3 de CDs que possui

Iniciado por isdiru, 31 de Dezembro de 2007, 18:47

tópico anterior - próximo tópico

Pedro Martins

Na minha opinião, a indústria fonográfica apenas demonstra sua ganância com essas atitudes. Ela mesma sabe que muita gente conheceu artistas interessantes após baixar algumas músicas apenas para conhecer, mas depois curtiu e resolveu comprar os CDs. Eu me incluo nesse grupo, pois tem muitas coisas que conheci dessa forma.

Dependendo do estilo que a pessoa curta, esse acaba sendo o único jeito de conhecer artistas novos, já que as rádios vivem só divulgam aqueles que pagam o famoso jabá. No máximo, passam aquilo que está na moda ouvir. De resto, os artistas que se virem para divulgar o seu trabalho para seus fãs potenciais. Por exemplo, quem curte metal como eu não tem nenhuma opção para conhecer coisas underground. Só pude conhecer uma banda como o Moonsorrow dessa forma e irei adquirir os CDs deles (importados) assim que for possível, pois é muito bom.

É interessante ver que muitos artistas se opõem à guerra da indústria fonográfica aos piratas. Já vi declaração de artista dizendo que as vendas baixaram porque há muito lixo à venda por aí, mas que aqueles que produzem material de qualidade continuam vendendo bem. Além disso, não é todo mundo que tem cacife para comprar todos os CDs que gostaria de ter.

Com a indústria produzindo mais e mais materiais (muitos de qualidade duvidosa), a tendência é que a procura por músicas dessa forma aumente muito mais. O que dizer de uma gravadora que lança várias coletâneas ou ao vivo de bandas que já têm aos montes? E as que forçam os artistas a acrescentarem músicas inéditas às coletâneas, com o intuito de forçar os fãs mais ardorosos a comprar uma coletânea dupla ou até tripla apenas para ter aquelas 2 ou 3 músicas que não tem no acervo? Isso porque o objetivo das coletâneas é ser um "best of". Há sentido em incluir músicas inéditas em "best of"?  Isso para não falar nos vários MCDs e singles existentes por aí, além de CDs com faixas bônus exclusivas para alguns lugares específicos, versões especiais e limitadas com material extra e muitas outras sacanagens inventadas pela indústria fonográfica. Teve até gravadora lançando pen-drive achando que estava "se modernizando", mas queria vender por um valor absurdo.

Falando em valores, eu me lembro muito bem do que foi dito por essa turma quando começaram a só produzir CDs. Diziam que o preço do CD era alto por causa que era uma tecnologia nova, mas que aos poucos iria baixar o preço até chegar na metade. Pois bem, os valores dos CDs na época era 12 dólares e a estimativa é que em 10 anos chegassem a 6 dólares. Dêem uma olhada na Amazon e veja se baixaram para os valores prometidos. Pois é, falaram que iam reduzir o preço, não reduziram e depois ainda reclamam que ninguém está comprando os CDs?

E para finalizar, estou exterminando as .mp3 por aqui. É lógico que faço isso após ter em .ogg :D. Muita coisa que tenho no micro aqui tenho em CD também, sendo que muitos dos arquivos .ogg foram gerados pelos meus próprios CDs.

rayabusa

Na verdade quem ganha dinheiro com os cds são as gravadoras, os artistas ganham uma quantia vergonhosa em relação ao cd. O cd ao meu ver é uma forma do artista divulgar o seu trabalho.
O Artista ganha dinheiro é no show que apresenta.
-Se os cds originais fossem mais baratos, quase ninguém baixaria da net.
Eu ja vi artista famoso vender cds original por R$ 7,90.....
90% das musicas que tenho no meu pc eu tenho o cd original.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII