Pardus: uma boa surpresa!

Iniciado por Piras, 01 de Janeiro de 2008, 23:54

tópico anterior - próximo tópico

dhiegospector3k

colega piras, uma duvida, esse link que você passou p/ o colega samuel.
vi e achei a distro extremamente linda,
ela funfa legal só em pcs antigos.
o meu tem uma configuração razoavel.
a configa do meu pc ta na mensagem pessoal!. ;D []'s
Assinatura fora das regras. Removida por agente100gelo.

Piras

Citação de: dhiegospector3k online 14 de Fevereiro de 2008, 20:51

Caro dhiego,

Esta é a questão. Eu nem me atrevi a testar a AntiX, pois meu computador é recentíssimo. Ele funcionaria, é claro, como a Damm Small e o Puppy rodam sem problemas em máquinas mais recentes (quando eu tinha um AMD 64 bits, até o final do ano passado, testava por curiosidade a Damm e o Puppy e eles rodavam que era uma beleza, o problema é que voavam de uma maneira que não seria a mesma em máquinas realmente antigas). A questão é que eu não poderia dizer a quem tem uma máquina antiga "use que é uma maravilha" quando até o Ubuntu termina sendo leve no meu computador. O melhor, para ter um parâmetro honesto, é mesmo testá-la num computador mais velhinho. Se eu me animei com ela foi pelo fato de que a MEPIS é um excelente produto; se a AntiX, um filhote, seguir o padrão, deve ser realmente uma ótima opção para quem que ressuscitar algum defuntinho de estimação.

samuelbh

Citação de: samuelbh online 14 de Fevereiro de 2008, 15:20
Citação de: Piras online 14 de Fevereiro de 2008, 11:34
Aqui está a sua "página" na Internet. É modesta porque, de certo modo, a verdadeira página da Antix é mesmo o site MEPIS:

http://antix.mepis.org/index.php/Main_Page

E aqui, uma resenha sobre a distro:

http://www.linux.com/feature/115203

Não sei se você está familiarizado com a MEPIS, base da AntiX, mas eu a usei bastante antes de passar para o Ubuntu. Sempre foi uma distro muito popular, pois é uma excelente variante do Debian. O seu desenvolvedor, o Warren Woodford, faz adaptações ao kernel Debian que o tornam sensivelmente melhor em termos de desempenho e e detecção de hardware. Seu centro de controle é modesto (não se compara, é claro, a YAST, Centro de Controle Mandriva, etc.), mas facilita bastante a vida do usuário. E o processo de instalação é um dos mais simples e rápidos que existem. Todos os codecs e plugins necessários ao uso desktop são instalados por padrão, além de alguns programas proprietáros mais populares, como o Skype. E há muito cuidado com a aparência do sistema. Por fim, a MEPIS foi sempre um modelo de estabilidade, pois seus ciclos de desenvolvimento são longos e cuidadosos.

No caso da AntiX, o que a comunidade MEPIS fez foi adpatar o sistema para computadores antigos (o kernel MEPIS original é para a arquitetura i586), adotando um kernel modificado e aplicativos mais leves, mas conservando as características básicas do MEPIS.

Algumas imagens de tela:

http://s9.photobucket.com/albums/a72/anticapitalista/?albumview=slideshow

Piras,
Vi as últimas screenshots do sistema e fiquei curioso em testar.
Lá vou eu gastar mais uma mídia com distro...rsrs (já estou com um tubo cheio).

Eu só tenho uma coisa a falar sobre a distro Antix: INCRÍVEL!!!!

Ótima dica essa que vc me deu meu caro Piras. Ela é super rápida e super leve. logo após o boot está consumindo apenas 20 MB de RAM. E o melhor de tudo, a base dela é a MEPIS, e como vc mesmo disse, que é baseada no incrível Debian.

Eu nunca vi um Fluxbox táo bem estruturado como o dessa distro. E ela é super fácil de usar.

Só falta eu descobrir se ela tem editor de menus para fluxbox. Se tiver, vai virar minha distro padrão.

Muito obrigado pela dica!
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

dhiegospector3k

Citação de: Piras online 15 de Fevereiro de 2008, 03:25
Citação de: dhiegospector3k online 14 de Fevereiro de 2008, 20:51

Caro dhiego,

Esta é a questão. Eu nem me atrevi a testar a AntiX, pois meu computador é recentíssimo. Ele funcionaria, é claro, como a Damm Small e o Puppy rodam sem problemas em máquinas mais recentes (quando eu tinha um AMD 64 bits, até o final do ano passado, testava por curiosidade a Damm e o Puppy e eles rodavam que era uma beleza, o problema é que voavam de uma maneira que não seria a mesma em máquinas realmente antigas). A questão é que eu não poderia dizer a quem tem uma máquina antiga "use que é uma maravilha" quando até o Ubuntu termina sendo leve no meu computador. O melhor, para ter um parâmetro honesto, é mesmo testá-la num computador mais velhinho. Se eu me animei com ela foi pelo fato de que a MEPIS é um excelente produto; se a AntiX, um filhote, seguir o padrão, deve ser realmente uma ótima opção para quem que ressuscitar algum defuntinho de estimação.
bah.. colega piras, eu nem tenho mais um pc meio antiguinho p/ testa-lá, se eu tivesse seria na hora!!.

sylvester

Citação de: samuelbh online 15 de Fevereiro de 2008, 13:28
Aqui está a sua "página" na Internet. É modesta porque, de certo modo, a verdadeira página da Antix é mesmo o site MEPIS:

Não sei se você está familiarizado com a MEPIS, base da AntiX, mas eu a usei bastante antes de passar para o Ubuntu. Sempre foi uma distro muito popular, pois é uma excelente variante do Debian. O seu desenvolvedor, o Warren Woodford, faz adaptações ao kernel Debian que o tornam sensivelmente melhor em termos de desempenho e e detecção de hardware. Seu centro de controle é modesto (não se compara, é claro, a YAST, Centro de Controle Mandriva, etc.), mas facilita bastante a vida do usuário. E o processo de instalação é um dos mais simples e rápidos que existem. Todos os codecs e plugins necessários ao uso desktop são instalados por padrão, além de alguns programas proprietáros mais populares, como o Skype. E há muito cuidado com a aparência do sistema. Por fim, a MEPIS foi sempre um modelo de estabilidade, pois seus ciclos de desenvolvimento são longos e cuidadosos.

No caso da AntiX, o que a comunidade MEPIS fez foi adpatar o sistema para computadores antigos (o kernel MEPIS original é para a arquitetura i586), adotando um kernel modificado e aplicativos mais leves, mas conservando as características básicas do MEPIS.

Algumas imagens de tela:

Piras,

Ótima dica essa que vc me deu meu caro Piras. Ela é super rápida e super leve. logo após o boot está consumindo apenas 20 MB de RAM. E o melhor de tudo, a base dela é a MEPIS, e como vc mesmo disse, que é baseada no incrível Debian.

Eu nunca vi um Fluxbox táo bem estruturado como o dessa distro. E ela é super fácil de usar.

Só falta eu descobrir se ela tem editor de menus para fluxbox. Se tiver, vai virar minha distro padrão.

20 mb de ram??? :o
fantástica essa distro para ressussitar pc mais antigos, ainda para mais base mepis(debian). ;D

http://opensourceformac.blogspot.com/                                      http://easyubuntulinux.blogspot.com/

samuelbh

É isso mesmo sylvester, 20 MB de RAM. Eu enm acreditei quando vi. E eles conseguiram deixar o Fluxbox muito bonito e usual.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

pinduvoz

Quando eu instalei o Fluxbox no Ubuntu eu usei o guia do Gentoo.

Veja se ajuda com os menus.

http://www.gentoo.org/doc/pt_br/fluxbox-config.xml
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Piras

Citação de: samuelbh online 15 de Fevereiro de 2008, 13:28

Algumas imagens de tela:

Piras,

Fiquei felicíssimo com o resultado, Samuel! É o que eu digo: nunca compreendi como um produto tão bom quanto a MEPIS fosse tão pouco conhecido no Brasil. Quando várias derivatives do Debian estavam reunidas num consórcio para desenvolver um kernel comum, era o Warren Woodford, desenvolvedor da MEPIS, que era incumbido de fazer a compilação. O desempenho espetacular do AntiX se deve a esta base sólida oferecida pela MEPIS, cuja comunidade é tão fiel quanto atuante. Espero que outros donos de computadores antigos descubram o Antix, assim como espero também que aqueles que desejem um KDE muito bem configurado e com um desempenho marcante experimentem a MEPIS. Pode ser uma descoberta e tanto!

Isto tudo dito por quem nem sonha em renunciar ao seu Gnome...

jpzm56

Piras

Fiquei curioso com o Pardus e baixei o live CD para testes. Realmente é muito bom, gostei. Muito rápido, configurei com muita facilidade a conexão da internet. O som está muito bom, reconheceu os meus hardware. Não sou fã do KDE mas ele está muito bom nesta distro.

Parabéns pela dica.

dhiegospector3k

piras

pus para baixar  o cd alternate do pardus!.

acho que la pra amanha umas 11 da noite o download será encerrado! :P

[]'s

Piras

Citação de: dhiegospector3k online 16 de Fevereiro de 2008, 23:27
piras

[]'s

O jeito é ir bebericando o seu chimarrão até lá (rsrsrs). Boa sorte!

dhiegospector3k

Citação de: Piras online 18 de Fevereiro de 2008, 01:54
Citação de: dhiegospector3k online 16 de Fevereiro de 2008, 23:27
piras

[]'s

O jeito é ir bebericando o seu chimarrão até lá (rsrsrs). Boa sorte!
hehe verdade colega depois de tantos dias ainda não gravei a pardus no cd por motivos de preguiça hsahsuhusahsauhasu..
agora estou testando a mandriva e o seu rapido urpm e os seus lindos pacotes rpm  :-[

[]s