onde está a partição /home? [RESOLVIDO]

Iniciado por lpc, 31 de Dezembro de 2007, 18:30

tópico anterior - próximo tópico

lpc

Olá!
Nem bem cheguei ao ubuntu e já estou enchendo vocês novamente!
Verifiquei que tenho as partições:

Partição   -   sist. arquivos  -  Ponto montagem  -  tamanho
/dev/sda1            ext3                    /                           71,67 GB
/dev/sda2            extend                                              2,89 GB
    /dev/sda5        linux swap                                         2,89 GB

Quanto tentei usar o linux anteriormente, li que a partição /home conteria meus arquivos e se eu resolvesse reinstalar o linux ou instalar outro, esta partição permaneceria intocável e seria usada normalmente. Mas vejo que não está presente em meu sistema. Caso eu resolva instalar outro linux no lugar do que eu tenho ou então junto com o ubuntu, criando uma outra partição (se é que isso pode ser feito), terei que salvar todos os meus documentos em um CD? Ou eu posso criar, usando um particionador do linux, uma partição /home no meu espaço disponível (aproximadamente 50 GB) e copiar a pasta home (tenho no sistema!) para este espaço?

Sei que são muitas dúvidas, talvez até simples, mas logo poderei ajudar a outros iniciantes... (espero!)
Abraços!
Paulo     
Tudo o que vejo me ensina a acreditar no Criador que nunca vi.

clcampos

Se durante a instalação você já não definiu que teria uma partição para o seu /home separada (através do processo de particionamento manual) com certeza sua home esta junto da partição raiz.

Tem como colocar separado sim. Abaixo tem um bom tópico explicando:

De novo - mudar a /home...

Tome cuidado especial com os arquivos /etc/fstab, e também /boot/grub/menu.lst, já que dependendo de como você reparticionar seu HD a informação de UUID se alterará e poderá ter outros problemas.

É uma tarefa um pouco complicada, caso precise de ajuda basta falar quais as dúvidas.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

lpc

Cristiano (se me permite!) bom dia!
Acabei de ler o tópico que você me indicou. Embora eu não tenha muito conhecimento em linux, parece bem simples os procedimentos. Obviamente fiquei com algumas dúvidas e preciso seguir os passos pra ver se consigo (como usar hda1 ou sda1,2 3 etc...).
Realmente, não fiz particionamento normal. Coloquei o CD e segui as orientações, já que o meu objetivo era ter apenas o ubuntu. Não pensei na possibilidade de fazer o upgrade do ubuntu ou instalar outras distribuições junto.

Obrigado pelo apoio!
Paulo

clcampos

Citação de: lpc online 01 de Janeiro de 2008, 12:10
Cristiano (se me permite!) bom dia!
Acabei de ler o tópico que você me indicou. Embora eu não tenha muito conhecimento em linux, parece bem simples os procedimentos. Obviamente fiquei com algumas dúvidas e preciso seguir os passos pra ver se consigo (como usar hda1 ou sda1,2 3 etc...).
Realmente, não fiz particionamento normal. Coloquei o CD e segui as orientações, já que o meu objetivo era ter apenas o ubuntu. Não pensei na possibilidade de fazer o upgrade do ubuntu ou instalar outras distribuições junto.

Obrigado pelo apoio!
Paulo

Paulo boa tarde!

Os procedimentos são mesmo simples, e o tópico ficou bom porque existem recomendações para se fazer de forma segura, e após saber que os dados estão seguros em outra partição voltar e deletar os (que estão em duplicidade) que estão no diretório /home da partição raiz.

A única dificuldade é mesmo entender o particionamento, e como ele é referido pelo sistema (/dev/sda1, /dev/hda1, e etc). Caso queira ajuda coloque aqui o resultado dos comandos sudo fdisk -l, e também do comando blkid.

Coloque também o conteúdo do arquivo /etc/fstab.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

lpc

Olá Cristiano!

Sem querer abusar, estou enviando os dados que você sugeriu. Há um 2º HD, em que tentei colocar o kurumin, quando ainda tinha o windows, mas acho que tem algum problema porque sempre trava. Provavelmente antes de fazer as alterações vou removê-lo!

Abraços!
Paulo

----------------------------------
fdisk:
======

Disco /dev/sda: 80.0 GB, 80060424192 bytes
255 heads, 63 sectors/track, 9733 cylinders
Units = cilindros of 16065 * 512 = 8225280 bytes
Disk identifier: 0x09530953

Dispositivo Boot Início Fim Blocos Id Sistema
/dev/sda1   *           1        9356    75152038+  83  Linux
/dev/sda2            9357        9733     3028252+   5  Estendida
/dev/sda5            9357        9733     3028221   82  Linux swap / Solaris

Disco /dev/sdb: 10.2 GB, 10205282304 bytes
16 heads, 63 sectors/track, 19774 cylinders
Units = cilindros of 1008 * 512 = 516096 bytes
Disk identifier: 0xc06e5994

/dev/sdb1               1        8719     4394344+  83  Linux
/dev/sdb2            8720       19774     5571720    5  Estendida
/dev/sdb5            8720       10703      999904+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sdb6           10704       19774     4571752+  83  Linux

blkid:
======

/dev/sda1: UUID="97918e84-12ba-4987-a396-32083acf6880" SEC_TYPE="ext2" TYPE="ext3"
/dev/sda5: TYPE="swap" UUID="061e8a8f-d65a-4ac3-a57c-84dd7c180429"
/dev/sdb1: UUID="170c8505-88ea-45f9-aa7f-797d45c7083b" TYPE="reiserfs"
/dev/sdb5: TYPE="swap" UUID="c8aeeab7-6dc4-4f79-9d56-a8d7ae8902eb"
/dev/sdb6: UUID="4d4c44a4-499e-416e-a9cb-9732eaf0581a" TYPE="reiserfs"

/etc/fstab
==========

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=97918e84-12ba-4987-a396-32083acf6880 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=061e8a8f-d65a-4ac3-a57c-84dd7c180429 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec 0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto,exec 0       0

clcampos

Bem, eu fiz uma cópia da mensagem do outro tópico, ai editamos ela para deixar um caminho a seguir. Não é super preciso mas ao menos dará um bom caminho do que se deve fazer.

• Entrar no sistema com o LiveCD.
  • Criar a Partição nova, que deverá sair da partição raiz (/dev/sda1).
  • Identificar como ela é reconhecida pelo sistema (através do programa que esta usando para criar a partiçao - exemplo o gparted, ou através do comando sudo fdisk -l). Presumo que será /dev/sda2.
  • Montar a nova partição, que irá passar a conter os dados de sua HOME. Exemplo:
mount -t ext3 /dev/sda2   /mnt
  • Montar a partição raiz:
mount -t ext3 /dev/sda1   /media
  • Copiar todo o conteúdo do diretório /home para esta partição:
cp -r /media/home/*  /mnt
  • Confirme que as permissões continuam as mesmas nos diretórios/arquivos copiados
  • Fazer um backup do arquivo fstab
sudo cp  /media/etc/fstab      /media/etc/fstab.bkp.20070101
  • Editar o arquivo fstab
sudo gedit /media/etc/fstab
  • Verifique a linha relativa ao swap (abaixo), principalmente em relação a informação de UUID (que esta em negrito), trocando a informação pelo valor como é referenciada pelo sistema (exemplo /dev/sda5). Para confirmar a informação basta executar o comando sudo fdisk -l:
CitarUUID=061e8a8f-d65a-4ac3-a57c-84dd7c180429 none            swap    sw              0       0
  • Adicionar os dados de montagem da nova partição, conforme abaixo (confirme a informação em negrito):
Citar/dev/sda2    /home     ext3       defaults   0     1
  • Confirme a existência do diretório /home
ls /media/home

• Verifique as informações de UUID, que podem ter sido alterados com a criação da nova partição, em:

• Montagem da partição raiz no arquivo /etc/fstab (localizado aqui em /media/etc/fstab)
    • Montagem da partição swap no arquivo /etc/fstab
    • Verificação do arquivo /boot/grub/menu.lst (localizado aqui em /media/boot/grub/menu.lst)
  • Reinicia o PC usando o sistema instalado

Acredito que seja isto, caso queira ajuda durante o processo diga quando vai fazer, farei o possível para ajudá-lo.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

lpc

Cristiano, boa tarde!

Considerando-se a sua boa vontade em ajudar, estou decidido a fazer as alterações agora mesmo...
Estou apenas imprimindo as etapas que você enviou e vou arriscar... vamos ver se consigo...

Até mais!

lpc

Algo saiu errado!!

Há algum problema em criar uma nova partição, e esta partição estar fora da ordem do disco?

Como ficou...

/dev/sda1   *           1        6374    51199123+  83  Linux
/dev/sda2            9357        9733     3028252+   5  Estendida
/dev/sda3            6375        9356    23952915   83  Linux

Partições lógicas fora da ordem do disco

lpc

E vamos caminhando... se algo saiu errado, vamos arrumar...
O que fiz? Com o gparted, exclui a partição extendida (linux-swap) e a nova partição que havia criado. Ficou apenas a /dev/sda1 (que é a raiz e, espero muito, esteja com todos os meus dados e programas gravados). Volto logo, pra dizer como ficou. Será útil a alguns, certamente.

Tenho agora:

/dev/sda1   *           1        6374    51199123+  83  Linux
/dev/sda2            6375        9356    23952915   83  Linux
/dev/sda3            9357        9733     3028252+   5  Estendida

clcampos

-== EDIT ==-

Toda hora que vou postar tem uma mensagem nova sua... hehehhe

To avisando só que to por aqui.

[]'s

Boa sorte!

Cristiano

De forma alguma. Sua partição home pode estar em qualquer lugar do disco, ou em outro disco, e dependendo até em outro PC.

A sim, to na área, na dúvida só falar.

Boa sorte.

[]'s

Cristiano.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

lpc

To na area, heheheh.... e sem acentos porque iniciei com o ubuntu em ingles...
A proposito, na mensagem anterior, onde esta'  particao extendida, leia-se particao estendida...

Bom, iniciei pelo CD porque obviamente nao consigo fazer o login, heheheh. E estou rindo quando devia estar chorando, ve se pode.... A mensagem que aparece eh que nao ha (que falta faz um acento...) uma pasta /home. Realmente, copiei (sudo cp -r /media/home/*  /mnt) os dados para a nova particao, mas parece que as permissoes sao para root (nao consegui copiar sem usar sudo!). Outra coisa que observei eh que ao usar o comando ls /mnt, que eh onde montei a nova particao, aparece apenas a pasta paulo. Minha pergunta, sera que eu deveria ter copiado tudo para /mnt/home ?  Neste caso, posso fazer isso agora, estou certo? E quanto `as permissoes, ha como arrumar isso?

Vou ver no topico que voce havia me indicado, porque parece que vi algo, mas se puder me ajudar, agradeco (com c cedilha, hahahahha)

Paulo

clcampos

Se você montou a nova partição (que deveria ser sua /home) em /mnt e como resultado do ls /mnt apareceu paulo, e se ele for seu único usuário esta tudo correto.

Para corrigir o problema de permissão basta executar o comando:

sudo   chown    -R    paulo:paulo   /mnt/*

Caso não de certo, afinal no LiveCD não existe o usuário paulo você pode fazer o seguinte:

sudo   chown    -R    1000:1000   /mnt/*

Se ainda assim der erro entre normalmente (sem o LiveCD), na tela de login digite Ctrl + Alt + F1, faça login, e execute o primeiro comando, ai digite Ctrl + Alt + F7 e tente de novo.

To no aguardo.

[]'s

Cristiano

Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

lpc

Cristiano, tô te devendo uma dúzia, hehehehe...

Iniciou normalmente... só não entendi o que significa o 1000:1000, mas funcionou. Agora, vamos aos acertos:
no terminal (shell ??  paulo@mandachuva:~$ ) quando digito ls, aparece todas as pastas que tenho na pasta antiga /home que esta na raiz (/dev/sda1) ou a que está em /dev/sda2 ?
Se já é a que está na nova partição, como apagar a antiga?
Sei que são perguntas aparentemente óbvias, mas para quem está chegando agora, dá um certo receio de apagar o que não deve!

A propósito, preciso te agradecer, que me auxiliou no primeiro dia, quando fiz a instalação e não conseguia acertar a configuração do vídeo, e agora. Deu para perceber que são falhas de iniciante mesmo. Mas corajoso, já que não tenho mais o sistema anterior (não sou radical, só que se ficar com os dois, nunca vou aprender o linux, portanto...)

Abraços!
Paulo

clcampos

Citação de: lpc online 03 de Janeiro de 2008, 22:12
Cristiano, tô te devendo uma dúzia, hehehehe...

Iniciou normalmente... só não entendi o que significa o 1000:1000, mas funcionou. Agora, vamos aos acertos:

O comando ali é o seguinte chown -R(recursivo diretório e tudo dentro dele)  usuário:grupo_do_usuario, então o 1000:1000 quer dizer o seu usuário e o grupo ao qual ele pertence, e como informou que dentro da sua /home tinha apenas paulo imaginei que era o usuário criado na instalação, e ele dentro do arquivo /etc/passwd é código 1000. Ficou meio embolado, mas entendeu?

Citarno terminal (shell ??  paulo@mandachuva:~$ ) quando digito ls, aparece todas as pastas que tenho na pasta antiga /home que esta na raiz (/dev/sda1) ou a que está em /dev/sda2 ?
Se já é a que está na nova partição, como apagar a antiga?

Execute o comando df e coloque a resposta aqui. Caso já esteja tudo ok te ajudo a deletar os dados.

CitarSei que são perguntas aparentemente óbvias, mas para quem está chegando agora, dá um certo receio de apagar o que não deve!

Não tem nada de óbvio, ao menos para quem esta começando, elas são muito pertinentes.

CitarA propósito, preciso te agradecer, que me auxiliou no primeiro dia, quando fiz a instalação e não conseguia acertar a configuração do vídeo, e agora. Deu para perceber que são falhas de iniciante mesmo. Mas corajoso, já que não tenho mais o sistema anterior (não sou radical, só que se ficar com os dois, nunca vou aprender o linux, portanto...)

Abraços!
Paulo

Parabéns Paulo, e vai ver que numa comunidade todos nos ajudamos, e daqui uns dias é você que vai estar ajudando outras pessoas.

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

lpc

Cristiano, aqui está o que você pediu;

paulo@mandachuva:/$ df
Sist. Arq.           1K-blocos      Usad Dispon.   Uso% Montado em
/dev/sda1             50394964  19783136  28563864  41% /
varrun                  517840       220    517620   1% /var/run
varlock                 517840         0    517840   0% /var/lock
udev                    517840        88    517752   1% /dev
devshm                  517840        12    517828   1% /dev/shm
lrm                     517840     34696    483144   7% /lib/modules/2.6.22-14-generic/volatile
/dev/sda2             23576532  16380916   5997972  74% /home

Valeu!