Porque o ubuntu perde o desempenho com o tempo?

Iniciado por HD883, 03 de Janeiro de 2008, 07:25

tópico anterior - próximo tópico

HD883

Porque é que as distribuições deb vão ficando mais pesadas com o passar do tempo?
Passo a explicar: tenho o ubuntu 7.04 e o fedora 7 instalados na mesma semana e no mesmo hd. Não achei necessário fazer o upgrade para as novas versões talvez porque seja preguiçoso ou porque se tenho tudo a funcionar 5 estrelas, para que instalar tudo de novo?
Mas  a questão é esta: fui instalando os mesmo softwares nos dois sitemas pois quis ver realmente as difrenças e as semelhanças entre ambos. No inicio o boot do fedora era mais lento coisa pouca, cerca de 5 segundos. Neste momento o ubuntu está mais lento 11 segundos e noto também diferença ao abrir os aplicativos.O ubuntu mantém-se mais rapido no apt que o yum, mas por outro lado hoje está bem mais lento no desempenho. Porque será que o ubuntu perdeu performance?
Porque isto acontece?
Será defeito do deb ou apenas do ubuntu?
Devo dizer que de resto, na estabilidade, tanto o ubuntu como o fedora tem-se portado muito bem e são muito semelhantes.

isdiru

Boas,qual é o bam bam bam o Fedora 7 ou 8?

Voce faz o maior AUE do 8 e usa o 7?

AUE do 8     

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29292.0.html

Sei.

boi

Confesso que nunca vi esse problema em nenhum Linux. Isso é comum no Windows, mas nunca soube de que alguma distro de Linux tinha esse problema. Se está acontecendo de fato, é algo exclusivo do Ubuntu. Infelizmente, pelo que tenho visto ultimamente, nada de negativo em relação ao Ubuntu me surpreende mais.

clcampos

Assim como o boi também não tenho, e nem vi este problema, e olha que em meu equipamento tem  o Feisty, instalado através de upgrade do Edgy.

Claro que meu boot (e também meu login) ficaram mais lentos de lá para cá, mas isto justifica-se da instalação de programas que são abertos durante estes processos, então é plenamente normal que o tempo se estenda um pouco, mas no uso do sistema em si não tenho queda de performace, já com quase um ano de uso sem formatação neste note (comprei ele no final de fevereiro de 2007, e já saiu com Ubuntu da loja).

A alteração na performace do sistema pode ser ocasionada devido a configuração que fazemos, programas que instalamos, e etc, que causariam melhorias, ou até pioras.

Por exemplo, colocar o gDesklets com certeza causará algum atraso (mais perceptível, ou menos dependendo da configuração do PC), pois o mesmo fica residente na memória. Também deixará o boot mais lento, já que deve ser carregado.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Vagner Candido

Olha galera eu utilizo o Ubuntu desde sua versao 5.04 e de lá pra cá sempre venho atualizando as versões e hj estou com o 7.10 e também não senti nenhuma lentidão no sistema, mas creio que isto varia muito, pois como todo SO que se prese investe na interface gráfica e claro que isto exige uma boa máquina para ter um desempenho aceitável, mas isto não chega nem a se comparar com o Vista pois adquiri um lap top com core 2 duo, 2 giga de memória e td que uma máquina top tem, e veio com o vista insatalado e ele seco por si só deixou o pc lento, ou seja, qq distro Linux que eu na pratica conheço não consome nem de perto o que as versões do windows consome.
   Abs a tds e fica ai a minha opinião que na realidade são fatos constatados!!!!
Vagner Candido
e-mail: vacandido@globo.com
  msn : vcandidos@msn.com

CGaldino

Assim como os demais colegas tenho o Ubuntu (6.6 LTS) instalado a quase um ano e posso dizer com certeza que o desempenho do sistema é o mesmo desde a instalação diferentemente do que ocorreria se tivesse utilizando o sistema proprietário Janelas! Uma possibilidade que levanto para ocorrência de seu problema é a instalação de algum programa que está ocupando a ram de seu micro.

ABS
C.
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

HD883

Citação de: isdiru online 03 de Janeiro de 2008, 09:23
Boas,qual é o bam bam bam o Fedora 7 ou 8?

Voce faz o maior AUE do 8 e usa o 7?

AUE do 8     

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,29292.0.html

Sei.
Nunca disse que usava o 8. Testei-o e achei-o fantástico mas como disse acima, não tive vontade de reinstalar tudo de novo.

Kamei Hyoga

Recentemente atualizei para o 7.10. Meu único problema nessa versão é que durante o boot o monitor fica fora de sincronismo (como se estivesse desligado da placa de vídeo).

Em questão de desempenho, não posso dizer que ficou mais rápido que o 7.04, mas sei que não ficou mais lento.

tenho um AMD Athlon XP 1600, 630 de RAM, 64 de Vídeo (GForce 2) e só 1.7 GB de espaço livre no momento.

Hqxriven

O pior amigo são os programas que são desinstalados e sobram resquícios no sistema...

Fora isso, no linux a perda de desempenho é pequena mesmo com diversos programas instalados.

Hqx
Sem distro Linux fixa - Kernel Omnislash
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

clcampos

Citação de: Hqxriven online 03 de Janeiro de 2008, 16:19
O pior amigo são os programas que são desinstalados e sobram resquícios no sistema...

Fora isso, no linux a perda de desempenho é pequena mesmo com diversos programas instalados.

Hqx

Usando o aptitude isto é minimizado.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Hqxriven

CitarUsando o aptitude isto é minimizado.

[]'s

Cristiano

Minimiza... mais podia ser mais eficiente!!!

Eu estava falando com o versuri que estava com o mesmo problema que eu no firefox... Mas quando apaguei as configurações manualmente os probelams sumiram e os dele também!!!

Acho que quando o usuário desse o remove --purge tinha que apagar TUDO daquele programa no sistema, não podia deixar nada...

Fique com Deus

Hqx
Meu objetivo nesse fórum é ajudar. Sou um mero humano mas desejo sempre aprender e melhorar em tudo o que faço em minha vida. Então, por favor, quando eu postar me notifique depois

clcampos

Citação de: Hqxriven online 03 de Janeiro de 2008, 19:15
Minimiza... mais podia ser mais eficiente!!!

Eu estava falando com o versuri que estava com o mesmo problema que eu no firefox... Mas quando apaguei as configurações manualmente os probelams sumiram e os dele também!!!

Acho que quando o usuário desse o remove --purge tinha que apagar TUDO daquele programa no sistema, não podia deixar nada...

Fique com Deus

Hqx

Concordo 100% com você, mas acho meio difícil isto, visto que assim deveria procurar no /home de todos os usuários pelos diretórios/arquivos de configuração  (.mozilla por exemplo), sem contar que em alguns programas nós podemos mudar estes diretórios default.

Não se esqueça que não é o próprio aplicativo que esta se desinstalando, o que facilitaria saber onde estão todos estes arquivos, e sim um sistema genérico (serve para instalar e desinstalar todos), e fazer este tipo de controle para todo tipo de pacote instalado seria muito difícil.

Nos casos como o seu que precisou remover também os diretórios de configuração do firefox talvez a reinstalação nem seja necessária, ficando necessário só apagar mesmo estas configurações.

Espero ter me feito entender, já que sou confuso para escrever as vezes.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

zoroastro

O que realmente não entendo é que eu tenho 512 mb de RAM e placa de videoo on-board, gasto 33% de memória sem nada aberto :o

E ainda finalizando alguns processos no gerenciador de tarefas, em Processos, o evolution, cai para 31 %.

Tem muito processo alí, desnecessário, e o mesmo é no Windows, que também ao longo do tempo quando vc vai isntalando programas, ele vai ficando lento...
Porque??

Porque os Processos dos programas, mesmo fechados estão sendoe xecutados no gerenciador de tarefas!

A mesma coisa é no Ubuntu, Fedora, ou qualquer S.O.
Só que vc tem que saber o que finalizar.
Fiquei com mais de um ano sem formatar o widnows aqui, e ele NUNCA ficava lento mesmo quando eu instalava os programas. O que eu fazia??
Apertava o ctrl + alt + del e finalizava os Processos inúteis.

O mesmo faço com o Ubuntu. Mas eu tenho receio de fechar o que não deveria ;D

Abraços galera, espero que tenham entendido o recado, e realmente nao entendo proque gasto 33% da memoria RAM sem nada executado POR MIM. :)

Hqxriven

Já disse em outro fórum que é o kernel e os serviços carregados durante o boot, mas deixa para lá sou só um user mesmo...

Hoje tive um papo legal com um usuário e ele conseguiu ativar o compiz e ATI dele sobre o meu kernel.

Passei umas dicas para ele (foi muita dica 2h e meia, até de bug do zsnes) e agora ele está com o Ubuntu 7.10, com ATI ativada, kernel ck1 e compiz ativado com boot e sistema rápido usando só 100 de ram...

Ohh Deus... meu coração!!!

Fique com Deus amigo!!! espero que de tudo certo para vc e qualquer coisa passa uma mp!!!

Hqx

Chucknoris

zoroastro como voce disse
Citar512 mb de RAM e placa de videoo on-board
voce sabe que a maioria dos videos on-boards usam memoria ram para rodar, por isso vale a pena conferir na bios se é esse o seu caso e quanto esta consumindo, tem motherboard que por default usam 128 mb para video, mas acho que não é seu caso...
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603