ATI 9250 - fica tudo branco!

Iniciado por henrique_guidi, 14 de Janeiro de 2006, 13:03

tópico anterior - próximo tópico

henrique_guidi

Instalando o driver da ATI segundo o tutorial: http://ubuntuforums.org/showpost.php?p=423584 mas a imagem fica branca, alem de nos teste do Cedega ficar vermelho (desativado) a aceleração 3D... alguem sabe oque há de errado?
Eu segui a risca o tutorial e instalei certinho os .deb fomados...

Vlw

shooks

kra, to com o mesmo problema que vc, nao tinha encontrado nas buscas...

também tenho uma radeon 9250 e a tela fica extremamente clara... não consigo ler direito as coisas!!

como faço pra configurar brilho contraste gama?

obrigado!

ps. se puderem deletar o outro tópico, agradeço também.

henrique_guidi

Então.. se instalar tudo terá o redículo Ati Control no menu de Aplicações. Por ele vc poderá controlar a intensidade das cores.
Mas eu nunca consegui dexar como é inicialmente, sem o driver. E sempre que reinicio, volta a ficar branco.
Porcaria de driver...

Continuo esperando solução, por hora eu volto pro windows para jogar  :cry:

grato.

dookie

Eu não posso te afirmar, mas....
O painel da ATI (que concordo que é uma porcaria) escreve no famoso arquivo xorg.conf
Eu não sei como ou porque.. mas nessa parte de intensidade e cores, ele funciona na hora.. mas qualquer outra opção que tenha que reiniciar o Xorg, é perdida porque ele não grava no arquivo.
Isso acontece porque o arquivo não tem permissão para escrita, para os usuários.
Dai você tem duas saídas para o problema:
- mudar as permissões do arquivo... # sudo chmod +777 /etc/X11/xorg.conf
- executar o painel como root... # sudo fire???? eu nao lembro o nome.. mas é algo assim.. firepainelconfig.. fireglconfig...

Dai salve as configurações e tente reiniciar...
Me avise se deu certo.

henrique_guidi

vlw pela ajuda Dookie mas acho que isso apenas taparia o buraco... não consegui nunca deixar as cores corretas no painel. Apenas colocava num tom aceitavel para poder mexer no firefox e procurar a solução...
Agora to usando sem a aceleração (driver genérico) para usar o resto do linux.
Mas assim que eu achar algo de somado a sua informação me ajude a solucionar o problema posto aqui... até lá... ME AJUDEM  :)

shooks

fiz caca aqui mas consegui ver o menuzinho tosco... parece que eh bugado, pq o padrao eh 1.00 do gama, mas se vc vai em 0.10 nao muda muita coisa, soh 0.12 que fica legivel as parada.... mas uma porcaria ainda =(
tah bugado pq o slider nao funciona direito...

henrique_guidi

Ontem instalei o Drake Dapper para ver se conseguia um 3D sem tela clara.... mas nada. Se ativo o FGLRX a tela fica clara. E mesmo quando diminuo o gamma na marra usando o fglrx_xgamma -g 0.33 (acho, não to no linux agora para ver) se eu abro o fgl_glgears (também nao lembro se é assim) para mostrar a janela com um cubo com textura de rodas detadas girando, o gamma volta a ficar branco na hora  :cry:  (nesta tentativa não instalei o driver da ATI, o driver não dá suporte ao Drake Dapper)

Eu já vi uns tópicos gringos de pessoas reclamendo disso mas não achei a solução. Galera não dexem de tentar ajudar a nós usuários da ATI Radeon 9250 (e acho que algumas outras variação da ATI deve dar isso também)

vlw

Yuran

Eu uso uma ATI 9200, nao tive problemas na imagem dela, quanto a aceleraçao 3d tentem fazer do seguinte modo, comigo funcionou ( leiam primeiro com atenção e executem depois por sua conta e risco ):

1. Atualize seu sistema e ao inves de usar drivers obtidos externamente instale os componentes que o proprio ubuntu disponibiliza atraves do synaptic: xorg-driver-fglrx.

2. Apos a atualização do sistema reiniciem o computador, reiniciem novamente apos a instalção do driver, apos entrar no sistema digite:   crtl + alt +f1   voce ira para o teminal sem ambiente grafico, logue-se e digite:   sudo fglrxconfig, responda atentamente as questoes que se segue.

3. Terminado esse passo digite:   crtl + alt +f7  para retornar ao ambiente grafico, reinicie o sistema e apos logar-se novamente siga os passos descritos na Ajuda>>ubuntu5.10 starter guide>>hardware>>questao 3

4. questao importante: segui literalmente os passos da questao 3 e nao obtive sucesso na aceleração 3d, porem notei o seguinte quando entrava no painel de controle da ati, o meu dispositivo aparecia como pci e no meu caso era agp, no topico 3 da questao 3 , a ajuda nos leva a manter desativada a opção "UseInternalAGPGART" , o que fiz foi o seguinte sendo minha placa agp ao inves de manter desativada essa opçãp eu a ativei durante o nosso passo n.0 2, entao testei com o cube, que antes começava com 29 fps e cai ate 4 ou 5 fps, configurado corretamente obtive pico de 262 fps, entao verifiquei no cedega e tudo foi aprovado nos testes, entao aconselho que primeiro verifiquem o tipo da conexão da placa de video e se utilizem dessas informações que postei e tentem configurar sua placa corretamente.

Ps: Nao sei como a ajuda nao trata desse topico com mais cuidado, mas podem notar o que citei no passo n.0 4, comigo funcionou beleza fazendo assim, nao sei se eh regra geral para configurar, por isso tenham bom senso e deem uma pesquisada adicional no google sobre como procederem.

Obs: algumas vezes (comigo sempre), apos a instalação dos drivers da Ati, meu teclado se desconfigura ao reiniciar, se isso acontecer com voces tentem como eu fiz para regularizar edite o arquivo xorg.conf na seção "input device", substiutindo o modelo que la consta por "abnt2" e "br", aconselho tambem procurar solucoes no google, por que inexplicavelmente esse procedimento nao funcionou todas as vezes comigo (quem sabe o porque :evil: ).

Isso eh tudo e boa sorte!!!

henrique_guidi

Valeu pela ajuda, isso aumenta em muito meus conhecimento sobre a instalação do driver e principalmente.. sua otimização....
Porém o problema não é o 3d.. isso roda numa boa.... o problema mesmo é que a tela fica muito clara (muito mesmo!) se eu fico com o driver 3D  :x
Vo até ver se sae o claro no screenshot e posto aqui....

mas, vlw a ajuda mesmo!

henrique_guidi

Pessoal, ainda continuo sem jogar no linux por ter a tela branca qndo ponho o 3D ativo.
Se alguem souber, continuo procurando soluções!
Tenho uma ATI Radeon 9250
e qndo instalo os driver 3D da ATI (e eles são instalado corretamentes e funcionam) a tela fica muito branca, qse não vejo nada!
Uso o Ubuntu Drake Dapper agora mas este problema vem do 5.10 já.
Eu já joguei Q3 e CS1.6 nele, mas depois de alguma atualização do 5.10 (e até agora) o problema começou!!!!

Me ajudem!

Ukko

Alguem ja descobriu o problema? Tenho o mesmo problema com a minha radeon 9200se
AMD Athlon XP, 2000 MHz (15 x 133) 2400+
1024 MB (PC3200 DDR SDRAM) (Dual Channel)
Abit NF7-S2(G)
SAMSUNG SP0802N (80 GB, 7200 RPM, Ultra-ATA/133)
GeCube RADEON 9200 SE Game Buster (128 MB)
Edifier R102
SMS Revolution IV 1000VA

henrique_guidi

Citação de: Ukko online 30 de Janeiro de 2007, 00:09
Alguem ja descobriu o problema? Tenho o mesmo problema com a minha radeon 9200se

No Ubuntu 6.10 isso não ocorre mais.... acho q foi um problema em algum arquivo. Suspeito de ser problema na versão do arquivo libGL.so

robsonba

como instalar essa placa no ubuntu 8.04? Já tentei o envy ng e nada!